Construir uma estratégia para a criação de conteúdo bem executada é a espinha dorsal de qualquer campanha de inbound marketing ou marketing de conteúdo de sucesso. Aprenda a criar a sua como designer freelancer ou criativo empreendedor.
Toda estratégia deve ser construída em torno de conteúdo.
Desde as táticas para atrair mais visitantes qualificados para o seu site, até as técnicas para converter estes visitantes em clientes potenciais e transformá-los em consumidores, os métodos que você usará para continuar a construir engajamento com seus clientes e fazê-los voltar a comprar novamente devem ser construídos com conteúdo.
Sabemos que é necessário um grande esforço para a construção de uma estratégia de conteúdo. Na verdade, é um tema que já falamos muito. Temos até um documento bacana pra download (em inglês) – e poderíamos conversar dias sobre o assunto.
Nos últimos anos, o desenvolvimento de conteúdo de alta qualidade tem sido o centro dos esforços de marketing de muitas empresas. Temos visto em primeira mão o impacto que esta prática pode ter sobre o seu negócio.
Sabemos também o quanto que a criação de conteúdo pode consumir do seu tempo. Temos uma equipe dedicada que trabalha apenas na criação de nosso conteúdo interno. Sabemos que é um investimento, mas também sabemos que vale a pena.
Então vamos passar apenas 10 pontos rápidos para ajudar você a construir uma melhor estratégia de conteúdo.
10 Dicas para Construir uma Estratégia de Criação de Conteúdo
- Saiba para quem você está escrevendo – seus personagens compradores devem ser sua a primeira e principal prioridade.
- Não basta escrever por escrever. Tenha sempre ter um propósito e se certifique de está alinhado com seus objetivos.
- Use um calendário editorial para ajudá-lo a planejar com antecedência, o que vai poupar muito tempo a longo prazo.
- Não se esqueça das palavras-chave, que vão ajudar você a ganhar o tráfego de qualidade que deseja.
- Escreva de forma consistente para seguir um cronograma de postagem que é gerenciado por sua equipe, mas que os leitores também podem contar com aquele conteúdo.
- Não copie o que seus concorrentes estão fazendo. É importante ter uma voz única para que você possa se destacar em seu mercado.
- Use seus concorrentes para inspiração, veja que tipo de conteúdo está realmente conversando com o seu público para ajudá-lo a debater temas em sua própria estratégia.
- Não gaste todo o seu tempo se preocupando em como se tornar um uma referência no seu mercado. O foco deve ser na criação de conteúdo de alta qualidade e a liderança do mercado será reconhecida em seguida.
- Analise as suas informações para ver que tipo de conteúdo seus leitores estão interessados e determine como você pode continuar a melhorar.
- Não tenha medo de mudar a sua estratégia no meio se ver que as coisas não estão funcionando.
É isso, 10 dicas para construir uma estratégia de criação de conteúdo e te ajudar a se tornar um marqueteiro de sucesso. Esperamos que tenha gostado das dicas!
Este artigo foi adaptado do original “10 Do’s and Don’ts of Building a Content Strategy“. Publicado originalmente em 2 de fevereiro de 2014.
Daniel Z. Chohfi
Daniel Zollinger Chohfi é empresário, publicitário, e ajuda empreendedores a construírem seus negócios com a internet.
Há mais de 15 anos no mercado, já foi dono de agências de marketing digital no Brasil, morou nos EUA, e é editor-chefe do Vitamina Publicitária, eleito como um dos melhores blogs de marketing pela Hubspot. Recentemente foi destaque na Copyblogger, considerada a bíblia do marketing de conteúdo pela VentureBeat.