10 Sites que Fornecem Gratuitamente Bons Cursos Online

Quer fazer cursos online gratuitos? Não sabe onde? Confira essa lista com 10 sites de cursos online grátis para você que é designer freelancer ou criativo empreendedor e não esqueça de compartilhar.

Quem faz a escola é o aluno! Desde sempre ouvi isso, mas durante o colegial é difícil enxergar que o valor do nosso empenho vai além do boletim.

Na universidade, o pensamento tem que mudar. O que a gente vê em classe nunca deve ser o suficiente e beber de outras fontes é uma obrigação tão importante quanto levar papel e caneta para a sala de aula!

Hoje o tamanho do nosso esforço e curiosidade interfere diretamente no nosso futuro profissional.

[pbs_sidebar id=”destaques”][/pbs_sidebar]

Livros e blogs como o Vitamina Publicitária são ótimas fontes de informação e para quem sabe como usar a internet a seu favor, só a preguiça é o limite para ser um profissional acima da média.

Além dos milhares de cursos online pagos, existem portais dedicados a web educação que oferecem bons cursos para publicitários e comunicadores que dependem somente da sua disciplina.

Vou listar aqui alguns cursos online gratuitos com os quais já tive alguma experiência e espero que lhe ajudem assim como estão me ajudando.

Universidades nacionais

1. Faculdade Getúlio Vargas

logo-fgv

A Faculdade Getúlio Vargas oferece um portal de cursos com temas variados onde o conteúdo é apresentado em formato de slides. Recentemente fiz o de Marca, Produto e serviços e o recomendo tanto para designers quanto para publicitários.

2. USP

usp_logo

USP possui um ótimo portal de videoaulas, no entanto os cursos ainda estão bem distantes da nossa área de atuação, mas para os curiosos é uma ótima pedida.

Assisti a algumas aulas de história do Brasil e gostei bastante.

3. Univesp Tv

Univesp Tv

3. Univesp Tv é o céu dos curiosos, possui videoaulas que vão de temas como Democracia até outros mais sofisticados como noções de astronomia, além disso, a qualidade de vídeo, áudio e conteúdo são impecáveis.

Entre os principais parceiros do site estão a Unesp e a Unicamp, então dá para imaginar o nível dos professores, né?

Para aprender idiomas

4. SmallAdvantages

O SmallAdvantages é um canal no Youtube onde você pode aprender com um americano nativo a falar inglês melhor. Criado por Gavin Roy, que mora no Colorado, o canal passou a marca de mais de meio milhão de inscritos. O Gavin é super carismático e fala português maravilhosamente. É uma oportunidade única de aprender inglês de uma forma diferenciada. Confira um dos vídeos abaixo:

5. BBC

BBC

BBC tem vários idiomas disponíveis para aprendizado, mas a forma que se aprende é bem mais livre e adaptável às suas necessidades.

Possuem áudios/podcasts muito bons, com gramática e vários outros conteúdos que servem desde o nível iniciante até o mais avançado. Apesar de muito bom, não é recomendado para quem não possui inglês básico.

Universidades internacionais

Se já superou a barreira do idioma as coisas ficam bem mais fáceis para entrar em contato com outros materiais vindos de universidades renomadas como Havard e Yalle que podem abrir muito os seus horizontes e lhe dar ferramentas que você nem imaginou. Para isso existem portais como:

6. Coursera

Coursera

Possui um acervo com uma longa lista de universidades colaboradoras e diversidade dos conteúdos disponíveis. O ponto positivo que me fez coloca-lo na lista mesmo sem nunca ter iniciado nenhum de seus cursos é o fato de oferecerem videoaulas com tradução para vários idiomas inclusive com legendas em português.

7. Veduca

Veduca

Possui um acervo bastante variado assim como o Coursera e provavelmente como todos os outros sites dessa lista. O site é inteiramente em português, mas a maioria das aulas são ministradas em inglês tendo alguns com legendas e outros não.

A qualidade dos vídeos varia muito conforme a fonte, mas o conteúdo é sempre aproveitável.

Iniciei dois cursos recentemente que estou gostando muito. Um de ciência cognitiva e outro de Introdução ao pensamento visual que justamente pela complexidade do tema é um pouco complicado de acompanhar sem legendas, mas não é impossível.

8. Udacity

Udacity

Para quem deseja saber mais sobre design, negócios e linguagem de programação esse é um ótimo portal. Os vídeos são de boa qualidade e até onde eu vi, eles possuem preocupação em deixar a grade do curso, a biografia do professor e livros referências bem especificados e organizados.

Iniciei um sobre economia que é muito bom e dentre todos os outros que citei nessa lista, esse site é um dos melhores em relação à estrutura.

9. Learner

Learner

Oferece bons vídeos sobre história das artes e expressões artísticas, além de milhares de outros temas que vão até autoajuda.

10. Hubspot

A Hubspot é um show de software de marketing, e oferece diversos cursos para designers freelancers e criativos empreendedores que querem aprender a usar a internet para marketing e vendas, além das principais certificações do mercado.

O mais difícil disso tudo é ter força de vontade e determinação o suficiente para concluir todos os cursos que iniciar, mas aí suas prioridades irão falar mais alto e o importante mesmo é manter o foco e o interesse pelo que está aprendendo.

Além desses existem muitos outros links como mostra o Catraca livre nesse post.

Bons estudos!

Artigo publicado originalmente em 18 de outubro de 2013.

Responses

  1. Muito boa a ajuda, valeu mesmo…já me inscrevi no de “Produtos, Marcas e Serviços” da FGV.

  2. Excelente artigo com excelentes sites que fornecerem cursos online de qualidade, obrigado por compartilhar, eu gosto muito dos curso da Fundação Getúlio Vargas.

  3. Obrigado a Vitamina Publicitária por compartilhar está excelente relação de web sites que fornecer curso online gratuitos em um país que praticamente tudo é cobrado, eu já fiz alguns curso da BBC, GETÚLIO VARGAS e EDUCA e gostei muito, recomendo a todos.

  4. Amigos, muito bom post! O LiveMocha infelizmente foi descontinuado, acho que cabe a revisão. Abraços

  5. Gostaria de agradecer ao site Vitamina Publicitária por compartilhar estes excelente cursos online e gratuitos, hoje em dia a maioria dos curso são pagos e quando temos a oportunidade de curso de qualidade e sem investimentos não podemos perder a oportunidade https://asuasolucao.com/bingadsexpress

  6. Gostaria de agradecer ao site Vitamina Publicitária por publicar este artigo indicando estes excelentes curso online gratuitos, muito bom.

  7. Conheci esse site e achei excelente! Recomendadíssimo! São cursos online gratuitos e também emitem certificado. Tudo muito bem feito, fácil acesso e de muito bom gosto… Poderia adicionar à sua lista? é o Cursos ESCON (Escola de Cursos Online – https://cursosescon.com.br/) .. Grande abraço!

  8. Um dos sites de cursos online que achei muito bom e recomendo sempre é o da UP Cursos Grátis… Fáicil de usar, barato caso precise do certificado e sempre tem promoções muito boas. Acessa pelo link: https://upcursosgratis.com.br

  9. Estou realizando vários cursos no Portal Idea e são realmente muito bons. O atendimento é excelente

Os comentários estão desativados.