10 Dicas para Criação de Conteúdo

Construir uma estratégia para a criação de conteúdo bem executada é a espinha dorsal de qualquer campanha de inbound marketing ou marketing de conteúdo de sucesso. Aprenda a criar a sua como designer freelancer ou criativo empreendedor.

Toda estratégia deve ser construída em torno de conteúdo.

Desde as táticas para atrair mais visitantes qualificados para o seu site, até as técnicas para converter estes visitantes em clientes potenciais e transformá-los em consumidores, os métodos que você usará para continuar a construir engajamento com seus clientes e fazê-los voltar a comprar novamente devem ser construídos com conteúdo.

Sabemos que é necessário um grande esforço para a construção de uma estratégia de conteúdo. Na verdade, é um tema que já falamos muito. Temos até um documento bacana pra download (em inglês) – e poderíamos conversar dias sobre o assunto.

Nos últimos anos, o desenvolvimento de conteúdo de alta qualidade tem sido o centro dos esforços de marketing de muitas empresas. Temos visto em primeira mão o impacto que esta prática pode ter sobre o seu negócio.

Sabemos também o quanto que a criação de conteúdo pode consumir do seu tempo. Temos uma equipe dedicada que trabalha apenas na criação de nosso conteúdo interno. Sabemos que é um investimento, mas também sabemos que vale a pena.

Então vamos passar apenas 10 pontos rápidos para ajudar você a construir uma melhor estratégia de conteúdo.

10 Dicas para Construir uma Estratégia de Criação de Conteúdo

  1. Saiba para quem você está escrevendo – seus personagens compradores devem ser sua a primeira e principal prioridade.
  2. Não basta escrever por escrever. Tenha sempre ter um propósito e se certifique de está alinhado com seus objetivos.
  3. Use um calendário editorial para ajudá-lo a planejar com antecedência, o que vai poupar muito tempo a longo prazo.
  4. Não se esqueça das palavras-chave, que vão ajudar você a ganhar o tráfego de qualidade que deseja.
  5. Escreva de forma consistente para seguir um cronograma de postagem que é gerenciado por sua equipe, mas que os leitores também podem contar com aquele conteúdo.
  6. Não copie o que seus concorrentes estão fazendo. É importante ter uma voz única para que você possa se destacar em seu mercado.
  7. Use seus concorrentes para inspiração, veja que tipo de conteúdo está realmente conversando com o seu público para ajudá-lo a debater temas em sua própria estratégia.
  8. Não gaste todo o seu tempo se preocupando em como se tornar um uma referência no seu mercado. O foco deve ser na criação de conteúdo de alta qualidade e a liderança do mercado será reconhecida em seguida.
  9. Analise as suas informações para ver que tipo de conteúdo seus leitores estão interessados e determine como você pode continuar a melhorar.
  10. Não tenha medo de mudar a sua estratégia no meio se ver que as coisas não estão funcionando.

É isso, 10 dicas para construir uma estratégia de criação de conteúdo e te ajudar a se tornar um marqueteiro de sucesso. Esperamos que tenha gostado das dicas!

Este artigo foi adaptado do original “10 Do’s and Don’ts of Building a Content Strategy“. Publicado originalmente em 2 de fevereiro de 2014.

Related Articles

20 Sites com Mockups GratuitosDescubra 20 sites com milhares de Mockups gratuitos!

Todo empreendedor criativo ama Mockups! Selecionamos 20 sites com milhares de Mockups gratuitos para você!