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Passo a Passo: Como Criar um Webinar de Sucesso

Não é por acaso que boa parte das empresas que servem de referência em seus segmentos aposta fortemente na produção de conteúdo, que inclui o uso de webinars.

Esses eventos online, normalmente transmitidos ao vivo, ajudam bastante no aumento da autoridade e geração de leads. Mas, como produzir um webinar de sucesso?

Veja tudo que você precisa saber para fazer desses eventos um diferencial na sua estratégia de conteúdo.

O cronograma de um webinar perfeito

Como em qualquer evento, o sucesso de um webinar depende diretamente da sua organização. Portanto, antes de mais nada é importante definir um cronograma a ser seguido.

Algumas das coisas a que você deve ficar atento ao começar o planejamento são:

Prazo

Definir a data do evento faz toda a diferença para que ele saia do papel.

Caso contrário, é muito fácil se perder em meio a outras tarefas do dia a dia e nunca tirar o tempo necessário para trabalhar na produção do seu webinar.

Além disso, defina um tempo razoável, de 3 a 4 semanas, para garantir que nada seja feito pela metade e que os interessados consigam se programar para assisti-lo.

Objetivo

São vários os benefícios de tornar o webinar parte da sua estratégia de conteúdo, mas o que você espera conseguir com esse recurso?

É vital ter os objetivos em mente desde o início, pois só assim você vai conseguir medir com exatidão o sucesso do evento e tomar as melhores decisões durante a preparação dele.

Formato

Como vai ser o seu evento? Contará com convidados especiais? Nesse caso, é preciso pensar em quem se encaixaria na sua proposta e que tipo de participação a pessoa teria.

Isso dá tempo de procurar os convidados com antecedência, e apresentar claramente as ideias a fim de convencê-los.

Ferramentas

Um webinar de sucesso requer uso de algumas ferramentas, das quais vamos falar em mais detalhes nesse post, como landing pages, e-mail marketing, a própria plataforma de transmissão, entre outras.

É essencial conhecer bem as ferramentas que você vai usar, para evitar surpresas negativas depois.

De forma geral, podemos definir o cronograma da seguinte maneira:

  1. Escolha do tema;
  2. Início da divulgação;
  3. Produção de conteúdo;
  4. Preparação técnica;
  5. Follow-up depois do evento.

Depois de entender bem os elementos envolvidos na produção de um webinar bem-sucedido, e a ordem em que cada tarefa pode ser realizada, vamos nos aprofundar em cada uma delas.

Qual vai ser o tema?

A escolha do tema é fundamental para que as outras etapas aconteçam como esperado.

Se o tema não for relevante para o público que você deseja atrair, ou para cumprir o objetivo que foi estabelecido, nem a melhor divulgação e conteúdo vão ser suficientes.

Está em dúvida sobre como escolher um tema interessante? Tente uma dessas opções:

  • Veja os artigos mais lidos do seu blog. Talvez alguns deles possam ser transformados em palestra ou aula;
  • Conhece algum especialista no tema do seu blog? Pode convidá-lo para uma entrevista ou discussão sobre um tópico atual;
  • As palavras-chave que mais atraem visitantes ao seu site podem servir de inspiração.

Como atrair o público?

A definição de sucesso no caso de um webinar é medida principalmente pelo número de leads gerados, e isso vai depender de quantas pessoas realmente assistirão à transmissão.

Sem a divulgação certa, você pode acabar se dando ao trabalho de produzir tudo nos mínimos detalhes só para perceber que quase ninguém está presente no dia e horário marcados.

Não queremos isso, não é? Então veja algumas dicas para atrair o público:

Divulgue o evento no seu site

O primeiro passo é divulgar o evento no seu site e blog, por meio de CTAs (chamadas à ação) e principalmente pela criação de uma landing page.

Além de convencer as pessoas a se registrarem para o webinar, essa página ajuda a coletar dados importantes e gerar leads antes mesmo do evento acontecer.

Convide seus seguidores nas redes sociais

As redes sociais estão cheias de pessoas sedentas por conteúdo de qualidade, de qualquer tema imaginável. Sendo assim, convide seus seguidores a se registrarem para o evento.

É bem possível que uma parte deles não apenas faça isso, mas também convide outros que partilham do mesmo interesse.

Avise os assinantes da sua newsletter

Tem uma newsletter? Então envie um e-mail para todos os assinantes informando do webinar, e os direcionando para a landing page.

Essas pessoas já têm interesse no conteúdo que você produz, o que torna mais provável que aceitem o convite.

Promova o webinar junto a parceiros

Acione seus parceiros estratégicos informando sobre a realização do webinar. A ideia jamais deve ser de cobrar algum tipo de ajuda.

Mas, é possível que eles se interessem pelo assunto ou decidam, por conta própria, colaborar, repassando a informação a seus seguidores.

Invista em links patrocinados

Anúncios patrocinados no Google, Facebook, Twitter e até Instagram podem ser úteis para atrair um público maior em pouco tempo.

Como a segmentação desses sites é ampla, tudo vai depender de quem é seu público e qual o tema escolhido ao definir o melhor local para anunciar.

