Se você está no trabalho, nesse momento, pare um pouco e dê uma olhada ao seu redor. O que você vê?
Preste atenção no que te rodeia. Se você está em casa (ou em qualquer outro lugar), lembre-se do seu ambiente de trabalho. Nas lembranças e olhadas, você está satisfeito com o que vê?
Sentir-se bem, confortável e à vontade no ambiente de trabalho não é luxo; é necessidade. Acredite: esse seu entorno pode contribuir ou detonar sua criatividade. Da mesma maneira que você se preocupa com a sua formação e com os seus clientes, você precisa se preocupar com o seu ambiente de trabalho.
Não é preciso buscar por estudos que comprovem isso: somos influenciáveis pelo que nos rodeia. Pessoas, lugares, objetos têm grande poder sobre nós. Acredito que, como eu, você também já se sentiu estranho em um determinado ambiente.
Organização, claridade, ventilação são apenas alguns dos quesitos que fazem a diferença no seu ambiente de trabalho. Não importa se você é freelancer ou se trabalha em agência: o efeito do que te rodeia pode ser devastador.
Se você é freelancer, para o seu próprio bem, desvincule seu ambiente de trabalho do seu quarto. Invista em um local específico para criar. Dê preferência a lugares com bastante luz natural e ventilação. Escolha uma cadeira em que sua postura fique ergonomicamente correta (evite ficar como eu fico. Sua coluna agradece #ficadica).
Se você faz parte do time das agências, vale adaptar o ambiente às suas necessidades: postura ergonomicamente correta e mesa de trabalho organizada e limpa (manchas de café não fazem parte da decoração, #ficadica2). Cada agência tem seu workflow, mas há coisas que são comuns e que contribuem para a criação.
- Tenha ao seu alcance o necessário para trabalhar – acumular coisas não é saudável;
- Estilize sua mesa – de maneira organizada, você pode criar um ambiente familiar e do seu gosto em sua mesa com objetos que você gosta;
- Seus pés são mais importantes do que você pensa – se você é desprovido de altura (como eu), vale investir em um apoio para pés (confie: eles fazem um bem danado pra gente);
- Canetas e papéis – por mais que o computador seja o ator principal, o elenco das canetas e papéis são coadjuvantes importantíssimos pra rabiscar, pra ilustrar, pra pensar;
- Cor é vida – alegre sua mesa/ambiente com objetos de decoração.
Investir na qualidade do seu ambiente de trabalho é dar asas a sua criatividade. Vale tudo em nome da inspiração (e do bom gosto também)!
Time de designers via Shutterstock.
Michele
Redatora publicitária, gerente de pauta e leitora assiduamente assídua. Graduada em Letras, mas amante e aprendiz da Publicidade e, principalmente, de Marketing de Conteúdo. Entre em contato no Facebook.