Outro dia ouvi uma frase engraçada: “Se o conteúdo é o rei, a usabilidade é o castelo”. Por mais brega que soe, a ideia faz muito sentido. Um bom conteúdo precisa, além de um bom layout, de uma boa navegabilidade.
Se você é redator web ou web designer, existem algumas coisinhas sobre usabilidade que precisa saber. Porque não, um site não é só conteúdo e visual; se ele não for funcional não vai ser bom.
Pra começar, o que é usabilidade? Existem N definições, dependendo do contexto, mas de modo geral podemos dizer que a usabilidade é procurar a maneira mais simples de fazer alguma coisa. Para nós, com relação à web, usabilidade significa, grosso modo, tornar a navegação melhor.
Não adianta ter um layout bonito e um texto super criativo e otimizado, se o usuário não for capaz de fazer tarefas básicas que a ideia propõe. Além de pensar na exposição, todo profissional de web deve ter essa preocupação com tornar a vida do usuário mais fácil.
É impossível falar em usabilidade sem mencionar as 10 heurísticas de Nielsen, o pai da usabilidade. Elas resumem bem tudo o que é necessário saber:
- Visibilidade do status do sistema
- Correspondência entre o sistema e o mundo real
- Controle do usuário e liberdade
- Consistência e padrões
- Prevenção de erros
- Reconhecimento ao invés de lembrar
- Flexibilidade e eficiência de utilização
- Estética e design minimalista
- Diagnóstico e recuperação de erros
- Ajuda e documentação
A verdade é que usabilidade tem a ver com se colocar no lugar do usuário e com organização. Uma ótima maneira de aprender mais sobre o tema é participar de testes de usabilidade. Garanto que você vai sair de lá cheio de ideias também sobre como melhorar o seu trabalho ;D