Por mais que o mercado de Social Media venha crescendo no Brasil, ainda estamos longe do cenário ideal. Muito se fala sobre o assunto, todos os dias surgem novos eventos e cursos na área, mas ainda assim parece que muitos empresários não têm enxergado esse segmento com a devida importância.

Prova disso é o pouco investimento em Social Media e o fato de muitas empresas ainda acharem que essa é uma tarefa que pode ser delegada a qualquer profissional por julgarem que “não dá muito trabalho”.

Trabalhar com mídia social é uma tarefa séria e que deve ser feita por profissionais qualificados. Não basta apenas estar conectado 24 horas por dia, é preciso saber utilizar as ferramentas de maneira estratégica.

O responsável pelas redes da empresa deve gerenciar perfis, conhecer a fundo as ferramentas, produzir bons conteúdos, estudar comportamentos, analisar tendências, monitorar o que é falado e elaborar estratégias que possam potencializar a atuação online da empresa. Sem esquecer que as redes devem falar “a mesma língua” que outros meios de comunicação institucionais.

Quando se trata de estratégia de reposicionamento de marca, as redes sociais têm papel fundamental. Elas são o canal mais direto com o público, o mais transparente e por isso, deve ser analisado com a devida importância nessa situação.

O reposicionamento de uma marca envolve a percepção do cliente em relação aos produtos e serviços e deve estar de acordo com as ações da empresa para a sua consolidação.

Além da percepção através dos clientes, deve se levar em conta a necessidade de um reposicionamento de marca associado com uma mudança de posicionamento e estratégia da própria empresa, já que podem ser alterados os públicos-alvos, produtos e até tendências para acompanhar os concorrentes.

A tendência natural do mercado é de empresas cada vez mais transparentes e abertas. Dessa forma, se a sua ainda não trabalha nesse sentido, uma boa estratégia de redes sociais pode ser o caminho para reposicioná-la diante do seu público.