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Prepare uma receita de marketing saudável e deliciosa para a internet e as mídias sociais com ingredientes que você tem em casa ou no escritório. Você vai aprender:

  • Os principais ingredientes de um marketing saudável.
  • O que todo marketing que funciona tem em comum.
  • Porque sem a internet você não vai construir um negócio no século XXI.
  • Quais são as duas principais soluções para criar seu website.
  • O erro fundamental que a maioria das empresas comete nas redes sociais.

Ouça o Podcast Mídia, Não Marketing, abaixo…

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Transcrição:

Essa receita de marketing é um combinado de prática e experiência com comunicação e internet.

Criada no século passado, foi melhorada nos últimos anos pelos empreendedores, freelancers e profissionais de empresas como Coca-Cola, Marvel e P&G, que levam seus ingredientes e processos para o próximo nível.

E além de aprender a preparar um marketing saudável e delicioso com ingredientes que você tem em casa ou no escritório, vai descobrir o que todo marketing que funciona tem em comum.

O fermento dessa receita é a internet, a massa é feita de conteúdo e o resultado é mais gostoso do que qualquer uma da sua concorrência.

Antes de iniciar, não veja o marketing pejorativamente.

A frase “isso é marketing” é vista com negatividade porque a sociedade, e os próprios profissionais não intencionalmente, nos ensinaram a vê-lo assim. Mas quando o objetivo é atrair clientes, vender e fidelizar, se você não preparar um marketing saudável, a receita do seu negócio não vai crescer.

Se o seu produto ou serviço vai ajudar seu cliente, vender é bom e necessário.

Os produtos não se vendem sozinhos, e por melhor que sejam, você está fazendo um desserviço para o seu cliente se não vender. Não está fazendo a sua parte, seja por medo, falta de confiança no seu produto ou qualquer outro motivo.

Se o seu produto ou serviço promete mais do que entrega, não é saudável ou não ajuda o seu cliente, essa receita de marketing não é para você.

Mas se você já confia no seu produto ou serviço e sabe que faz o melhor para o seu cliente, chegou a hora de focar em você e no seu negócio, combinado?

Vamos lá.

Modo de preparo:

Prepare-se para a internet

Esse passo é fundamental. Sem fermento, o bolo não cresce. E sem internet, vai ficar bem mais difícil construir um negócio saudável no século XXI.

Estamos em 2017, e se por um lado precisamos pensar a fundo em como a tecnologia pode afetar negativamente nossas vidas com a ajuda de séries como Black Mirror, por exemplo, também precisamos usá-la a nossa favor para não ficar para trás.

Você tem mais tecnologia no seu bolso do que foi necessário para levar o homem para a Lua. Todo mundo tem um supercomputador no bolso. O que você está fazendo com isso?

A internet possibilita atrair clientes com ferramentas como o Google, e não mais interromper o que as pessoas estão fazendo e incomodá-las para transmitir a sua mensagem.

Se você ainda não assistiu, inscreva-se gratuitamente no Vitamina e aprenda no Curso Epifania de Marketing porque a internet é a única solução e como começar com o pé direito hoje.

Acrescente seu site de alta qualidade

Foi-se o tempo em que era necessário gastar R$10.000,00 para começar a ter um bom site. As soluções de prateleira como o WordPress são suficientes para qualquer um começar, seja um microempreendedor que quer se diferenciar até grandes empresas como a CNN e Coca-Cola.

E empreendedores digitais ou empresas que querem mais sabor podem usar ingredientes como a Rainmaker Platform.

Deixe seu conteúdo falar por você

Marketing de conteúdo educa clientes em direção a seus produtos e serviços. O que seu cliente ideal precisa saber para fazer negócio com você?

Esqueça tudo que você já aprendeu sobre internet. Se você não está fazendo marketing de conteúdo, você não está na internet.

Mídia, não marketing.

Publique conteúdo de valor com constância para construir um relacionamento de longo prazo com a sua audiência. É esse conteúdo que vai criar a confiança que o seu cliente precisa para comprar de você.

Você pode usar ingredientes como:

  • Artigos de blog.
  • eBooks.
  • Vídeos no Youtube, Snapchat, Instagram.
  • Podcasts.
  • Infográficos e imagens no Pinterest.
  • Relatórios.
  • Eventos ao vivo como webinars, lives no Facebook e Instagram Stories.
  • E o que vier depois…

Seu conteúdo vai nutrir seus clientes ao longo de suas jornadas e fazê-los comprar.

Mas lembre-se que ninguém fica forte em uma semana. É preciso hábitos saudáveis para ser saudável.

Por isso torne a produção de conteúdo um hábito no seu negócio.

Abra a sua cabeça para o e-mail marketing

E comece a se relacionar com a sua audiência por e-mail.

O objetivo do seu site é conseguir os e-mails dos visitantes para iniciar um relacionamento de longo prazo. Por isso disponibilize e priorize uma forma para seus visitantes se inscreverem em seu e-mail marketing.

Você pode trocar um eBook pelo e-mail, prometer (e entregar) notícias semanais sobre o seu mercado, e por aí vai. Tudo depende da sua vontade a persistência em continuar o relacionamento com a sua audiência.

