A gente já sabe que o conteúdo é rei no Marketing Digital.
Também já sabemos que sem definição de persona não se vai a lugar nenhum. Inclusive, sabemos que a análise constante é parte importantíssima desse processo.
Se já temos consciência de tudo isso me pergunto por que ainda não estamos olhando com atenção para o planejamento? Como ter conteúdo de qualidade sem planejar? Como definir persona sem planejar o que devemos considerar? Como analisar métricas sem planejar ações?
Planejamento é a peça-chave de qualquer estratégia. Ele permite que erros sejam cometidos sem que haja comprometimento do processo como um todo.
Cada ação precisa ser aprimorada com cuidado. É preciso verificar como cada passo refletirá na etapa seguinte e, ainda mais, como contribuirá com a etapa anterior.
Documentando o planejamento
A forma que se escolhe para documentar o planejamento pode contribuir ou atrapalhar o trabalho. Planilhas, tabelas, documentos, softwares ou sistemas precisam ser estudados para que deem conta da demanda de trabalho e que sejam práticos.
A ferramenta escolhida precisa ser adaptável às diferentes necessidades da estratégia. Essa flexibilidade aumenta as possibilidades de criação de ações em busca de um resultado efetivo.
Redator via Shutterstock.
Michele
Redatora publicitária, gerente de pauta e leitora assiduamente assídua. Graduada em Letras, mas amante e aprendiz da Publicidade e, principalmente, de Marketing de Conteúdo. Entre em contato no Facebook.