Categorias
Blog Design Variedades

Tudo o que você sempre quis saber sobre usabilidade (mas não tinha pra quem perguntar)

Outro dia ouvi uma frase engraçada: “Se o conteúdo é o rei, a usabilidade é o castelo”. Por mais brega que soe, a ideia faz muito sentido. Um bom conteúdo precisa, além de um bom layout, de uma boa navegabilidade.

Se você é redator web ou web designer, existem algumas coisinhas sobre usabilidade que precisa saber. Porque não, um site não é só conteúdo e visual; se ele não for funcional não vai ser bom.

Pra começar, o que é usabilidade? Existem N definições, dependendo do contexto, mas de modo geral podemos dizer que a usabilidade é procurar a maneira mais simples de fazer alguma coisa. Para nós, com relação à web, usabilidade significa, grosso modo, tornar a navegação melhor.

Não adianta ter um layout bonito e um texto super criativo e otimizado, se o usuário não for capaz de fazer tarefas básicas que a ideia propõe. Além de pensar na exposição, todo profissional de web deve ter essa preocupação com tornar a vida do usuário mais fácil.

É impossível falar em usabilidade sem mencionar as 10 heurísticas de Nielsen, o pai da usabilidade. Elas resumem bem tudo o que é necessário saber:

  1. Visibilidade do status do sistema
  2. Correspondência entre o sistema e o mundo real
  3. Controle do usuário e liberdade
  4. Consistência e padrões
  5. Prevenção de erros
  6. Reconhecimento ao invés de lembrar
  7. Flexibilidade e eficiência de utilização
  8. Estética e design minimalista
  9. Diagnóstico e recuperação de erros
  10. Ajuda e documentação

A verdade é que usabilidade tem a ver com se colocar no lugar do usuário e com organização. Uma ótima maneira de aprender mais sobre o tema é participar de testes de usabilidade. Garanto que você vai sair de lá cheio de ideias também sobre como melhorar o seu trabalho ;D

Comente: