Aprenda a usar conteúdo nas mídias sociais e levar as pessoas a conhecerem, gostarem e confiarem em você como designer freelancer ou criativo empreendedor.
Conteúdo é a melhor forma de alcançar o que a publicidade deveria, mas deixou de fazer bem: levar as pessoas a conhecerem, gostarem e confiarem na sua marca.
Marketing de Conteúdo significa criar e compartilhar conteúdo gratuito e valioso para atrair e converter prospects em clientes, e clientes em compradores fidelizados. O tipo de conteúdo que você compartilha é totalmente relacionado com o que você vende. Em outras palavras, você está educando as pessoas para que elas conheçam, gostem e confiem em você o suficiente para fazer negócios com você. – Copyblogger
As Pessoas Amam Conteúdo
As pessoas não querem publicidade. Elas querem informações valiosas na hora de decidir entre um produto ou outro. É o conteúdo que se espalha através das redes sociais, e gera a exposição boca a boca.
Foi assim que o Vitamina Publicitária foi de 20 mil a 200 mil seguidores nas redes sociais em 2 anos, e hoje temos mais de 250 mil.
As pessoas querem conteúdo e acessam os sites por causa do conteúdo. Não devido a alta tecnologia do seu site, ou por que ele é rápido e tem um design bonito. Estes detalhes são extremamente importantes, mas a essência, a fundação do seu negócio na internet deve ser conteúdo.
Depois, as redes sociais.
O Google Ama Conteúdo
Imagine a última vez que você acessou o Google.
Que maravilha foi fazer uma pergunta e ter a sua disposição milhares de respostas.
O Google, como um negócio com fins lucrativos ($16 bilhões de dólares nos últimos 3 meses de 2014, para ser mais exato), quer ver os seus clientes felizes.
Mesmo se você usar o Google apenas como o usuário final, aquele que apenas busca, só é possível fazer os anunciantes felizes (responsáveis por 96% do lucro do Google), se o usuário final encontrar o que deseja.
E o que todos nós queremos buscando no Google é conteúdo. E por este motivo é conteúdo que a sua empresa deve criar para atrair, vender e fidelizar na internet e nas mídias sociais.
As Redes Sociais Amam Conteúdo
As redes sociais são compostas por conteúdo. Quando a sua empresa publica algo no Facebook, está competindo com os conteúdos postados pelos amigos e familiares dos usuários.
E por isto que conteúdos comerciais não funcionam tão bem como conteúdos educativos ou informativos.
Quando falamos conteúdo, estamos nos referindo a uma notícia, a um video instrutivo, guia, relatório, ebook, posts de blog, artigos, perguntas e respostas e imagens como infográficos.
- É este tipo de conteúdo, quando em sintonia com o seu público-alvo, que funciona.
- Assim você gera fidelização dos clientes ao entregar informações valiosas antes da compra.
- Primeiro você dá, depois você recebe. Primeiro você agrega valor, depois você vende.
Assim as marcas se aproximam do cliente e acabam com as suas dúvidas e objeções antes e deixam o cliente pronto para a venda.
A primeira intenção é educacional mas o resultado é venda.
Educar para Vender, e não Empurrar a Venda
O Marketing de conteúdo é o motor que atrai clientes de qualidade dentro do marketing digital. Ele aumenta as vendas, o engajamento com os clientes e gera uma grande quantidade de leads, que são os seus clientes potenciais.
E tudo isso é maximizado pelas redes sociais. É exatamente esse conteúdo que você vai compartilhar nas redes sociais para engajar.
Lembre-se: As pessoas querem conteúdo, não comerciais.
As pessoas sempre perguntam como compartilhar, mas primeiro você precisa entender o que compartilhar.
Entre em contato com nosso atendimento para conversarmos sobre sua presença nas mídias sociais.
Daniel Z. Chohfi
Daniel Zollinger Chohfi é empresário, publicitário, e ajuda empreendedores a construírem seus negócios com a internet.
Há mais de 15 anos no mercado, já foi dono de agências de marketing digital no Brasil, morou nos EUA, e é editor-chefe do Vitamina Publicitária, eleito como um dos melhores blogs de marketing pela Hubspot. Recentemente foi destaque na Copyblogger, considerada a bíblia do marketing de conteúdo pela VentureBeat.
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12 Comments
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Realmente…o conteúdo gera muito engajamento e como consequência vendas…
Com certeza Carlos. O ponto é entender qual é o conteúdo que a sua audiência quer, e produzir!
Que o conteúdo é importante disso não temos dúvidas! Mas se tratando de redes sociais a mensagem iria atingir vários perfis.
O conteúdo precisa ser direcionado ou pensando no meio de comunicação de massa seria um meio de prospectar?
As mensagens realmente atingem vários perfis. É importante saber quem é o seu cliente ideal, e se comunicar para ele. Desta forma você vai atingir a quem mais interessa o seu negócio Ivanildo.
Gostei da matéria, e me interessei nesse curso gratuito de mídia!
Obrigado Roberto, seja bem-vindo ao Vitamina.
Falou tudo. Realmente conteúdo é a base de qualquer projeto bem sucedido na internet. Ótimo blog. Já adicionei nos meus favoritos.
Obrigado pelo comentário Gustavo!
Muito útil!
Conteúdo original é o segredo
Excelente!!
Muito bom artigo!