Digamos que sua empresa, ou a do seu cliente, seja uma rede de Fast Food e que um grupo de humoristas coloque na internet uma sátira sobre o que pode acontecer no seu restaurante.
Já são milhares de visualizações, não tem volta. Muitas empresas acionariam o jurídico na hora. Onde já se viu zoar minha empresa?
Pois bem, ontem a rede de fast food de comida italiana Spoleto postou em seu canal um vídeo que vem gerando muita repercussão entre consumidores. Mas ao contrário do que muita gente possa esperar, ao invés de acionar os humoristas na justiça o Spoleto ligou para eles e marcou um chopp. Dessa conversa surgiu uma continuação do vídeo, postada no canal oficial do restaurante. Na descrição do vídeo o restaurante admite que embora isso nunca deva acontecer, eles estão sempre atentos para resolver os problemas e melhorar. Ainda deixam um email de relacionamento com consumidores.
Percebendo se tratar de uma atitude especial, fui atrás dos autores da ação para saber como ela aconteceu. A entrevista é com Raquel Pirola, Gerente de Marketing do Grupo Trigo ( grupo que agrega as redes Spoleto, Koni Store e Domino’s).
1 – Antes de tudo, parabéns pelo desenvolvimento da campanha! Enquanto muitas empresas iriam processar o humorista, vocês reconheceram que pode acontecer e responderam da maneira mais bem humorada que se isso acontecer vocês estarão a postos para resolver a situação. Dito isso, uma grande questão que sempre fica em relação a essas ações é de onde elas partem, se da agência responsável por mídias sociais ou de um departamento interno que percebe a oportunidade. No caso de vocês, é uma agência, a própria empresa ou um conjunto das duas?
Neste caso, foi uma decisão e estratégia interna. Temos um departamento de marketing digital que coordena o trabalho das agências externas além de propor e tocar muitas das nossas iniciativas nas redes. Estão super antenados e conectados e nos mostraram o vídeo quando ele tinha cerca de 200 views apenas. Acionei a diretoria imediatamente que amou o vídeo e propuzeram o chopp no BG. O resultado, foi o vídeo 2!
2 – Como o desenvolvimento de ações nascidas na própria empresa pode elevar o nível de aceitação dos próprios diretores mesmo em ações onde é difícil enxergar um fator positivo como essa dos humoristas do “Porta dos Fundos”?
Encarar os problemas de frente e rir de nós mesmos. Faz parte da nossa cultura. A diretoria esta super envolvida no dia a dia de cada área do negócio e por isso, neste caso especifico, partiu diretamente deles trazer o conteúdo e projeto pra dentro!
3 – Muita gente acha que o primeiro vídeo não passa de uma combinação da empresa com os humoristas para produzir um viral e ter a chance de fazer o segundo vídeo, isso é verdade?
De jeito nenhum! Eu, inclusive, que fui a primeira a receber o link da equipe, tomei um susto e confesso ter até ficado um pouco encanada, assim como muitos colegas da área provavelmente ficariam!
4 – Qual foi a reação dos humoristas quando a empresa os contatou para que produzissem um novo vídeo como continuação do primeiro?
Surpresos, mas adoraram e toparam o chopp no ato!
5 – O Spoleto monitora redes sociais? Outros problemas e/ou sugestões que surgiram nas redes sociais transformaram-se em ações e melhorias no restaurante?
Sem dúvida. Como disse, temos uma equipe dedicada e não marcamos bobeira. Tudo que é dito ali trazemos pra dentro e consideramos. O mais recente que surgiu, foi a insatisfação com algumas de nossas fotos comerciais e por isso, já estamos com novo ensaio planejado pra rever o portfólio.
6 – Vocês esperavam tamanha repercussão em blogs, portais e redes sociais?
Neste segundo sim! Realmente fizemos com o intuito de ouvir o que a galera tem pra dizer. É uma oportunidade de resolvermos nossos problemas, por isso, quanto mais pessoas virem, melhor!
7 – Vocês pretendem fazer mais vídeos com esse mesmo tema ou com outro tema e os mesmos humoristas?
Não descartamos nenhuma oportunidade que faça sentido ao negócio e, o segundo chopp com a galera já esta marcado! Quem sabe?!
8 – Pra finalizar, fale o nome do pessoal responsável por toda a campanha/vídeo e suas respectivas agências. É um caso que realmente vale a pena divulgar.
Time Spoleto e Porta dos Fundos
Parabéns Spoleto!
Daniel Z. Chohfi
Daniel Zollinger Chohfi é empresário, publicitário, e ajuda empreendedores a construírem seus negócios com a internet.
Há mais de 15 anos no mercado, já foi dono de agências de marketing digital no Brasil, morou nos EUA, e é editor-chefe do Vitamina Publicitária, eleito como um dos melhores blogs de marketing pela Hubspot. Recentemente foi destaque na Copyblogger, considerada a bíblia do marketing de conteúdo pela VentureBeat.
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Não existe a expressão Marketing Negativo.
http://professorito.blogspot.com.br/2008/07/marketing-negativo.html?q=marketing+negativo
É verdade @itosiqueira:disqus ! O autor poderia ter utilizado o sentido de crítica, que pode levar a um marketing, obviamente, positivo. Ressaltamos que as matérias não refletem a opinião do Vitamina Publicitária.