Toda empresa que nรฃo vende, quebra. Essa regra รฉ vรกlida em todos os mercados, seja em um hospital ou na sua empresa.

Se vocรช รฉ profissional de marketing ou comunicaรงรฃo, deve acompanhar as novidades e implementa tudo que pode pra fazer a coisa acontecer.

Nรฃo estรก fรกcil vender. A Petrobras acabou de fechar a semana com uma queda de 18% e o paรญs estรก, digamos, complicado. As perspectivas nรฃo sรฃo boas se vocรช nรฃo vender e inovar faz parte do seu trabalho.

A boa notรญcia รฉ que se vocรช รฉ um profissional que usa o marketing e a comunicaรงรฃo a seu favor, sabe que as dificuldades trazem oportunidades.

Hoje vamos conversar um pouco sobre neuromarketing, assunto que ganha cada vez mais espaรงo na mรญdia e estรก realmente ajudando quem entende a vender mais.

Entrevista na Revista W 174

poder-do-neuromarketing-504x676

Tive o prazer de contribuir com a matรฉria “O poder do neuromarketing – Estudiosos dรฃo dicas para entender o comportamento do consumidor e alavancar suas vendas” da Revista W, referรชncia do segmento digital e publicaรงรฃo que acompanho a muitos anos.

Como eu aprendi com essa revista. Ser entrevistado para fazer parte de uma matรฉria deste peso รฉ realmente uma felicidade.

Resumi alguns dos pontos abordados pra que vocรช possa aprender um pouco do que a Revista W cobriu.

A matรฉria entrevistou 5 profissionais da รกrea:

  • Billy Nascimento: Soฬcio-fundador da Forebrain
  • Rafael Baltresca BalTresca: Consultor da BrainWave
  • Ricardo Perez: Consultor da BrainWave
  • Bruno Souza: Fundador da Startup 101
  • Daniel Z. Chohfi: Eu mesmo.

โ€œO intuito principal do neuromarketing eฬ penetrar no ceฬrebro humano para fazeฬ‚-lo baixar as barreiras psicoloฬgicas e persuadi-lo a aceitar marcas, produtos e ideiasโ€, comenta Rafael Baltresca, consultor da BrainWave (www.brainwave.com.br), especializada em neuromarketing.”

“O neuromarketing promete uma viagem para dentro da cabecฬงa do consumidor. Resultado da juncฬงaฬƒo de teฬcnicas de marketing com estudos neurocientiฬficos, o mecanismo compromete-se a ajudar companhias a entender melhor o comportamento de seu puฬblico-alvo.”

โ€œOs mercados saฬƒo formados por pessoas. Mesmo no B2B (transacฬงoฬƒes entre companhias) estamos comunicando para seres humanos, e naฬƒo empresasโ€, diz Daniel Chohfi, publicitaฬrio especializado em marketing digital e tecnologia.

Chohfi comenta que o mercado estaฬ em um momento privilegiado para entender o pensamento do consumidor em razaฬƒo da internet. โ€œAgora, eฬ possiฬvel captar as necessidades e distribuir conteuฬdo feito sob medida de uma maneira nunca vista antes na comunicacฬงaฬƒoโ€, acredita o publicitaฬrio. Apoฬs captar o perfil do cliente, as acฬงoฬƒes fundamentadas pela cieฬ‚ncia podem finalmente ser aplicadas.

Com o avancฬงo da internet, as redes sociais tornaram-se uma ferramenta poderosa de anaฬlise do consumidor, feedback e persuasaฬƒo. Chohfi diz que elas saฬƒo significativas para o entendimento da audieฬ‚ncia, pois โ€œagora eฬ possiฬvel observar o cliente de forma mais proฬxima e em larga escalaโ€.

Souza daฬ o exemplo da aplicacฬงaฬƒo em redes sociais como o Pinterest e o Instagram. โ€œNesses sites, o nosso ceฬrebro reage mais rapidamente porque imagens influenciam nossa percepcฬงaฬƒo de forma mais intensaโ€, diz. Segundo ele, isso acontece porque fotos transmitem a mensagem muito mais rapidamente que textos.

Estes sรฃo apenas alguns dos trechos da matรฉria.

“Esse eฬ o novo paradigma no processo de decisaฬƒo de compra a que os consumidores veฬ‚m aderindo. Nele, o comprador utiliza diversas miฬdias para pesquisar, aprender e estudar opinioฬƒes na internet que possam influenciar sua decisaฬƒo de compra. Por isso, as estrateฬgias de marketing devem evoluir e adaptar-se a esse novo comportamento que pode influenciar uma venda.

Foi o Google quem batizou esse estaฬgio da tomada de decisaฬƒo on-line de Momento Zero da Verdade (Zero Moment of Truth) ou ZMoT. e, ao observarem seu poder, criaram um e-book para ensinar aฬ€s empresas a estarem aฬ€ frente nesse momento importante do novo marketing. o e-book em portugueฬ‚s estaฬ disponiฬvel para download gratuito em http://bit.ly/ZMOTBR.”

Tenho certeza que a leitura da Revista W 174 vale a pena e vocรช pode encontra-la na maioria das bancas do Brasil.

E se vocรช quiser aprender mais sobre neuromarketing agora, o artigo Neuromarketing aplicado ร  Redaรงรฃo Publicitรกria: Descubra como atingir o subconsciente de seu consumidor tem uma resenha super completa do livro da Lilian S. Gonรงalves, uma das melhores publicaรงรตes da รกrea.

Imagem do pensador via Shutterstock.


Daniel Z. Chohfi

Daniel Zollinger Chohfi รฉ empresรกrio, publicitรกrio, e ajuda empreendedores a construรญrem seus negรณcios com aย internet.

Hรกย mais de 15 anos no mercado, jรก foi dono de agรชncias de marketing digital no Brasil, morou nos EUA, e รฉ editor-chefe do Vitamina Publicitรกria, eleito como um dos melhores blogs de marketing pela Hubspot. Recentemente foi destaque na Copyblogger, considerada a bรญblia do marketing de conteรบdo pela VentureBeat.

Author posts