Qual a importância da sua equipe para o sucesso de sua empresa?

Os colaboradores das empresas têm papel fundamental dentro do contexto corporativo: são eles que oferecem as melhores ideias, desenvolvem as ações, se comunicam com os clientes, planejam e executam as atividades e são os responsáveis pela energia da empresa.

O endomarketing, ou Employer Branding, é uma das ferramentas mais utilizadas para motivar sua equipe, aprimorar seus conhecimentos, melhorar o clima organizacional e o relacionamento entre patrão e funcionários.

O principal benefício que se busca, além da maior interação entre as pessoas que trabalham para sua empresa, é o fortalecimento da sua marca, compartilhar os objetivos, missão e valores corporativos. É incluir a importância do papel de cada pessoa como parte fundamental do andamento da empresa.

Evidenciar as estratégias e metas de sua organização para seus funcionários é fundamental, pois cada colaborador torna-se um aliado, fomentando a ideia de que seu sucesso está ligado ao sucesso da empresa.

O trabalhador que está feliz, rende mais e os resultados são muito melhores!

Para as empresas, ao mesmo tempo que está difícil contratar novos funcionários, mantê-los também é uma tarefa complicada.

Por isso, para fidelizar os chamados clientes internos, você precisa de planejamento! É muito importante organizar as ações para a conquista de novos clientes, mas não menos importante é oferecer excelentes condições de trabalho para que os funcionários tenham prazer em representar sua empresa.

As pessoas tem contas para pagar e sonhos a serem realizados, por isso passam a maioria de seu tempo dedicados ao trabalho. Nada mais justo do que recompensá-los, certo?

 

Então, quais ações devo tomar para fidelizar meus colaboradores?

Existem atitudes simples que se executadas de maneira correta, motivarão os colaboradores e o clima organizacional ficará excelente e propício aos novos negócios.

Estas ações estão diretamente ligadas ao marketing de conteúdo. Existem formas de conteúdo adequadas para atingir este público que veste a camisa e luta pela reputação e sucesso de sua empresa:

Intranet

Utilizada por grande parte das empresas, este tipo de site (que pode ser um blog dentro do site corporativo ou mesmo um hotsite) traz aos colaboradores todas as informações internas e externas da empresa. Assim, todos os departamentos podem ficar cientes das atividades corporativas, dar sugestões de melhorias, comentar as ações, etc.

Os colaboradores sentem-se parte da corporação e gostam de compartilhar suas opiniões e novas ideias. Colocar uma parte de “classificados” para o pessoal divulgar o que quer vender e comprar é uma boa forma de atração para este canal.

 

Vídeos

Investir em treinamento para qualificação de profissionais é uma estratégia muito bem vista por todos e oferece excelentes resultados. Com o conhecimento reciclado e a divulgação da melhor utilização de seus produtos farão com que sua equipe esteja preparada para atender seus clientes e os farão retentores de conhecimento, o que aumenta a força autoestima da sua equipe.

Webinars de como se relacionar com os clientes e fornecedores também é uma boa estratégia. Crie um certificado para que o presidente ou diretor de sua empresa assine. Um gesto simples, mas de grande valia para seus funcionários.

 

Eventos comemorativos

Festas internas são oportunidades únicas para estreitar o relacionamento entre colaboradores. Sazonalmente, é importante planejar estes eventos e envolver a todos. Utilizar reciclagem para decoração, dividir as atividades, escolher as atrações da festa é algo divertido e que motiva os funcionários. Tire fotos e poste nas redes sociais e intranet da empresa. Faça campanha para as pessoas comentarem a respeito e marcarem a si mesmas. Estas são atitudes que melhoram o clima organizacional e trazem resultados positivos para as empresas.

 

Jornal corporativo

Em formato digital, elenque os responsáveis pela coleta das informações e divulgue ao seu público interno os destaques do mês, metas conquistadas, elogios recebidos pelos clientes e evidencie o papel de cada um para o sucesso diário da empresa.

 

Redes sociais

Crie um grupo de seus funcionários e divulgue conteúdos específicos, notícias do mercado em que atua e curiosidades em geral. Conscientize seus colaboradores da importância da presença online e o quanto a participação deles é fundamental para que a marca tenha a maior abrangência possível.

 

Surpresas na empresa

De vez em quando, surpreenda seus colaboradores com brindes especiais, ou envio de e-mails marketing agradecendo a parceria. Mande confeccionar móbiles com a estória da empresa e pendure em locais diferenciados.

Invista em sinalização interna criativa. Se a empresa conquistou algo, divulgue de uma forma diferente aos seus colaboradores. Eles se sentirão privilegiados por trabalharem em uma empresa tão criativa!

 

As empresas estão sentindo necessidade real de cuidar de seus colaboradores. Quanto maior o grau de satisfação, empenho e motivação vindos internamente, maiores serão as chances das empresas decolarem.

Faça com que sua empresa seja referência em qualidade de seus produtos e bom atendimento, mas também como uma corporação preocupada com o desenvolvimento intelectual e bem-estar de sua equipe.

Foto da equipe via Shutterstock.