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Estudos comprovam que as taxas de conversão para marcas que utilizam marketing de conteúdo são de 6 a 7 vezes superiores. (Fonte: Aberdeen Group)

Com uma forte estratégia de marketing de conteúdo em prática, as empresas descobriram que são capazes de melhorar a sua aquisição e conversão de clientes fornecendo conteúdo sob medida que atenda às necessidades em cada fase do processo de compra.

Enquanto os profissionais de marketing tradicionais questionavam a eficácia do marketing de conteúdo, estão atualmente menos focados no “se funciona” e mais focados no “como funciona”.  O problema com o marketing de conteúdo é que o conteúdo oferecido tem de ser extraordinário para que as estratégias realmente funcionem. Conteúdo fraco vai acabar com a credibilidade antes que possa trazer para o cliente pelo menos uma conversão.

Será que o seu conteúdo vai se destacar no mercado? Será que vai dar lucro?

Vamos apresentar 3 dicas para você pensar mais estrategicamente para que possa começar a produzir um conteúdo que realmente converta.

 

Identifique a sua audiência

Quem são as pessoas que mais provavelmente irão se tornar clientes?

O objetivo é começar a disponibilizar conteúdo que eles realmente desejam consumir; conteúdo que não aparente ser “marketing”.

Comece perguntando a si mesmo perguntas como:

  • Qual é o papel que os meus clientes ideais têm em seu local de trabalho?
  • Quais são os seus interesses e desafios?
  • Onde é que eles normalmente “se divertem” on-line?
  • Quais são as suas características demográficas?

Ao definir estas questões, você é capaz de descobrir informações sobre seus clientes potenciais que vão simplificar a maneira de como criar conteúdo para eles. Especificidades como estas melhoram seus esforços de segmentação, fornecem informações suficientes para personalizar o conteúdo e movem as personas mais perto de uma decisão de compra positiva.

 

Atenue os pontos de dor

Este é o ponto principal. Você precisa resolver um problema!

A sua equipe de vendas ou gerentes de conta são quem realmente conhecem os pontos de dor e as perspectivas de seus clientes. Provavelmente o melhor que você tem a fazer é marcar uma reunião com eles agora pra ter os insights que precisa.

Para que você possa levar os seus clientes pelo funil de vendas de forma eficiente, fique fluente na língua deles. O que tem realmente no seu produto ou serviço que  atrai eles pra você? Qual é o problema principal que você resolve?

Os pontos de dor são fundamentais para os seus esforços de marketing porque tem a capacidade de diferenciar os clientes comuns dos clientes “certos”, “ideais”, aqueles que você realmente quer atingir.

Você quer ter certeza de que os clientes que você está atingindo são os clientes para os quais a sua empresa pode realmente oferecer soluções sob medida.

E por isso é tão importante? Bom, clientes felizes certamente nunca fizeram mal algum a reputação de um negócio.

 

Torne-se um solucionador

Você quer criar conteúdo que pode falar por você quando não estiver presente. Recursos autônomos que são fortes suficiente para fornecer rapidamente respostas às perguntas dos clientes e tornarem eles consumidores.

Você quer usar o seu conteúdo para pintar um quadro das soluções estratégicas que os clientes precisam colocar em prática a fim de aliviar os seus pontos de dor.

Ao pensar e agir como um solucionador, você é capaz de trazer um nível inesperado de valor ao seu relacionamento com os clientes em potencial. Isto não só serve como uma forma de diferenciar-se da concorrência, mas permite posicionar-se sob a luz mais favorável possível.

Usando os insights que você recebeu para orientar a direção da sua criação de conteúdo futura, você vai descobrir que o tempo e a energia que você coloca para a criação de conteúdo vão se tornar muito mais rentáveis.

É importante que os criadores de conteúdo orientem de forma clara as abordagens que visam transmitir o valor de seu produto ou serviço sozinhos. Pense menos no discurso de vendas e mais educação que você quer transmitir.

Quanto mais você ajuda seu público, mais provavelmente eles irão voltar para seu site e, finalmente, converter.

Este artigo foi adaptado do original “3 Content Creation Tips Every Business Needs to Know