Agora que você já tem o e-mail do seu cliente potencial, lembre-se da Lei de Pareto, a regra 80-20. 80% do conteúdo que você vai compartilhar via e-mail marketing deve agregar valor. Com os outros 20%, você pode vender, porque ganhou o direito e a permissão para isso.

Lembre-se de quem está dando essa permissão para você: o próprio cliente. Esse é um equilíbrio em que a psicologia e diversos gatilhos mentais ajudam você a vender com técnicas como a reciprocidade, empatia e antecipação.

Assim você dá espaço para o conteúdo ajudar a sua audiência a realmente gostar de você, cria expectativa para a venda e constrói um sentimento de identidade enquanto prepara a receita de marketing certa para o sucesso.

Os ingredientes mais comuns nesta fase são o MailChimp e AWeber. Se você já é um profissional ou quer começar com uma solução mais robusta, a Rainmaker Platform tem o RainMail, um sistema de e-mail que usa o Feedblitz como base e conta com os processos de automação de marketing e outras ferramentas avançadas.

Lembre-se que não estamos falando de SPAM. A permissão para se comunicar é fundamental, e o livro Permission Marketing de Seth Godin pode ser o primeiro contato com um marketing que você não vai se arrepender.

Nunca compre um mailing. Se a sua marca iniciar uma comunicação interrompendo o seu cliente potencial, são grandes as chances dele continuar apenas como potencial.

Recheie tudo com as mídias sociais

Não se assuste com essa parte, porque ela pode ser a mais difícil dessa receita de marketing.

Retenção, conversão e atração.

É comum as marcas errarem na internet porque entram primeiro nas mídias sociais, e depois trabalham em seu conteúdo, e-mail marketing e website. E esse erro arruina todo o prato final.

As mídias sociais vão ajudar você a entender o seu cliente ideal. Desde comentários em blogs e sites a Fan Pages no Facebook de concorrentes, a informação que você vai achar pela internet é ouro. Profissionais de marketing e comunicação das antigas dariam tudo para ter essas informações compiladas e acessíveis a qualquer momento.

As mídias sociais vão ajudar a trazer pessoas para o seu centro de ensino e aprendizado em direção aos seus produtos e serviços, também conhecido como o seu website.

Lá dentro, depois de você ter ensinado o suficiente para conseguir trocar o e-mail delas com você, faça a primeira transação importante com o seu cliente potencial, e disponibilize algo de valor para realizar essa troca. E assim inicie esse relacionamento de longo prazo em conjunto com as mídias sociais.

Picanha, não coxão duro

Você prefere comer um prato lindo, mas feito com coxão-duro, ou prefere aquela picanha do churrasco que só tem sal?

Os negócios funcionam assim e o marketing digital também. Se preocupe com o que realmente importa: seu conteúdo.

A carne é de qualidade? O churrasqueiro é bom? Tem carvão e cerveja? Então o churras vai ser um sucesso.

Você preparou tudo que é superficial mas vai usar coxão-duro? Não investiu na parte fundamental do churrasco? A música boa não vai ajudar e a chance de ser um fracasso é grande.

Leve ao mercado por algum tempo

Preparar um marketing saudável sem sair de casa não é fácil, mas é possível. Essa receita prática que você viu aqui é provavelmente uma das mais simples e poderosas que o marketing digital já preparou.

O sucesso do dia para a noite leva 10 anos.

Se você ainda não leu, o livro Maestria de Robert Greene apresenta dezenas de estudos de mestres, pessoas que levaram décadas para se tornarem as referências em suas áreas, construirem carreiras brilhantes, e levarem as suas áreas de atuação para o próximo nível.

Mas da mesma forma que demoram anos para se tornar um chef renomado, preparar essa receita com maestria vai depender de muitas tentativas e erros.

Você aprendeu uma receita de marketing que não precisa de ingredientes caros.

Mas toda receita de sucesso tem um ingrediente secreto, e o mais importante da sua é você.

Não há nada de novo sob o sol. – Velho Testamento

Não há nada novo no que estamos fazendo aqui. É a sua voz, a sua perspectiva que vai dar o sabor único para o seu negócio.

A apresentação do prato é importante, os ingredientes também, mas o mais importante é saber cozinhar.

Você não precisa de ingredientes chiques e caros. O básico bem feito funciona.

Todo marketing que funciona tem em comum uma pessoa por trás que foi além do status quo. Alguém que desafiou o senso comum, inovou e não se contentou com o que já existia.

Peça ajuda

A gente ama ajudar pessoas que querem ir pra frente, e buscam uma maneira melhor de atrair clientes. E por isso podemos ajudar você a usar esses ingredientes da melhor forma possível.

Conteúdo é a alma do negócio.

Se você quer atrair, vender e fidelizar clientes com a ajuda da internet, assine o Vitamina Publicitária. É a nossa receita para produzir conteúdos saudáveis e deliciosos.

Se você nunca teve contato com o marketing e com a internet, o Marketing Master é o lugar para aprender.

Você vai colocar a mão na massa com os conteúdos do programa, como o Roteiro do Sucesso, que orienta passo-a-passo como entender o seu cliente ideal, produzir o conteúdo que ele precisa para fazer negócio com você e criar o seu site e a comunicação com e-mail marketing e as mídias sociais.