Desde que entrei para o mundo publicitรกrio, tenho prestado mais atenรงรฃo na funรงรฃo do texto e confesso que tenho ficado decepcionada. Nรฃo, nรฃo pensem que quero ser uma โ€œflanelinha de layoutโ€, definindo diagramaรงรฃo. Nada disso.

Fui professora de portuguรชs (e de inglรชs) e sempre defendi que um bom texto, bem argumentado e sem erros de ortografia era (e ainda รฉ) capaz de realizar milagres. Passava noites em claro pensando em uma forma de estimular a escrita nos alunos para que eles se dessem conta da importรขncia de escrever bem. Acho que atรฉ tive sucesso em alguns casos.

O fato รฉ que quando adentrei nesse (maluco) mundo da Publicidade, o que mais ouvi (e ainda) ouรงo รฉ Diretor de Arte, Designer, Diagramador pedindo, implorando pra diminuir o texto. ร‰ muito texto e ainda tem a imagem, eles dizem. E com base em todo esse comportamento, eu me pergunto: Qual o real valor do texto na Publicidade?

Nรฃo รฉ preciso ser professor de portuguรชs, revisor ou redator, pra saber que alguรฉm sempre vai dizer: pra quรช tanto texto? Ninguรฉm lรช mesmo! E ainda se baseiam naquela velha frase: Uma imagem vale mais que mil palavras… Serรก que vale mesmo? Jรก vi imagens que me encantaram, mas tambรฉm jรก li textos que me arrancaram lรกgrimas.

Sรฃo questionamentos que pipocam na minha cabeรงa e me fazem repensar diariamente cada texto que produzo ou que reviso. ร‰ o texto que tรก extenso ou รฉ a โ€œpreguiรงaโ€ de ler que assola o pรบblico? Nรฃo estou detonando ninguรฉm, que fique muito claro. Estou somente analisando uma situaรงรฃo diante de um ponto de vista.

Sou a favor da objetividade sim; mas, uma objetividade completa, com significado, desvinculada de tamanho e aliada da qualidade. Nรฃo sendo unรขnime, nem tomando partido, acredito que cada peรงa desenvolvida precisa ser analisada minunciosamente para que se tenha um bom resultado. E, me desculpem, mas o texto pode (e deve) ter seu valor reconhecido e respeitado, porque um bom texto, assim como a fotografia e a imagem, รฉ porta de entrada para se ter um universo de ideias regado por uma tempestade de aรงรตes.

Imagem da crianรงa via Shutterstock.


Michele

Redatora publicitรกria, gerente de pauta e leitora assiduamente assรญdua. Graduada em Letras, mas amante e aprendiz da Publicidade e, principalmente, de Marketing de Conteรบdo. Entre em contato no Facebook.

Author posts