Você conhece o funil de vendas, né?
Mas e o círculo de venda?
Entenda porque o círculo de venda traz uma visão ainda mais avançada, para um conceito que já é inovador.
O Círculo de Venda
Você já conseguiu criar a jornada do cliente da sua empresa mas sente que ainda falta algo.
Se você percebe que seus clientes não voltam para comprar novamente, o problema pode estar na própria metodologia do funil de venda.
Segundo Brian Clark, da CopyBlogger, ao invés do nosso famoso funil de venda, devemos ver o processo de venda como círculos. Ao centro está o seu negócio como produtor de conteúdo. O cliente deve vir de fora do círculo para dentro, entrando nas camadas e confiando cada vez mais na sua solução. E ele ainda diz mais….
E aqui está um fato divertido… o significado de medium (o singular de media), no original em latim significa o centro. – Brian Clark
Abaixo temos um clássico funil de vendas:
Brian sugere que tenhamos algo similar a imagem abaixo:
A palavra Mídia
“media (substantivo)
1. um plural de meio.
2. (geralmente usado com um verbo no plural) os meios de comunicação, como o rádio e a televisão, os jornais e as revistas, que atingem ou influenciam as pessoas amplamente:
Os meios de comunicação estão cobrindo o discurso desta noite.
adjetivo
3. que se refiram ou digam respeito a tais meios:
um trabalho em pesquisa de mídia.
Nota de Uso
Media, como dados, é a forma plural de uma palavra emprestada diretamente do latim. O singular, médio, cedo desenvolveu o significado de “uma ação de intervenção, meios, ou instrumento” e foi aplicada pela primeira vez aos jornais há dois séculos. Na década de 1920 a mídia começou a aparecer como um substantivo coletivo singular, às vezes com os meios de comunicação plurais. Este uso singular é agora comum.”
Fonte: http://dictionary.reference.com/browse/media
A Jornada do Cliente:
A jornada do cliente é um termo utilizado para se referir ao caminho que o cliente percorre dentro do funil de venda, agora o círculo de venda. Poderíamos ver também o círculo como uma espiral, em que o lead vai de estranho a cliente fidelizado ou encantado com a marca de fora para dentro do círculo.
Vamos ver alguns Ebooks que falam sobre a jornada do cliente. Tente aplicar o conceito do Brian Clark juntamente com os abordados nos ebooks.
3 Elementos essenciais para criar a Jornada do Cliente
O Herói
O vídeo acima apresenta a ação da Bud Light para o Super Bowl 2014. Veja como fica claro neste exemplo quem é o herói da jornada.
O cliente é sempre o herói. Não a sua empresa. Lembre-se disto e comece a usar o círculo de venda. São duas ferramentas poderosas para ajudar você a atrair, converter, fechar e fidelizar clientes.
Daniel Z. Chohfi
Daniel Zollinger Chohfi é empresário, publicitário, e ajuda empreendedores a construírem seus negócios com a internet.
Há mais de 15 anos no mercado, já foi dono de agências de marketing digital no Brasil, morou nos EUA, e é editor-chefe do Vitamina Publicitária, eleito como um dos melhores blogs de marketing pela Hubspot. Recentemente foi destaque na Copyblogger, considerada a bíblia do marketing de conteúdo pela VentureBeat.