Post de Tatiana Nascimento ( Poka )
Se você, como eu, não é jornalista de formação, mas trabalha com conteúdo, isso também vale pra você.
Aquele ditado de “saber vender seu peixe” nunca foi tão real. Se antes o jornalismo era uma profissão romantizada, de apurar e mostrar a verdade, hoje, para sobreviver no mercado é preciso saber que o conteúdo é um produto, e um produto que vence rápido, assim como uma fruta. Notícia velha não vende e fruta passada também não.
Você, como produtor de conteúdo, sabe conquistar sua audiência? Veja o feirante, ele sabe o que dizer pra convencer, a hora de baixar o preço, como negociar… E isso porque ele sabe quanto vale o seu produto e conhece bem o seu público. Para que seu conteúdo seja realmente relevante você deve saber essas duas coisas: quanto vale a sua informação / seu trabalho, e o que o vai impactar sua audiência.
Isso não quer dizer que você tenha que dizer só o que sua audiência quer ouvir sempre. Calma, o mercado não matou o idealismo. Mas saber onde, quando e como dizer é o que vai garantir sua sobrevivência no mercado. Informação é um produto valioso, então procure entender bem como funciona esse mercado.
E claro: vá mais a feira ;D
Gostou deste artigo? Então torne-se fã do Blog no Facebook!