Eu poderia terminar esse post aqui porque a resposta é simplesmente essa: não. No entanto, eu vou seguir e (tentar) mostrar por que qualquer pessoa pode ser um bom produtor de conteúdo.
O novo marketing, o marketing digital ou, ainda, o marketing de conteúdo, além de trazer resultados reais e impressionantes, mostrou que o conteúdo é protagonista de qualquer estratégia.
As agências estão sentindo e vivendo a necessidade de se reinventar, reorganizar para oferecer novos serviços aos clientes. Algumas empresas saíram na frente e já estão montando sua equipe de marketing digital in loco. Essas mudanças só confirmam o que sabemos: todo mundo pode produzir conteúdo.
Cada ramo tem as suas particularidades e quanto mais o produtor de conteúdo souber sobre ele, maiores são as chances de ele produzir um conteúdo pertinente e rico. Ou seja: se você tem uma floricultura, ninguém melhor do que um de seus floristas para escrever os posts e criar conteúdo para outros formatos.
É claro que o redator que já atua tem uma visão ampla sobre linguagem, formatação, macetes e regras; mas, o produtor de conteúdo (que não é redator) também pode, aos poucos, aprender esses caminhos ou, ainda, ser supervisionado pelo redator.
O que quero frisar é que o profissional que mais entende e conhece seu ramo e seu negócio está, a priori, tão apto quanto o redator para produzir um bom conteúdo. O que lhe falta, talvez, é uma preparação para entender melhor o processo.
O curso Redação Publicitária com foco em Produção de Conteúdo
Para o empresário, para o iniciante, para o redator, para todos: estamos preparando um curso que vai te inserir no novo marketing. Faça sua inscrição na lista de espera e prepare-se para aumentar seus resultados com conteúdo de qualidade!
Michele
Redatora publicitária, gerente de pauta e leitora assiduamente assídua. Graduada em Letras, mas amante e aprendiz da Publicidade e, principalmente, de Marketing de Conteúdo. Entre em contato no Facebook.
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4 Comments
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Muito bom Michele, meus parabéns o seu texto está perfeito e é isso que precisamos pôr na cabeça de nossos clientes. Mas… isso é um trabalho árduo e muitas vezes eles não intendem a importância da mudança! Ouço muito a frase “Aaah, faz x anos que tenho meu negócio e nunca precisei dessas frescuras para vender”.
Engana-se quem pensa dessa forma. O mundo muda, o consumidor já não é mais o mesmo de x anos atrás.
Kennedy já dizia: “A mudança é a lei da vida”.
Valeu, Deivid! Como você disse o mundo e o consumidor mudaram e cabe a nós mostrarmos ao cliente que a estratégia dele também precisa mudar. Adaptação é lei da vida!
Abraços!
Boa tarde!
Tenho lido sobre a produção de conteúdo, mas não consigo identificar como inserir isso em meu negócio.
Sou prestador de serviços de decoração em vidros.
Meus clientes atuais são vidraceiros e marceneiros. Porém, sinto que preciso inovar na comunicação.
Alguém poderia me sugerir algo?
Obrigado.
Olá Rodrigo, obrigado pelo comentário.
Acredito que tudo começa entendendo os vidraceiros e marceneiros que buscam o seu serviço.
O que eles buscam na internet? Como você pode ajudar eles?
Ao identificar estes pontos, você pode iniciar a produção de conteúdo a fim de trazer eles para mais perto dos seus serviços. O que você acha de começar pelo artigo https://vitaminapublicitaria.com.br/como-usar-o-mapa-de-empatia-para-entender-o-seu-cliente/ ?
Obs: Você já fez o nosso treinamento em https://vitaminapublicitaria.com.br/inscricao-gratis/ ?
Espero que ajude a iniciar e qualquer dúvida entre em contato.
Abraços.