A Volkswagen do Brasil vai precisar de muito empenho se quiser manter seu modelo mais emblemático, o VW Gol como líder de mercado, algo que estavam acostumados nos últimos 25 anos. Isso por que a concorrência tem sido bastante acirrada, e alguns números mostram como a soberania deste modelo tão popular no Brasil está sendo ameaçada. A FIAT é quem mais preocupa no momento, enquanto os emplacamentos do VW Gol declinam desde 2009, é notável o aumento das vendas do FIAT Uno, grande ameaça ao trono em 2012.

Notável também, foi o enfraquecimento do modelo FIAT Palio no ano passado, que registrou queda acentuada nas vendas, mas que teve boa recuperação no 1º semestre de 2012 e deve fechar o ano mais bem cotado.

Mas talvez a grande preocupação da Volkswagen ainda esteja por vir. Em outubro duas gigantes asiáticas prometem entrar com tudo nesta briga pelo topo do ranking, são elas a Coreana Hyundai e a Japonesa Toyota.

A Hyundai com o HB20 que promete ser um adversário de peso, com visual bastante agressivo, itens de série que o diferenciam dos demais concorrentes e nada menos que 5 anos de garantia, não vai entrar nesta disputa apenas para participar, o modelo coreano com certeza estará entre os mais vendidos graças ao seu excelente custo-benefício.

Outro que promete ser osso duro de roer é o Etios da japonesa Toyota, Se o visual deste compacto não é dos mais agradáveis, a aposta é que a credibilidade conquistada pela montadora sinônimo de qualidade, equilibre a disputa. O motor 1.3 também deve agradar aos consumidores brasileiros.

Uma coisa é certa, alguma coisa além da recém-divulgada reestilização do novo VW Gol precisará ser feito, senão, os tempos de soberania serão de uma vez por todas, seriamente ameaçados.