Produzir conteúdo é uma tarefa que nunca termina e dá muito trabalho.
Muito mesmo. Quem já trabalha com Marketing de Conteúdo sabe do que eu estou falando!
E além da preocupação com os acertos no trabalho, é imprescindível estar atento aos erros que condenam uma estratégia (aparentemente infalível) ao fracasso.
Na maioria das vezes, eles estão tão enraizados culturalmente que passam despercebidos e até podem ser confundidos com atalhos para a vitória.
Repasse mentalmente sua forma de trabalho, de produção, e confira se você e a sua equipe estão cometendo algum dos deslizes.
Lembre: sempre há tempo de mudar e melhorar!
1. Escrever sem pesquisar
A menos que você seja o rei da informação, o Google humano, não há justificativa para iniciar a produção de posts, infográficos, eBooks ou qualquer outro material sem uma prévia pesquisa sobre o assunto. E ponto final!
Se você precisar, let me Google that for you.
2. Acreditar em tudo que encontra
Pesquisar é essencial. Selecionar fontes realmente confiáveis é primordial. Afinal, você não quer ser reconhecido de maneira negativa pela sua persona, não é mesmo? O objetivo é tornar-se autoridade em conteúdo e não mais um 171 da internet!
3. Imagens FREE
Sabe aquela primeira foto de uma pesquisa do Google? Faça de conta que ela não existe! O Google pode ser uma fonte de inspiração, mas nunca pode ser considerado o principal meio de encontrar boas imagens.
Se você insistir em ficar na pesquisa de imagens, você corre um sério risco de “se apropriar” de imagens com direitos autorais e, ainda, usar imagens já utilizadas pela concorrência, caindo no senso comum e indo na contramão do seu objetivo!
4. Diga não ao textão!
As redes sociais sem dúvidas são um canal de disseminação de conteúdo bastante eficazes. Mas, para alcançar esse sucesso, é preciso saber utilizar os recursos que cada plataforma oferece.
Duplicar desenfreadamente os textos sem analisar com cuidado qual a linguagem e a postura de cada rede é um tiro no pé!
5. Publicar a primeira versão
Tudo bem que a internet permite a correção de erros em tempo real, mas não é por isso que você vai viver perigosamente e sair publicando tudo que escreve de primeira.
Mais do que nunca vale o ditado: a pressa é inimiga (mortal) da perfeição!
Não se sinta a mosca do cocô do cavalo que não entrou no filme se você verificou que comete os erros citados.
Como falamos no início, sempre é tempo de mudar o foco e adotar uma nova postura para atingir novos e melhores resultados!
E as inscrições para o Curso Redação Publicitária com foco em Produção de Conteúdo estão abertas!
Hipster via Shutterstock.
Michele
Redatora publicitária, gerente de pauta e leitora assiduamente assídua. Graduada em Letras, mas amante e aprendiz da Publicidade e, principalmente, de Marketing de Conteúdo. Entre em contato no Facebook.