A produção do conteúdo

Por mais que a produção de um webinar envolva uma variedade de fatores, o conteúdo é sem dúvida um dos mais importantes.

Nada vai ter tanto impacto na mente do espectador quanto a qualidade do conteúdo apresentado.

Esse impacto, por sua vez, vai ser determinante para que ele avance ou não pelo funil de vendas.

Mas não vamos te deixar na mão: veja algumas dicas úteis para caprichar no conteúdo!

Escolha do título

Já falamos sobre o quanto a escolha do tema é importante, e o papel do título é fazer as pessoas se interessarem pelo tema.

Por isso, o título deve ser atraente, talvez até um tanto provocativo ou bem-humorado, para que os visitantes fiquem curiosos e desejem saber mais.

Preparação do roteiro

O melhor modo de fazer um webinar é sendo espontâneo ao falar. Ainda assim, deixar para improvisar tudo na hora pode não ser a melhor escolha.

Prepare um roteiro com tudo que deve ser abordado, em forma de tópicos, e destaque as coisas mais importantes, que não podem deixar de ser ditas.

Recursos visuais

Slides estão entre os recursos visuais mais comuns em webinars, mas devem ser bem usados.

Não inclua texto demais e use somente imagens de alta qualidade, que consigam expressar bem a ideia da qual está falando.

Se fizer isso, esses recursos vão complementar o que é dito, e nunca sufocar ou “poluir” a apresentação.

Organizando a parte técnica

A parte técnica de um webinar tem sido cada dia mais simplificada por conta da evolução das ferramentas e recursos de transmissão disponíveis hoje em dia.

Ainda assim, é preciso tomar todos os cuidados para que nada saia errado bem na “hora H”.

Deixar algo assim acontecer seria como organizar uma festa, chamar todos os amigos e bem na hora da diversão ficar sem energia elétrica por falta de pagamento. Consegue imaginar algo assim? Nem a gente!

Por isso, siga esses passos:

1. Organizar a transmissão

É muito fácil transmitir ao vivo e de forma gratuita usando o Google Hangouts, então essa é a nossa recomendação.

Se você já tiver contas do Google+ e Youtube, basta integrar as duas e baixar o plugin do Hangouts para navegador. Se ainda não tiver, o processo é simples:

  1. Crie uma conta Gmail.
  2. Edite seu perfil do Google+
  3. Inicie um canal do Youtube.
  4. Então, faça a integração e baixe o plugin citados acima.

2. Testar a conexão de internet

Principalmente no dia do evento, é importante testar a velocidade e a estabilidade da sua conexão de internet.

Fazer a transmissão sem as condições ideais pode ser prejudicial para a sua estratégia, ao invés de ajudá-la.

3. Aprontar o cenário e a iluminação

O cenário é tão importante que é quase como se fosse um convidado à parte durante a apresentação. Pense no enquadramento, decoração de fundo, etc.

Por fim, se certifique de que o ambiente está bem iluminado e que todos consigam prestar atenção só no conteúdo, e não nos defeitos técnicos evidentes.

Como estender sucesso para depois do webinar

Se engana quem pensa que o trabalho se encerra junto com a transmissão do webinar. Afinal, você não teve todo esse trabalho para deixar os espectadores irem embora assim!

O follow-up é essencial, tanto para aprender com quem esteve presente quanto para cativar os que não puderam assistir a apresentação.

Faça uma pesquisa com quem assistiu

É muito fácil criar um formulário online com poucas perguntas para quem assistiu ao webinar.

As informações coletadas vão ser muito úteis para os próximos eventos e até em novas formas de apresentar o conteúdo.

Envie a gravação para quem não viu

Sempre há aquelas pessoas que por um motivo ou outro não puderam acompanhar a transmissão ao vivo. Então, envie a estas um link com o evento gravado.

Por ver a qualidade do que foi apresentado, talvez se esforcem mais para estarem presentes na próxima vez.

Ofereça algo mais

Junto com a gravação do que acabou de passar, você pode oferecer também algum outro material relacionado com o tema discutido.

Seja um e-book, vídeo ou mesmo artigo sobre o tema pode ajudar a enriquecer o conhecimento da pessoa e mantê-la engajada com seu conteúdo.

Criar um webinar não é tarefa simples, e exige semanas de preparação. Mas com uma boa organização e as ferramentas certas, você tem tudo para explorar todo o potencial de transmitir eventos e compartilhar seu conhecimento com outros. Agora que você o que fazer, basta colocar tudo em prática e continuar aperfeiçoando o processo.

Acha que saber tudo sobre webinars é suficiente? Veja 13 tipos de conteúdo que o seu blog precisa ter para ter sucesso!

Participante do Webinar via Shutterstock.

Por Vitor Peçanha

Co-fundador da Rock Content, maior empresa de marketing de conteúdo do Brasil e evangelista sobre o assunto. Viciado em tudo relativo a marketing, startups e empreendedorismo.

3 respostas em “Passo a Passo: Como Criar um Webinar de Sucesso”

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