Vagando pelo universo infindável dessa loucura chamada internet, deparo-me com um anúncio patrocinado no Facebook que, ao usar de um meme, aceita o desafio de criar um site em 5 minutos.
Antes que você me atire pedras e coloque-me em uma cruz para ser crucificada – que, aliás, está em voga –, sugiro que leia esse texto até o final.
Eu trabalho em uma agência há quase 3 anos.
Aqui, temos um setor dedicado à criação de desenvolvimento de sites e eu digo, afirmo e defendo, por experiência e por observação de caso, que esse desafio é impossível.
Há tantos fatores a serem considerados ao desenvolver um website (de verdade) que 5 minutos não dá pra nada. E eu vou te mostrar alguns desses motivos.
1. Um Desenvolvedor Sozinho Não Faz Verão (ou Site, no Caso)
É preciso uma equipe especializada, comprometida e dedicada para realizar essa tarefa. O desenvolvedor é, sem dúvidas, a peça-chave pra isso; mas, ele precisa contar com webdesigner, redator, criativo. Cada um desses profissionais contribuirá sobremaneira para a criação do website.
2. Não se Trata de um Website; é Essencial “o” Website
Sites estão disponíveis em uma escala astronômica. Mas, se você quiser se destacar, é preciso apostar, investir e criar um site diferenciado, com recursos cuidadosamente estudados e analisados para o seu público-alvo. E isso demanda tempo!
3. Personalização de Conteúdo e Apresentação
Seu público é bombardeado diariamente com informações de todos os tipos. Ele não se interessa nem por 5% de todas informações. Assim, pensar em conteúdo, em layout, em programação já não é um diferencial: é obrigação! O mínimo que seu site precisa ter é uma navegação agradável e prática, que induza seu usuário a permanecer no site e, em um segundo momento, gerar negócio.
4. A Primeira Página do Google
Seu conteúdo precisa ser interessante e pensado para os mecanismos de pesquisa do Google. Em resumo: você precisa aparecer! Estudar SEO e SEM também são uma responsabilidade necessária e importante.
Não, eu não sou – nem de longe – uma programadora ou desenvolvedora.
Mas, pra quem escolheu a publicidade, saber conceitos e dicas básicas, como essas, é lei. Na era digital, se você é publicitário (ou do ramo) e ainda acredita nessas promessas de qualidade atingida de forma fácil, aconselho que você revise seus conceitos.
Pesquise, informe-se, converse com quem entende (mesmo) do assunto e entenda que o processo de criação de um website não é um recurso para solução imediata. Como eu disse, ele precisa ser pensado, analisado, cuidadosamente criado.
Fique atento: presença online é importante, mas ela precisa ser bem feita para gerar resultados de verdade!
Michele
Redatora publicitária, gerente de pauta e leitora assiduamente assídua. Graduada em Letras, mas amante e aprendiz da Publicidade e, principalmente, de Marketing de Conteúdo. Entre em contato no Facebook.
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13 Comments
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Design = conteúdo + forma.
Um Website de alta qualidade é a roupa do seu conteúdo. Você não quer dar uma casa feia para o seu negócio. Um website é a primeira impressão (aquela que fica, lembra?) do seu cliente para o seu negócio.
Além da experiência do cliente, um Website de qualidade atrai clientes porque educa em direção aos produtos e serviços da empresa, é rápido, desenvolvido com qualidade e otimizado para os mecanismos de busca.
Isso, Daniel! Muito bem observado!
É através do website, muitas vezes, que o seu cliente pode (ou não) optar pelo seus serviços. E não se trata só de criar o website, é preciso alimentá-lo, organizá-lo, como um processo sempre passível de mudanças!
Com certeza Michele!
O Brian Clark, da Copyblogger, ensina em seu treinamento https://rainmaker.fm/training/ o seguinte:
E se você enxergasse ele (o website) como uma série de eBooks ou cursos?
A ideia é construir um centro de treinamento na forma de uma propriedade de mídia.
Menos conteúdo, mais formatos, mais significado (impacto).
Vamos falar sobre isso no Treinamento Mídia, não marketing, que está saindo em breve 🙂
Muito bem Michele, adorei seu artigo, aliás acho um assunto muito bem abordado, acho que a dedicação, a “atualização” do seu site/blog/loja virtual é muito importante, desenhar o layout e depois ir fazendo alterações é muito importante, ter uma navegação fluida, ser agradável aos olhos do visitante/consumidor, adoro os artigos do Vitamina Publicitária e amei esse em especial
Obrigado pelo comentário Pedro!
Valeu, Pedro! Sim, é esse tipo de análise que é necessária e importante no processo de desenvolvimento do website. Todo cuidado é pouco e traz um detalhe que faz a diferença. Agradeço o feedback e me coloco à disposição para sugestões e opiniões. Abraços!
Se fosse para dar uma sugestão de artigo, daria de como fazer um portifólio legal, dicas e tals, ou se ja tiver algum artigo me indicarem.
Obrigado pela sugestão Pedro! Não temos nenhum artigo específico porém é uma pauta interessante.
Atualmente, eu focaria em ter um portfólio on-line que mostre não apenas os meus trabalhos mas também um blog dedicado a ensinar sobre a área de estudo do profissional.
Além de apresentar o conhecimento do profissional sobre o assunto, o conteúdo vai atrair recrutadores potenciais e outros profissionais do mercado interessados no trabalho.
Abraços!
Oi Michele, Oi Daniel,
Concordo e assino em baixo, eu também trabalho com desenvolvimento de sites na next4 (produtora web) ha alguns anos rs…
Realmente não há magica. Agora, é muito importante que o empresario tenha muito claro na sua cabeça sobre “o que ele realmente esta buscando”. A agencia é responsavel por instruir e indicar o melhor caminho dentro do objetivo do empresário e que, muitas vezes, a verba pode ser um fator limitante entre a espectativa do cliente e o que a agencia consegue entregar dentro do orçamento proposto.
abs e sucesso a todos!
Com certeza meu amigo!
O que o cliente quer com o website é fundamental. Na maioria das vezes o empreendedor quer um ‘cartão de visitas’ ou ‘catálogo de produtos’ virtual. Mesmo sendo algo de alta qualidade, continua sendo um catálogo / cartão.
Estamos em busca de transformar os websites de nossos clientes em centros de ensino e aprendizagem, que trazem o cliente para mais perto da marca e educam em direção aos produtos e serviços do negócio.
Abraços Fê!
Olá, Felipe!
Muito bem colocada a sua observação. Você, que é da área, sabe melhor do que eu de todo esse processo e da importância da consciência do cliente. Além disso, o prazo também se apresenta como um empecilho, muitas vezes. A expectativa, ao meu ver, deve ser como uma mola propulsora para oferecer sempre o melhor; mas, a realidade e como lidar com ela, jamais devem ser esquecida.
Abraços!
Oi, Michele!
Concordo plenamente com o que você escreveu.
Eu tive uma conversa com um amigo sobre esse assunto e, depois de muito conversar, consegui convencê-lo.
Muito obrigado pelo conteúdo compartilhado!
Boa tarde, Roberto!
Agradeço o feedback e fico feliz que você tenha tido sucesso.
Muito bom saber disso!
Abraços e sucesso!