Categorias
Blog Populares Variedades

Profissão Blogueiro – O que preciso para montar um blog?

Ah a profissão blogueiro! Se você gosta de escrever, já teve um blog, quer criar um blog ou deseja simplesmente dicas de blog e veio ~por acaso~ parar nesse post eu te convido a ficar até o final.

Não vou falar de história porque qualquer jogadinha no Google você consegue dados históricos do início de tudo no mundo da internê. Não vou falar também de “como ganhar dinheiro com blog” porque não vou contar como fiquei rica (mentira). Não vou tocar nesse assunto por motivos de: você precisa saber de algumas coisas importantes antes e que serão um passo fundamental para você colher seus frutos (e claro $$$). Vou falar de coisas fundamentais como: compromisso, foco e, por que não, amor.

Por que compromisso?

Primeira coisa: se tu vai fazer um blog pra valer você tem que criar o hábito de levá-lo a sério e ter compromisso com as postagens e com o público que você pretende formar. Aqui entra aquela coisa do planejamento: quantas vezes na semana vou postar, quais assuntos, qual o tipo de conteúdo (vídeo, imagem, texto). Uma planilha de Excel pode ajudar muito a organizar tudo. Ah, caso você pretenda criar uma equipe, uma dica: seja compromissado com ela também e faça com que todos vistam a camisa. Ah, ofereça sempre algo em troca (mesmo que eles trabalhem voluntariamente a princípio).

Por que foco?

Quem tem blog sabe que ele disputa uma vaga nos nossos horários no dia a dia e com os outros afazeres tipo trabalhar, estudar e também as horas de lazer. Mas meu jovem, se você quer realmente fazer algo bacana e bem estruturado, tente organizar seus horários e deixar um espacinho para planejar tudo. Não pense que ser blogueiro é viver na high social e estar em todos os eventos descolados. Antes de chegar lá, assim como na vida, tudo é 90% transpiração e 10% inspiração, no blog não seria diferente.

Por que amor?

Você só vai conseguir tudo isso se você tiver amor pelo que você faz e pelo prazer que isso te proporciona. Na vida é assim. Se você tem amor você consegue ter compromisso, ter foco e tem também pique pra estudar e procurar coisas novas para melhorar a comunicação com seu público, estudar qual o layout ideal, qual plataforma usar, pensar no monitoramento, enfim, em N formas de deixar tudo como você quer e trabalhar de boa, pra tudo sair conforme o esperado.

O que eu acho mais legal em se ter um blog (ou escrever pra um) é que quem escreve acaba se tornando o próprio veículo e pode construir sua marca ao longo do tempo. É muito mais do que um post em uma rede social, no blog você vai além. Para inspirar e finalizar o post deixo duas dicas bem bacanas para quem pensa em escrever (sendo seu blog pessoal ou não).

Uma dica bem bacana pra quem gosta de publicidade e quer escrever sobre isso, um vídeo gravado exclusivamente pro Vitamina Publicitária, Fred Fagundes da Agência Mercatto, ex-Jacaré Banguela, falando sobre conteúdo para blogs. O vídeo foi gravado no Café Com Blogueiros, em Campo Grande – MS em agosto de 2012.

Para finalizar, um Nerdcast (o 278) com o tema profissão blogueiro com o Alottoni, Maurício Ricardo, Charges.com.br), Maurício Cid (Não Salvo), Carlos Merigo (Brainstorm#9), Rodrigo Fernandes (Jacaré Banguela) e Azaghal – é meio old mas vale muito a pena pois aborda temas como criar seu próprio canal de comunicação, processos judiciais, se é preciso terceirizar ou não, além de contar suas histórias de como começaram com seus blogs enfim, vale o clique: Nerdcast 278 – Profissão Blogueiro.

Por Fernanda

Fernanda Spinosa é estudante de Publicidade, com o pé na Produção de Conteúdo Digital e Social Media. Trabalha há 2 anos na área, gosta de Chaves e não dispensa uma boa música, seja o ritmo que for.

9 respostas em “Profissão Blogueiro – O que preciso para montar um blog?”

Bacana demais, e é isso mesmo! Ninguém começa blog achando que vai ser o grande blogueiro do universo. No entanto, esse “título” pode, SIM, ser conquistado! Mas blog é trabalho… tem que dedicar meeeeesmo, ter foco meeeesmo, tem que amar meeeesmo e acrescento à lista um afazer primordial: tem que ESTUDAR mesmo! Tenho um blog de séries (www.serieterapia.com), que tem um ano e pouco, e comecei pra falar de séries mas acabei começando a estudar sobre conteúdo, SEO e hoje já sei um tantão de coisa que eu preciso pra fazer grana com o blog.

Ou seja: paciência também é uma ótima aliada a quem se aventura nesse mundo da internet… 😉

Abraços!

Comente: