Com as opções infinitas que a web nos traz, fica muito difícil separar o que é conteúdo relevante, de qualidade, do resto. É cada vez mais informação, ao passo que todos nós temos cada vez menos tempo.
Assim, a forma como absorvemos esses conteúdos pode ser comparada a um fast food: temos que consumir tudo rapidamente, entre muitas opções, mas que nem sempre são as melhores.
E da mesma forma como em uma dieta é preciso fazer opções saudáveis, com o conteúdo web é a mesma coisa. Saber selecionar o joio do trigo nesse mar de informação é fundamental para se ter o melhor aproveitamento.
Para auxiliar nessa tarefa, surgiu um novo perfil de profissional: o curador de conteúdo. Ele acaba agindo como um nutricionista, nos ensinando quais são as melhores opções de informação para consumir.
A Curadoria de Conteúdo é uma realidade para a comunicação on-line, pois estamos constantemente sendo inundados com anúncios, artigos e outras formas de informações diárias. Entender esse conceito é essencial para ajudar seu público a ver apenas as notícias ou as atualizações mais importantes.
Dessa forma, a curadoria devolve o poder às marcas e às publicações. Em um cenário em que qualquer um pode produzir conteúdo, a decisão de coletá-lo e apresentá-lo através de curadores de conteúdos de confiança envolve mais riscos e, portanto, tem mais valor para o consumidor final.
Lembra da frase “você é o que você come”? Na web, você é o conteúdo que consome e que compartilha. Então, faça boas escolhas! #fikadica ;D
Autora: Poka Nascimento ( Tatiana )