No fim de Julho, Kevin Weil, dirigente do Twitter revelou que as empresas anunciantes da rede social podem enviar tweets publicitários dirigidos de maneira mais precisa a certos usuários. Será possível enviar as mensagens de 140 caracteres de acordo com a situação geográfica ou por meio, como smarthphone ou computador.

A publicidade digirida permite o que os Trending Topics não conseguem: se focar no público-alvo e com interesse no conteúdo. O novo mecanismo de mensagem tem um lado positivo para as empresas, que aumentaram sua presença no Twitter. Segundo pesquisa do Global Social Media Check-up, que examina como as empresas listadas no ranking global da Fortune utilizam as redes sociais, constatou-se que 87% das companhias utilizam pelo menos uma das plataformas analisadas (Twitter, Facebook, YouTube, Google Plus e Pinterest). O microblog segue como a mídia social mais popular, sendo utilizado por 82%.

A ferramenta é útil às empresas parceiras, que atingirão seu target com mais precisão, e para aquelas que se interessam em anunciar na rede social, não precisará do esforço para subir nos trending topics. Além do mais, é uma diferenciação do microblog para o Google Plus, por exemplo que possui uma ferramenta parecida com os TT’s, o “Whats’s Hot”, também para divulgar assuntos mais comentados.