Toda empresa que nรฃo vende, quebra. Essa regra รฉ vรกlida em todos os mercados, seja em um hospital ou na sua empresa.
Se vocรช รฉ profissional de marketing ou comunicaรงรฃo, deve acompanhar as novidades e implementa tudo que pode pra fazer a coisa acontecer.
Nรฃo estรก fรกcil vender. A Petrobras acabou de fechar a semana com uma queda de 18% e o paรญs estรก, digamos, complicado. As perspectivas nรฃo sรฃo boas se vocรช nรฃo vender e inovar faz parte do seu trabalho.
A boa notรญcia รฉ que se vocรช รฉ um profissional que usa o marketing e a comunicaรงรฃo a seu favor, sabe que as dificuldades trazem oportunidades.
Hoje vamos conversar um pouco sobre neuromarketing, assunto que ganha cada vez mais espaรงo na mรญdia e estรก realmente ajudando quem entende a vender mais.
Entrevista na Revista W 174
Tive o prazer de contribuir com a matรฉria “O poder do neuromarketing – Estudiosos dรฃo dicas para entender o comportamento do consumidor e alavancar suas vendas” da Revista W, referรชncia do segmento digital e publicaรงรฃo que acompanho a muitos anos.
Como eu aprendi com essa revista. Ser entrevistado para fazer parte de uma matรฉria deste peso รฉ realmente uma felicidade.
Resumi alguns dos pontos abordados pra que vocรช possa aprender um pouco do que a Revista W cobriu.
A matรฉria entrevistou 5 profissionais da รกrea:
- Billy Nascimento: Soฬcio-fundador da Forebrain
- Rafael Baltresca BalTresca: Consultor da BrainWave
- Ricardo Perez: Consultor da BrainWave
- Bruno Souza: Fundador da Startup 101
- Daniel Z. Chohfi: Eu mesmo.
โO intuito principal do neuromarketing eฬ penetrar no ceฬrebro humano para fazeฬ-lo baixar as barreiras psicoloฬgicas e persuadi-lo a aceitar marcas, produtos e ideiasโ, comenta Rafael Baltresca, consultor da BrainWave (www.brainwave.com.br), especializada em neuromarketing.”
“O neuromarketing promete uma viagem para dentro da cabecฬงa do consumidor. Resultado da juncฬงaฬo de teฬcnicas de marketing com estudos neurocientiฬficos, o mecanismo compromete-se a ajudar companhias a entender melhor o comportamento de seu puฬblico-alvo.”
โOs mercados saฬo formados por pessoas. Mesmo no B2B (transacฬงoฬes entre companhias) estamos comunicando para seres humanos, e naฬo empresasโ, diz Daniel Chohfi, publicitaฬrio especializado em marketing digital e tecnologia.
Chohfi comenta que o mercado estaฬ em um momento privilegiado para entender o pensamento do consumidor em razaฬo da internet. โAgora, eฬ possiฬvel captar as necessidades e distribuir conteuฬdo feito sob medida de uma maneira nunca vista antes na comunicacฬงaฬoโ, acredita o publicitaฬrio. Apoฬs captar o perfil do cliente, as acฬงoฬes fundamentadas pela cieฬncia podem finalmente ser aplicadas.
Com o avancฬงo da internet, as redes sociais tornaram-se uma ferramenta poderosa de anaฬlise do consumidor, feedback e persuasaฬo. Chohfi diz que elas saฬo significativas para o entendimento da audieฬncia, pois โagora eฬ possiฬvel observar o cliente de forma mais proฬxima e em larga escalaโ.
Souza daฬ o exemplo da aplicacฬงaฬo em redes sociais como o Pinterest e o Instagram. โNesses sites, o nosso ceฬrebro reage mais rapidamente porque imagens influenciam nossa percepcฬงaฬo de forma mais intensaโ, diz. Segundo ele, isso acontece porque fotos transmitem a mensagem muito mais rapidamente que textos.
Estes sรฃo apenas alguns dos trechos da matรฉria.
“Esse eฬ o novo paradigma no processo de decisaฬo de compra a que os consumidores veฬm aderindo. Nele, o comprador utiliza diversas miฬdias para pesquisar, aprender e estudar opinioฬes na internet que possam influenciar sua decisaฬo de compra. Por isso, as estrateฬgias de marketing devem evoluir e adaptar-se a esse novo comportamento que pode influenciar uma venda.
Foi o Google quem batizou esse estaฬgio da tomada de decisaฬo on-line de Momento Zero da Verdade (Zero Moment of Truth) ou ZMoT. e, ao observarem seu poder, criaram um e-book para ensinar aฬs empresas a estarem aฬ frente nesse momento importante do novo marketing. o e-book em portugueฬs estaฬ disponiฬvel para download gratuito em http://bit.ly/ZMOTBR.”
Tenho certeza que a leitura da Revista W 174 vale a pena e vocรช pode encontra-la na maioria das bancas do Brasil.
E se vocรช quiser aprender mais sobre neuromarketing agora, o artigo Neuromarketing aplicado ร Redaรงรฃo Publicitรกria: Descubra como atingir o subconsciente de seu consumidor tem uma resenha super completa do livro da Lilian S. Gonรงalves, uma das melhores publicaรงรตes da รกrea.
Imagem do pensador via Shutterstock.
Daniel Z. Chohfi
Daniel Zollinger Chohfi รฉ empresรกrio, publicitรกrio, e ajuda empreendedores a construรญrem seus negรณcios com aย internet.
Hรกย mais de 15 anos no mercado, jรก foi dono de agรชncias de marketing digital no Brasil, morou nos EUA, e รฉ editor-chefe do Vitamina Publicitรกria, eleito como um dos melhores blogs de marketing pela Hubspot. Recentemente foi destaque na Copyblogger, considerada a bรญblia do marketing de conteรบdo pela VentureBeat.