Categorias
Blog Variedades

Trabalho colaborativo em ambientes virtuais

Não há limites em ambientes virtuais. O trabalho colaborativo pode envolver muitas pessoas, empresas ou ser reduzida a um pequeno grupo. Mas seja qual for a escala do nosso trabalho, há sempre um contexto. Podemos dizer que o trabalho colaborativo é um processo no qual cada indivíduo pode aprender mais do que aquilo que ele aprenderia sozinho, resultado da interação com os membros da equipe e, assim, um trabalho feito dentro de um grupo de forma colaborativa dá um resultado mais enriquecedor do que a soma do trabalho de cada membro individualmente.

Podemos dizer que um trabalho colaborativo ocorre quando há uma reciprocidade entre um conjunto de indivíduos que sabem diferenciar e comparar seus pontos de vista de tal forma que geram um processo de construção do conhecimento.

Trabalho em equipe é baseado na obtenção de um objetivo comum por meio da interação que dá condições para o trabalho individual e partilhado. Isso exige não apenas a troca de conhecimento, mas também habilidades e atitudes. Nesse contexto cada membro se envolve e colabora com as tarefas dos outros com a consciência de que um objetivo comum está sendo construído.

O sucesso da equipe só será possível se todos os membros do grupo aprenderem uns com os outros e garantirem que cada fez a sua parte. Devemos lembrar que se nós aplicamos isto a um projeto, ele deve seguir estas regras básicas:

– Ser elaborado por todos
– Ter objetivos coerentes
– Ser possível
– Ser flexível
– Ser dividido em fases

Para qualquer trabalho em equipe, seja no ambiente virtual ou não, certas atitudes facilitam o trabalho em equipe e são sempre bem-vindas, tais como dedicação, perseverança, transparência e respeito para com as opiniões de outros membros do grupo.

Então agora é conectar sua equipe e mãos à obra!

Tatiana Nascimento (Poka)

Formada em Rádio e TV pela Unesp de Bauru, Tatiana (mais conhecida como Poka) caiu na redação publicitária por acaso, pegou gosto e não saiu mais. Passou por algumas agências escrevendo para clientes como Brastemp, Deca, Bayer, Cyrela, Visa Vale entre outros. Viciada em Social Media, focou em web e hoje é Analista de Redes Sociais, além de fazer pós-graduação em Mídias Digitais na USP.

Gostou deste artigo? Então torne-se fã do Blog no Facebook!

Comente: