Atendimento, Mídia, Diretor de Arte e Redator: você, com certeza, sabe dizer uma característica peculiar a cada profissional, mas comum da função.

Segundo o mundo da publicidade, o Atendimento está sempre contra o pessoal de Criação. O Mídia está sempre reclamando da verba. O Diretor de Arte tem um ego maior que a agência em que trabalha e é sempre injustiçado pelo restante do mundo por ter suas ideias, muitas vezes, reprovadas (ou aprovadas com alteração) pelo cliente. O Redator é o parceiro do Diretor de Arte, o cara chato que vive pedindo para abrir o arquivo porque tem alteração.

Daí, eu pergunto: de que adianta TANTO estereótipo assim? Mais do que isso: de que adianta ser mais um seguidor desse conceito engessado?

Já vi muito Atendimento se desdobrar (e brigar) com o cliente defendendo a ideia do Diretor de Arte. Já vi muito Mídia fazer milagre com a pouca verba do cliente. Conheço Diretor de Arte que está sempre disponível pra trocar ideia, pra refazer, pra ouvir pitaco no seu layout. E muito Redator atuando como protagonista e não só como a dupla do Diretor de Arte.

É estranho saber que num mundo em que se trabalha diariamente e constantemente por novas ideias, estejamos agarrados a conceitos tão antigos e tão limitadores. É mais estranho ainda saber que seguimos estereótipos que, muitas vezes, nem sabemos de onde surgiram.

Assim, em ritmo de campanha política (ainda): não seja um militante do PEP – Partido do Estereótipo Publicitário.

ABAIXO AOS ESTEREÓTIPOS.
ABAIXO AO PRÉ-JULGAMENTO.
Por uma publicidade mais humilde e mais humana!

Foto da caixa via Shutterstock.