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A curadoria no desempenho do marketing de conteúdo

Criar conteúdo original é um trabalho intenso. Mesmo nas companhias que têm todos os recursos de redação necessários (e essas são exceções à regra), faz sentido praticar curadoria de conteúdo. A curadoria é necessária para que a empresa seja útil na web, pois auxilia na busca, filtragem e compartilhamento em redes sociais.

Ao longo do tempo, a curadoria bem feita ajuda a associar os tópicos que vão sendo indexados com a empresa que está fazendo a curadoria. Quando uma companhia faz um bom trabalho definindo propostas de vendas ou o que ela defende, esses conceitos ajudam a determinar temas editoriais em tudo, desde calendários de conteúdo até tópicos que impulsionam o conteúdo nas mídias sociais em que ele está sendo curado.

Em combinação com conteúdo original e participação na indústria, a curadoria pode ser muito poderosa ao criar visibilidade e credibilidade. Curadoria de conteúdo facilita muito nos objetivos do marketing de conteúdo:

  • Coletando de informações eficientes e focadas, agradando a consumidores que buscam uma “fonte única” num assunto específico;
  • Aumentando a visibilidade da sua marca como autoridade no assunto, adicionando conteúdo aos comentários da indústria;
  • Facilitando o networking nas esferas de influência da sua indústria, coletando dados e compartilhando conteúdo de membros influentes da sua comunidade, colocando você no radar deles, resultando em menções e links.
  • Atraindo links de fontes sociais, como Twitter e Facebook. Links sociais podem atrair tráfico, influenciando visibilidade em buscas.
  • Atraindo links de outros sites, o que pode também aumentar seu tráfego e influenciar na visibilidade em search engines como Google e Bing.
  • Mantendo a base engajada, como parte de seus esforços de engajamento.

Misturar conteúdo novo com a filtragem e manutenção de outras vias de comunicação é uma solução viável e produtiva para dar aos consumidores um fluxo constante de conteúdo de alta qualidade e relevância. Existem muitos serviços bons e gratuitos que podem facilitar essa tarefa, como Storify, Paper.li, Silk, News.me, Scoop.it e muitos outros. Mas lembre-se: software pode ajudar mas, sozinho, não é a solução.

As melhores ideias para curadoria e criação de conteúdo virão de uma análise específica de seus consumidores e de sua indústria. A chave aqui é fazer a lição de casa de entender o quê motiva sua comunidade e montar um mix interessante de conteúdo indexado, reutilizado e original para inspirá-los a engajar e comprar. Pense bem sobre a utilidade do conteúdo que você cria e promove.

A pura criação demanda muito trabalho. Por outro lado, só a automação não cria engajamento. A curadoria de conteúdo provê o melhor dos dois mundos.

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