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Eu frequentava bastante um restaurante japonês no final da rua da faculdade uma ou duas vezes por semana, porque convenhamos que a comida do refeitório não é lá das melhores.

Em um final de tarde, recordo que uma das garçonetes abordou meu amigo e perguntou, “o que vocês vão fazer depois daqui? Tem aula ou alguma prova?”. Sem entender direito a pergunta, respondemos em um tom de indagacão “não temos planos ainda…“.

Para nossa surpresa, ela simplesmente sorriu e saiu andando…

Mais ou menos 5 minutos depois ela voltou com dois Sakes na mão e disse “Eu só queria ter certeza que vocês não tem nenhum compromisso antes de trazer essas surpresas. Eu sem querer percebi que vocês estavam falando sobre provas importantes e pareciam um pouco estressados, então estes são por minha conta.”

Saúde!

Bom, é isto que os seus clientes realmente querem de você.

Não Sake (se bem que provavelmente eles adorariam), mais indo um pouco mais a fundo, o fator x que solidifica o seu negócio contra as outras opções disponíveis.

Tratando o seu cliente menos como lucro e mais como um humano, você vai aumentar significativamente a chance deles retornarem para comprar novamente.

Os clientes não querem ser comprados ou vendidos. Aqui estão 4 coisas que os seus clientes realmente querem de você que talvez ainda não saibas.

Uma Solução para seus Problemas

“Os negócios que mais educarem seus clientes serão os mais bem sucedidos” – Mark Killens, HubSpot.

Quanto antes o seu negócio deixar de lado o discurso de vendas e disponibilizar educação, soluções palpáveis para os problemas do seu cliente, melhor.

O que muitos negócios normalmente esquecem é que seus clientes não estão necessariamente buscando comprar um produto ou serviço, mas sim uma solução para seus problemas. Ao olhar os seus esforços de marketing com essa perspectiva, é mais fácil falar diretamente com as necessidades do seu cliente.

Existem milhares de produtos e serviços sendo vendidos atualmente, mas são poucos os negócios que fornecem recursos sem custo ao invés de um discurso de vendas.  Foque em disponibilizar uma solução para os problemas de seu cliente em potencial acima de qualquer coisa, e estará não apenas diferenciando-se da concorrência, como gerando uma reputação positiva para o seu negócio.

Uma Experiência Engajadora

A experiência do cliente com o resultado dos esforços do seu negócio vão determinar a forma com que as pessoas interagem com você, e também as suas decisões de compra.

Como que seus clientes esperam que o seu website seja e funcione? Qualquer coisa menos do que o esperado tem o poder de influenciar negativamente o seu negócio.

Você quer ter certeza que o seu website foi criado primeiramente para humanos, acima de qualquer coisa. Tem que fluir visualmente e ter uma navegação simples.

Crie o seu website e seu conteúdo em torno das suas metas para ter certeza que seus visitantes vão receber o que estão em busca, seja uma informação geral de graça ou ampliar as suas chances de compra.

Uma Resposta às suas Dúvidas

Se você não responder às perguntas de seus clientes, como eles vão saber que você ouviu eles? 

Enquanto você acha que não tem tempo, seus clientes aguardam uma resposta sua. Seja um feedback positivo, negativo, solicitado ou não, os clientes esperam que os negócios valorizem as suas dúvidas.

Monitorando frequentemente as interações sociais do seu negócio, comentários no blog e avaliações dos clientes você estará mais preparado para responder a feedbacks negativos, e muito mais poderoso pra contornar situações antes de virarem uma bola de neve.

Mais que Apenas uma Venda

Existem tantas compras que são realizadas pelos clientes diariamente que é extremamente difícil diferenciar uma da outra se não acontecer algo extraordinário nesta transação.

O seu cliente espera por mais do que a nota fiscal e a porta fechada para a comunicação no final da venda.

Deixe a porta aberta para conversas, perguntas, sugestões e interações adicionais e isto vai ajudar o cliente a ver no seu negócio uma luz única. Uma luz tão forte que apenas um serviço de atendimento ao cliente satisfatório não pode emitir.

Se um valet pode ganhar uma gorjeta de 20% a mais do que você pagou as estabelecimento só porque ele não mexeu no seu banco, pense em como o seu negócio pode ser beneficiado em ir um quilometro além do que o cliente espera. (Fonte: Jornal da Psicologia Aplicada).

Um e-mail com recursos adicionais, um cupom ou um cartão com um simples obrigado vai ajudar a fortalecer o relacionamento que você desenvolve com seu cliente e aumentar significativamente a chance dele comprar novamente com você.

Este artigo foi adaptado do original “4 Things Your Customers Really Want From You“.