fbpx

Um estudo realizado pela Universidade de Michigan revelou que empresas que se comunicam melhor com seus funcionários apresentam margens de vendas e de lucro mais expressivas. Segundo o estudo, um aumento de 5% na satisfação dos funcionários provoca o crescimento de 2,5% na satisfação dos clientes e de 1,5% na margem de lucro da empresa.

Apesar disso, quase todas as empresas apresentam problemas na sua comunicação interna, e no Brasil não é diferente. Uma pesquisa feita pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje) mostrou que 32,9% dos participantes acreditam que a comunicação exclusiva para o nível gerencial não existe. Quando perguntadas sobre “Qual é o principal veículo de comunicação interno disponível na empresa?”, 26% responderam jornal impresso, seguido de intranet, revista, jornal-mural, email, boletim, comunicação face a face, vídeo jornal e outros.

O que se pode identificar no geral é que a comunicação interna ainda é vista como um mero mural, apesar dos recursos tecnológicos disponíveis, como intranets, a informação ainda é passada em uma via de mão única, não há interação.

Em contrapartida, quando os responsáveis por essa área são questionados sobre as ferramentas, todos são unânimes em dizer que gostariam de mais feedbacks, de uma comunicação mais integrada, porém não sabem como fazer isso.

É irônico pensar que, na era da comunicação 2.0, das redes sociais, do diálogo, em que as empresas estão tomando cada vez mais consciência sobre a importância das mídias sociais para seus negócios e realmente investindo nisso, isso só se aplica para a comunicação externa, com os clientes. Investe-se pouco em comunicação interna, e mais grave do que isso: não se dá a devida importância a ela.

Comunicar-se bem os funcionários, manter a equipe conectada e interagindo é fundamental para o sucesso dos negócios. Enquanto as empresas não compreenderem a importância disso, por mais que tenham um ótimo plano de mídias sociais externo, estarão deixando de ganhar muito por não explorar seu potencial interno.