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Mesmo com todas as táticas e as novas tecnologias de marketing disponíveis atualmente, é o e-mail marketing que se mantém como o mais efetivo.

Uma famosa pesquisa da Experian apresentou que $1 investido em e-mail marketing retorna $44,25 para os marketeiros.

Este fato ilumina a familiaridade e o conforto dos consumidores com o e-mail, e a universalidade desta forma de marketing.

Neste post eu gostaria de apresentar algumas das melhores práticas do que fazer e o que não fazer para atrair e nutrir clientes em potencial com as suas campanhas de e-mail marketing.

Vou primeiro mostrar como não fazer e-mail marketing. Os dias de comprar listas de mailing, realizar o upload no seu CRM e enviar campanhas não solicitadas acabaram.

Com as legislações como CAN-SPAM e os filtros avançados de e-mail, essas táticas antiquadas vão mais provavelmente bloquear o seu provedor e proibir você de enviar qualquer e-mail.

Ao invés disso, os marketeiros tem que construir uma lista de e-mails cadastrados voluntariamente que anteciparam a comunicação que será realizada de conteúdo de alta qualidade que eles sabem que será entregue para eles.

Gere Clientes Potenciais com E-Mail Marketing

Quando falamos em gerar leads com e-mail marketing é necessário primeiro definir um lead.

Um lead é alguém que preenche um formulário no seu Website, realiza o download de um e-book, ou até uma pessoa que fez parte de um webinar da sua empresa, certo?

Normalmente é assim que os marketeiros definem um lead. Porém, a verdade nua e crua é que muitas vezes a pessoa que realizou o download do seu ebook pode estar interessada somente no conteúdo do ebook.

Este indivíduo pode não ter interesse real na sua categoria de produtos ou serviços.

Nosso trabalho como profissionais de marketing é pegar esta pessoa não interessada e nutrí-la ao longo do tempo para envolvê-la até que tenha vontade real em comprar os seus produtos e serviços. Para alcançar esta façanha, utilizamos e-mail marketing.

A pergunta real inicia quando tentamos enxergar como engajar com milhares de pessoas que estão em estágios de compra tão diferentes no seu ciclo de vendas?

lém disto, como entregar conteúdo realmente relevante para eles na hora certa e de uma forma não invasiva?

A forma mais eficiente de realizar este processo é utilizando as funcionalidades de automação construídas nos softwares de e-mail marketing.

Nutrindo Leads com Softwares de Automação de Marketing

Os softwares de automação de marketing disponibilizam para os profissionais criar rotas de marketing.

Uma rota de marketing é uma coleção de e-mails entregues de tempo em tempo para um tipo específico de comprador, seja no ciclo de venda, ou de acordo com a sua área de interesse. Também são conhecidos como programas de marketing.

Vamos ilustrar um exemplo.

Se você é um gerente de marketing em uma consultoria de TI, poderia criar rotas de marketing para indivíduos como o comprador técnico, o financeiro e o usuário final.

Também é interessante criar rotas para assuntos como segurança, infraestrutura e backup.

Como marketeiro você pode criar e agendar estes e-mails antecipadamente, permitindo desenhar uma comunicação coesiva que será de grande valia para seus clientes em potencial.

Assim quando as suas rotas de marketing estiverem criadas, você pode facilmente adicionar os clientes seja manualmente ou de acordo com o acionamento de gatilhos comportamentais, como a abertura de e-mail ou o clique em um link específico.

A consistência e alta relevância desta comunicação por e-mail ajuda você a construir credibilidade e confiança com os clientes em potencial.

E claro, mantém a sua marca no top-of-mind para quando os tomadores de decisões estiverem prontos para tomá-las.

Criando E-Mails para a Geração de Leads

Quando desenvolver campanhas de e-mail marketing com o objetivo de levar os clientes mais a fundo no ciclo de vendas, existem algumas táticas e elementos que os profissionais de marketing devem estar atentos.

Confira algumas táticas:

  • Assunto: O assunto determina se o cliente vai ler o seu e-mail. Então invista tempo pensando em formas de melhorar a sua linha de assunto. Algumas ideias são: Crie linhas de assunto claramente voltadas aos problemas do seu cliente em potencial, personalize com o nome deles e adicione uma ação, como por exemplo “Faça o download do eBook” ou “Confira como solucionar este seu problema”…
  • Seja breve: Clientes em potencial são bombardeados com centenas de e-mails por dia. Deixe o seu e-mail conciso e engajador.
  • Use Imagens: Cintando uma profissional de marketing de conteúdo amiga chamada Amanda Sibley, o cérebro compreende imagens 60.000 vezes mais rapidamente do que texto. Então use texto para reforçar a sua mensagem para a sua audiência.
  • Integração Social: Como profissionais de marketing nós queremos que os leitores compartilhem o nosso conteúdo com a sua rede de relacionamento e a melhor forma de facilitar isto é adicionar integrações sociais como botões para compartilhamento. Lembre que cada leitor tem a sua rede social favorita, então disponibilize opções para a rede social predileta dele, seja o Google+, Facebook, Twitter, Linkedin ou Pinterest.
  • CTA: Para mover os leads efetivamente avante no funil de vendas, você precisa educá-los sobre os seus produtos ou serviços. A forma mais simples é fazê-los consumir o seu conteúdo, seja ele qual for: ebooks, seminários on-line como webinários, vídeos, slides, estudos de caso ou outros. Use palavras de ação como faça, realize, download, registre, leia ou experimente. Dê a eles um próximo passo após ler o seu e-mail, como se registrar para um webinar.

Conclusão

E-mail marketing, mesmo não sendo a tática mais sexy, continua sendo a mais efetiva na missão de levar os seus clientes mais a fundo no ciclo de vendas.

Se você gerencia um banco de dados de clientes em diferentes estágios de compra, implemente um software de automação de e-mail marketing para o seu negócio.

Depois crie as suas rotas e programas de marketing e comece a conversar com eles através de comunicações relevantes em escala.

Finalmente, lembre-se do básico em criar um e-mail.

Uma linha de assunto objetiva e concisa, imagens relevantes, integrações sociais e forneça uma forma para um próximo passo para os seus leitores. Implemente estas táticas e veja o engajamento dos seus clientes em potencial dispararem!

Para começar a fazer e-mail marketing, use o MailChimp!

Este artigo foi adaptado do original “How to Generate and Close More Leads With Email Marketing” e a foto do rascunho é da Shutterstock.


Daniel Z. Chohfi

Daniel Zollinger Chohfi é empresário, publicitário, e ajuda empreendedores a construírem seus negócios com a internet.

Há mais de 15 anos no mercado, já foi dono de agências de marketing digital no Brasil, morou nos EUA, e é editor-chefe do Vitamina Publicitária, eleito como um dos melhores blogs de marketing pela Hubspot. Recentemente foi destaque na Copyblogger, considerada a bíblia do marketing de conteúdo pela VentureBeat.

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