A questão é simples e faz parte do cotidiano de muitas agências: Quanto o cliente está disposto a investir no plano de mídia? Isso depende das boas ideias.
As possibilidades de meios para promoção aumentam a cada dia, mas os anunciantes estão preocupados com o direcionamento de suas verbas.
[Gráfico: “Indicadores de Mercado”, elaborado pelo Interactive Advertising Bureau (IAB Brasil). http://www.iabbrasil.org.br/indicadores/Indicadores-de-Mercado-IAB-Brasil.pdf]“O BV foi pro saco!”, mas a Televisão continua com a maior parte do bolo. O segundo lugar fica para a internet, a era do advento das mídias sociais que trazem diversos pontos atrativos, como exemplo, o baixo investimento comparado aos principais veículos de massa, e a possibilidade da segmentação de público com mensuração exata da audiência.
Aqui está o vídeo “Prometeus a Revolução da Mídia” da empresa italiana Casaleggio. Uma visão da mídia e da convergência da Internet. Com uma “Previsão” talvez bizarra, mas não absurda sobre o futuro da mídia. Está legendado em português.
Onde eu solto a Campanha?
O seu roteiro deve começar pelas migalhas deixadas pelo seu público, por onde ele andar você tem que passar. Outra coisa é o tamanho da sua criatividade e talvez a profundidade da sua ideia.
A integração de mídias pode ser a sua melhor opção de promoção. Crie a campanha e desenvolva uma linguagem para cada plataforma. Não esqueça que sua audiência é formada por pessoas e algumas delas não estão ligadas a tudo.
“O ÚNICO MEIO SOCIAL É O SER HUMANO. TODO O RESTO É TECNOLOGIA.” STEFAN HARZEVOOT
O offline é onde tudo acontece, então porque não aparecer durante uma “partida de futebol” ou uma “novela das 8”?