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6 Formas de Engajar com Conteúdo

O engajamento vem do conteúdo. E qual é o conselho mais básico sobre conteúdo? Crie um bom conteúdo. Mas o que é exatamente isso? O que faz ele ser realmente bom?

O engajamento vem do conteúdo.

E qual é o conselho mais básico sobre conteúdo? Crie um bom conteúdo.

Mas o que é exatamente isso? O que faz ele ser realmente bom?

  • Relevância, pontualidade e contexto
  • Informar, divertir ou emocionar
  • Apresentação
  • Audiovisual
  • Convite aos comentários

Vamos a eles.

#1. Relevância, pontualidade e contexto

O que você está postando precisa ser significativo para seu público-alvo.

Se a sua ONG trabalha contra o tráfico humano, então é provável que seu público queira informações relevantes sobre o assunto.

E se isso cria laços com alguma notícia atual ou viral, melhor ainda. Isso não significa que você não possa postar um conteúdo que tem pouco ou nada a ver com a sua missão, mas se o seu conteúdo é sobre algo que a sua comunidade tem interesse, com a legenda certa, até mesmo um meme pode comunicar a sua mensagem.

#2. Informar, divertir ou tocar

Informar poderia descrever o que aquela sua ONG, do exemplo acima, compra com doações ou como os dados estão sendo usados para encontrar as pessoas que precisam de sua ajuda.

Você pode mudar isso com um conteúdo que aborda algo semelhante, mas faça isso dando ênfase em encontrar o humor em situações problemáticas ou de fazer as lutas envolvidas mais reais e assim criar empatia.

Mantenha a mistura vitaminada para que sua comunidade possa encontrar algo em sua timeline que agrada a eles.

#3. Apresentação

Estude suas palavras, mesmo que a plataforma permita que você escreva muito. Menos é mais.

Escreva a primeira frase com o intuito de chamar a atenção. Tenha cuidado com a gramática e pontuação. Se você estiver usando uma plataforma que permite hashtags, use-as separadas do texto – um post é mais difícil de ler quando cada palavra do título ou descrição tem # na frente dele.

#4. Audiovisual

Se selfies nos ensinaram alguma coisa, é que as pessoas adoram imagens. E plataformas como Twitter tornaram o seu compartilhamento mais fácil do que nunca.

Ainda assim, uma inclusão ocasional de um áudio irá proporcionar variedade ao seu fluxo de conteúdo. Podcasts, gifs animados, Slideshares ou gráficos com narração e vídeo são formas diferentes de se envolver com a sua comunidade e dar um novo ar às suas mensagens.

#5. Peça para as pessoas comentarem

Sempre pense no seu conteúdo tendo em mente a ideia de convidar as pessoas para comentar ou colaborar. Esta é a forma mais básica do engajamento. Se você consegue fazer isso, vender algo em seu conteúdo vai ser muito mais fácil. O importante é ter o objetivo claro.

Perguntas como “você faria isso?”, ou “como é que você conseguiu?” sempre foram boas, mas você ainda pode usar hashtags para um comentário informal ou mesmo uma piada.

Além disso, como o exemplo acima indica, usar hashtags para expressar emoções pode levar ao engajamento porque são nossas emoções que nos envolvem e nos fazem comunicar.

O bom conteúdo começa com uma boa ideia. O que você procura fazer é traduzir sua missão em uma conversa de fácil compreensão. E assim como você não iria poupar seus sentimentos quando fala com um amigo, você deve mantê-los em suas comunicações sociais.

#6. O sexto ponto

Se você está contando, sabe que cobrimos apenas 5 pontos. O sexto não é algo que você pode incluir no conteúdo.

É uma resposta.

Muitas vezes nos concentramos no que podemos dizer ao invés de ouvir. Para realmente promover o engajamento em suas contas de mídia social, preste atenção no que está inserido nelas.

E responda. Mesmo que você não diga nada mais profundo do que “amei isso” ou “rs” você está se conectando com alguém e que irá incentivá-lo a voltar e se conectar.

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Este artigo foi adaptado do original, “Six Points for Good Content Leading to Engagement”, do Social Media BirdBrain e traduzido em “6 características do bom conteúdo que leva ao engajamento” do The Growth Hacker.

Foto da aliança via Shutterstock.

Por Daniel Zollinger Chohfi

Daniel Zollinger Chohfi é empresário, publicitário, e ajuda empreendedores a construírem seus negócios com a internet.

Há mais de 15 anos no mercado, já foi dono de agências de marketing digital no Brasil, morou nos EUA, e é editor-chefe do Vitamina Publicitária, eleito como um dos melhores blogs de marketing pela Hubspot. Recentemente foi destaque na Copyblogger, considerada a bíblia do marketing de conteúdo pela VentureBeat.

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