Hoje toda a empresa quer estar nas redes socais, mas nem todas estão fazendo isso do jeito certo.

Saber que Twitter e Facebook não são lugar para propaganda da própria empresa já é meio caminho andado, mas sem ter um planejamento para essas redes sociais corre-se o sérios ricos de ver essas canais se transformarem em SACs. E onde há um SAC há RECLAMAÇÕES.

Imagine um cliente buscando determinada marca. Ele encontra o perfil dessa marca no Twitter e tudo que ele encontra são respostas a reclamações. Se estar nas redes sociais era uma boa idéia a princípio, ela acaba fazendo o serviço contrário, denigre a imagem da empresa.

Uma solução que algumas empresas encontraram para isso é criar perfis próprios no Twitter apenas para SAC, como é o caso da Claro e da Cyrela. Aliás, telefonia e construtora são algumas das campeãs de reclamações…

Mas os problemas são pararam por ai. Afoitos por atender o cliente prontamente, as empresas fazem monitoramento nas redes sociais e muitas vezes a abordagem ao cliente acaba sendo invasiva.

Vendo que o perfil nas redes trás uma chuva de reclamações, muitas empresas relutam em entrar nelas porque acha que não funcionam. Na verdade, se bem utilizadas, Twitter, Facebook e afins são ferramentas poderosíssimas. Mas de nada adianta se o serviço offline não for bom #ficaadica