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O que são “naming rights” e como eles beneficiam a marca e o local?

Com a Copa do Mundo cada vez mais próxima, os estádios brasileiros estão cada vez mais modernos e ficando equivalentes aos gigantes na Europa. E com arenas de grande porte, é muito comum elas terem seus nomes associados a marcas, os famosos “Naming Rights”.

“Naming Rights” é a prática da concessão de direitos de nome que empresas donas de algum estabelecimento de espetáculos culturais e/ou esportivos dá o nome para uma marca ou produto.

No Brasil, esta prática começou fora do esporte, com o Credicard Hall em São Paulo, criado em setembro de 1999. Já no esporte a primeira arena a adotar esta prática foi a Arena da Baixada em Curitiba, batizada em 2005 como Kyocera Arena.

Diversos dos novos estádios brasileiros, criados para o mundial, estão adotando esta prática. O estádio do Bahia, a famosa Fonte Nova, depois de sua reinauguração, o Grupo Petrópolis, segundo maior do setor cervejeiro no país e maior companhia 100% brasileira de bebidas, firmou um contrato deste porte associando a marca Itaipava ao estádio, sendo batizado de Itaipava Arena Fonte Nova.

A empresa fechou um acordo no valor de R$ 10 milhões por ano, durante 10 anos, e além do nome, o contrato concede as marcas da empresa o direito de comercializar produtos com exclusividade em todos os bares e restaurantes do estabelecimento.

Outro estádio com um contrato de “Naming Rights” firmado é a nova Arena do Palmeiras. A seguradora Allianz, a construtora WTorre (responsável pela construção do estádio), o Palmeiras e a AEG (responsável pelos futuros eventos do local), firmaram parceira para a colocar o nome da seguradora no estádio.

A Allianz já possui diversos acordos de naming rights pelo mundo, como a Allianz Arena em Munique.

Foto da patente via Shutterstock.

Avatar de Felipe

4 respostas para “O que são “naming rights” e como eles beneficiam a marca e o local?”

  1. Avatar de Bruno Santos

    Felipe, existe a possibilidade de ter os Namig Rights para eventos menores ou para espaços que realizam eventos sociais e corporativos. Pois, algumas empresas poderiam patrocinar estes espaços e eventos que acontece com frequência. Conheço uma empresa de Formaturas em Campinas-SP que realiza 50 eventos para 1000 pessoas por ano. Isso só uma empresa.

  2. Avatar de Marlon Bomfim Simões
    Marlon Bomfim Simões

    Muito bom essa dinâmica de patrocínio de espaços batizados com nome de empresas renomadas

  3. […] Para quem não sabe o que é naming rights é a prática da concessão de direitos de nome que empresas donas de algum estabelecimento de espetáculos culturais e/ou esportivos dá o nome para uma marca ou produto. Para saber mais sobre acesse o belo artigo da vitamina publicitária sobre naming rights […]

  4. Avatar de Alberto
    Alberto

    “(…)nome que empresas dá”????!!!