Estou longe de me considerar um mestre em SEO, até porque o Google complica nossa vida. Ele atualizou seus algoritmos 13 vezes em 2014, é mais de uma atualização por mês e isso demanda um acompanhamento quase diário desses algoritmos pelos profissionais que atuam na otimização de SEO para, aí sim, se considerarem mestres (eu que não trabalho diretamente com isso, não o fiz).

Mas, se vamos falar de tendências, é bom ter em mente que as previsões se confirmaram. O tráfego mobile ultrapassou o de desktop neste ano e isso (muito provavelmente) é um processo que não tem mais volta. Observe que agora o Google inclui uma notificação de mobile-friendly nos resultados de buscas feitas em tablets e smartphones.

Outra coisa que os profissionais de marketing digital precisarão olhar com mais atenção é a otimização de sites para outros buscadores. A participação de Bing, Yahoo! e DuckDuckGo deve aumentar segundo alguns especialistas, graças a movimentações no mercado (O Firefox se uniu ao Yahoo!, o Safari está sendo sondado pelo Bing, iOS permite acesso ao DuckDuckGO… essas coisas).

Mídias Sociais. A fórmula não muda muito, surgirão novas redes sociais, mas, o ideal é permanecer em no máximo duas ou três plataformas. Qualidade é sempre melhor que quantidade e com uma boa gestão de conteúdo, os compartilhamentos acontecem naturalmente e o resultado do seu SEO melhora.

Quanto as estratégias de Link Building, não adianta sair espalhando link pra tudo quanto é lado. Apesar de quanto maior o número de links, melhor o resultado do SEO, será que este resultado trará realmente um retorno para a empresa além de um número bonitão nos indicadores de resultado? Seus links precisam estar em blogs e sites que tenham relevância para a marca e seus consumidores.

Enfim, opinem, concordem, discordem ou acrescentem. Como eu disse, não me considero nenhum mestre no assunto, e opiniões diferentes são sempre bem-vindas.

Ah… um Feliz Natal e excelente 2015!

Imagem de SEO via Shutterstock.