fbpx

Vagando pelo universo infindável dessa loucura chamada internet, deparo-me com um anúncio patrocinado no Facebook que, ao usar de um meme, aceita o desafio de criar um site em 5 minutos.

Antes que você me atire pedras e coloque-me em uma cruz para ser crucificada – que, aliás, está em voga –, sugiro que leia esse texto até o final.

Eu trabalho em uma agência há quase 3 anos.

Aqui, temos um setor dedicado à criação de desenvolvimento de sites e eu digo, afirmo e defendo, por experiência e por observação de caso, que esse desafio é impossível.

Há tantos fatores a serem considerados ao desenvolver um website (de verdade) que 5 minutos não dá pra nada. E eu vou te mostrar alguns desses motivos.

1. Um Desenvolvedor Sozinho Não Faz Verão (ou Site, no Caso)

É preciso uma equipe especializada, comprometida e dedicada para realizar essa tarefa. O desenvolvedor é, sem dúvidas, a peça-chave pra isso; mas, ele precisa contar com webdesigner, redator, criativo. Cada um desses profissionais contribuirá sobremaneira para a criação do website.

2. Não se Trata de um Website; é Essencial “o” Website

Sites estão disponíveis em uma escala astronômica. Mas, se você quiser se destacar, é preciso apostar, investir e criar um site diferenciado, com recursos cuidadosamente estudados e analisados para o seu público-alvo. E isso demanda tempo!

3. Personalização de Conteúdo e Apresentação

Seu público é bombardeado diariamente com informações de todos os tipos. Ele não se interessa nem por 5% de todas informações. Assim, pensar em conteúdo, em layout, em programação já não é um diferencial: é obrigação! O mínimo que seu site precisa ter é uma navegação agradável e prática, que induza seu usuário a permanecer no site e, em um segundo momento, gerar negócio.

4. A Primeira Página do Google

Seu conteúdo precisa ser interessante e pensado para os mecanismos de pesquisa do Google. Em resumo: você precisa aparecer! Estudar SEO e SEM também são uma responsabilidade necessária e importante.

Não, eu não sou – nem de longe – uma programadora ou desenvolvedora.

Mas, pra quem escolheu a publicidade, saber conceitos e dicas básicas, como essas, é lei. Na era digital, se você é publicitário (ou do ramo) e ainda acredita nessas promessas de qualidade atingida de forma fácil, aconselho que você revise seus conceitos.

Pesquise, informe-se, converse com quem entende (mesmo) do assunto e entenda que o processo de criação de um website não é um recurso para solução imediata. Como eu disse, ele precisa ser pensado, analisado, cuidadosamente criado.

Fique atento: presença online é importante, mas ela precisa ser bem feita para gerar resultados de verdade!


Michele

Redatora publicitária, gerente de pauta e leitora assiduamente assídua. Graduada em Letras, mas amante e aprendiz da Publicidade e, principalmente, de Marketing de Conteúdo. Entre em contato no Facebook.

Author posts