Todo mundo, invariavelmente, tem uma rotina.
Se não de vida; de trabalho, de exercícios. Temos nossos próprios passos de realização de tarefas. Ou, ainda, aqueles que nos foram repassados desde sempre e que tomamos propriedade.
Mas, vamos focar no trabalho.
Como você começa seu dia? Reunião para definição de tarefas? Lista de tarefas previamente definida no dia anterior? E-mails? Tenho (quase) certeza absoluta que alguma dessas formas já fazem parte do início do dia de muitas pessoas. Muitas vezes, são elas que determinam, por exemplo, quais são as prioridades do dia.
E é aí é que mora o perigo. Se você for uma pessoa ansiosa (assim como eu), você provavelmente tem um grande problema com prioridades e tarefas não concluídas. Afinal, é inato que você queira tudo pronto o mais rápido possível, sem esquecer que deve estar absurdamente bem feito.
Então, eu te pergunto: como não se deixar afetar pela necessidade da urgência com prioridades e tarefas a serem realizadas?
Não há fórmula pronta. Cada um tem seu jeito e sua forma de lidar com essa situação. O que você pode fazer é seguir algumas dicas (quase que universais) para tentar dar conta de tudo sem enlouquecer. E eu listei algumas delas, olha só!
01. Se já funcionou para alguém, pode funcionar com você
Kanban e afins já são do conhecimento de quem trabalha com processos. Pesquise, teste, adapte: o que vale é encontrar a maneira que mais se adapta a você. Se não der, crie sua própria metodologia.
02. Compartilhe e delegue!
Sua inserção em uma equipe de trabalho não é um acaso do destino. Eles estão ali para ajudar, cooperar e fazer a sua parte. Portanto, confie em seus colegas e divida suas tarefas. Com certeza, há algo na sua lista que pode ser executado por outra pessoa com a mesma excelência!
03. Ver o todo para entender as partes
Cada tarefa não está isolada, ela faz parte de um conjunto muito maior e que resultará em um objetivo geral. Estabelecer prioridades também diz respeito a ter uma visão holística do processo, elencando as tarefas pelo seu (prazo) e objetivo final.
04. A prioridade dos outros, geralmente, são deles
Redundante, mas verdadeiro. Claro que você trabalha com outras pessoas e está sujeito a ser, inesperadamente, inserido nas tarefas deles. No entanto, no geral, você precisa preocupar-se com o que lhe foi delegado; porque, fazendo a sua parte, o restante fluirá bem.
05. Aplicativos e softwares: conte com eles, mas não seja escravo deles
O que mais existe, atualmente, são softwares, aplicativos e ferramentas online que auxiliam sobremaneira a organização de tarefas. Alguns até são especializados para alguns ramos. Contudo, é preciso ser cuidadoso para não se tornar escravo delas; afinal, é você quem as gerencia e, mesmo em meio ao caos, você precisa lembrar que o que está lá foi determinado por você e, por você, pode sofrer alterações.
Analise seu dia, pense com calma, faça e revise listas, organize os processos, não tenha medo de mudar e principalmente não se deixe tomar pelo sentimento de desespero. Por mais que não pareça, há sempre tempo para que tudo seja concluído. Se uma tarefa pareceu inacabada em um dia, provavelmente, era porque ela não era tão prioritária como parecia.
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Foto do óculos via Shutterstock.
Michele
Redatora publicitária, gerente de pauta e leitora assiduamente assídua. Graduada em Letras, mas amante e aprendiz da Publicidade e, principalmente, de Marketing de Conteúdo. Entre em contato no Facebook.