Categorias
Blog Digital Marketing

3 Atitudes Essenciais do Empreendedor Digital

Uma das características mais peculiares do empreendedor é o fato de ser um sonhador. O empreendedorismo inicia no sonho de construir algo melhor e diferente.

O empreendedor não gosta da vida cronometrada do emprego em que todos os dias se fazem as mesmas tarefas e a rotina leva aos mesmos resultados. O empreendedor é criativo. Ele imagina um mudo diferente e quer chegar lá. 

Mas ao mesmo tempo que tem essa característica, para que tenha sucesso, além de idealizar um projeto, o empreendedor precisa arregaçar as mangas e trabalhar no que precisa ser feito para trazer vida ao seu projeto. Por isso, para suceder o empreendedor precisa ter atitude e capacidade de realização.

Aqui vão algumas para você ser um empreendedor de mais atitude:

Tenha objetivos de curto e longo prazo definidos

Empreender é criar um negócio. E, para isso, é necessário saber onde quer chegar. Isso inicia na criação da visão de futuro. Uma visão do ideal de negócio lá na frente. Mas mais do que isso, para se chegar lá é fundamental objetivos de curto prazo que levem nessa direção.

Se você está falhando nos projetos grandes, foque nos pequenos.”

Seth Godin

Colocar objetivos menores e mais rápido de serem alcançados facilitam no progresso. Além disso, permitem celebrar pequenas vitórias ao longo do tempo de forma que se perceba a evolução.

Dica de ouro: Use um sistema de gestão de projetos como o Basecamp para gerenciar seus projetos.

Seja consistente no trabalho

O mundo de hoje é muito interessante.

Para o empreendedor digital em especial surgem novidades a todo dia. Uma hora é o Facebook, depois o Twitter, depois o Instagram, apps de todos os tipos e por aí vai. É muita tecnologia e coisa interessante aparecendo a todo momento.

Isso puxa o empreendedor digital para uma dispersão, perda de foco e procrastinação. Cuidado com ela e com a síndrome dos objetos brilhantes.

Para atingir os objetivos do negócio é importante ter consistência no trabalho. Manter o foco nas coisas mais importantes mesmo diante das distrações.

Claro, pode-se até reservar um tempo para explorar as novidades. Possivelmente essa seja uma atividade que deva fazer parte do cronograma, mas mantendo consistência diária nas entregas. Isso pode ser, por exemplo, estabelecendo uma regularidade de postagens no blog e compartilhamento de conteúdo, e assim manter essa regularidade como prioridade.

Dica de ouro: Comprometa-se a escrever todos os dias. Comprometa-se com a consistência de realizar alguma tarefa que mova seus projetos para o sucesso. Algo que seja diário e consistente.

Não tenha medo de falhar

A sociedade nos transmite uma imagem de que falhar é algo negativo. Ninguém quer ser o perdedor. Ganhar é que é bacana e divertido. Os torcedores do time que venceu o campeonato tiram sarro do rival e não o contrário. Mas a realidade do dia a dia é diferente. Falhar é necessário. Faz parte do aprendizado.

Quando ficamos com medo de falhar não fazemos o que precisa ser feito. Então perdemos a oportunidade tanto de conseguir o que queremos como de aprender o que ainda não sabemos. Para o empreendedor, melhor aceitar que a falha faz parte do processo e não ter medo dela. Torná-la bem-vinda. Um elemento de desenvolvimento. Mais ou menos como uma criança que está aprendendo a caminhar. Ela cai nas primeiras vezes. Mas não considera isso uma falha. Continua tentando até que consegue aprender a caminhar sozinha.

Empreender é uma atividade de risco. Portanto mais do que apenas sonhar e idealizar, é preciso ser uma pessoa de atitude. Alguém que faz e acontece para conseguir alcançar o objetivo. Essa é uma parte essencial do espírito do empreendedorismo e é uma capacidade que precisa ser cultivada e exercitada constantemente.

Dica de ouro: Leia o livro The Dip de Seth Godin e saiba se seu projeto tem futuro ou não.

Foto por Lucian Novosel no Unsplash.

Por Juan O'Keeffe

Juan O’Keeffe é empreendedor e pai de um menino chamado Lucas. Bacharel e mestre em Administração de Empresas pela PUC-RS, escreve sobre desenvolvimento pessoal no blog EvoluçãoPessoal.com.br.

3 respostas em “3 Atitudes Essenciais do Empreendedor Digital”

Comente: