Categorias
Blog Variedades

Trabalho na era 2.0

Você estuda, se forma, ingressa em uma empresa e espera ficar a sua vida toda lá, “fazer carreira”. Então você se levanta todos os dias cedo, vai trabalhar e passa o dia inteiro lá. Nessa empresa, existem muitas hierarquias, os processos passam por muitas fases e você geralmente não tem autonomia para tomas decisões. Você tem ideias de melhorias, mas se sente inseguro para dizê-las porque não tem espaço.

Esse velho modelo de trabalho não existe mais. A web mudou o mercado e seus processos, o que exige um novo modelo de profissional. Nesse novo cenário, o trabalho não está mais ligado ao escritório, e o limite entre vida pessoal e profissional se mistura cada vez mais.

Nessa nova empresa existem cada vez menos hierarquias, todos estão conectados e a colaboração é a lei. Ela exige que seus profissionais sejam auto-suficientes, antenados com as novas tendências e inovadores.
O tempo de trabalho não pode ser estimado, mesmo fora do chamado horário comercial pode-se estar trabalhando, compartilhando um link interessante ou participando de um evento da área.

A noção do que seria uma carreira de sucesso também mudou, a concorrência por bons profissionais faz com que eles troquem constantemente de empresa. Muitos são freelancers ou consultores e dividem seus conhecimentos em diferentes lugares.

Os dispositivos móveis também revolucionaram a forma de trabalho. Pode-se estar conectado de qualquer lugar, a qualquer hora. E a grande aliada nesse sentido são as plataformas multitarefa, elas permitem carregar o escritório com você, essencial num sistema de trabalho baseado cada vez mais na colaboração, onde a demanda, ou mesmo a inspiração, podem surgir a qualquer momento.

O mercado já se tornou 2.0. E você, vai ficar para trás?

 

Autora: Poka Nascimento

Comente: