As redes sociais já são realidade em quase todas as empresas, são mais um canal de comunicação com o público. Mas ai vem a questão: quem deve gerir os canais da empresa, uma agência especializada em social media ou a assessoria de imprensa?
A assessoria de imprensa já faz boa parte do trabalho de comunicação da empresa, mas acaba ficando apenas na divulgação e isso pode contaminar o trabalho em social media. Redes sociais são canais e interação e não podem ser encarados apenas como meio de divulgação de releases sobre a empresa, é uma via de mão dupla.
As agências especializadas, por outro lado, focam muito no planejamento, mas pouco no operacional. Esses canais pedem produção de conteúdo constante, e muitas agências pecam nesse quesito, pois ficam apenas replicando conteúdos.
O ideal seria uma associação dessas duas frentes de trabalho, a assessoria com a produção de conteúdo e a agência no planejamento e gerenciamento. Mas é preciso um trabalho de integração para o alinhamento dessas duas frentes, afinal, são empresas diferentes trabalhando juntas e esse nem sempre é um processo fácil.
Empresas menores, que não podem arcar com o custo desse tipo de trabalho mais especializado tem a opção de investir em um bom profissional de social media, para gerar conteúdo próprio, operacionalizar os canais e gerar relatórios. Seja qual for a opção, o importante é entender a seriedade que esse trabalho requer, afinal, é uma grande exposição para a empresa, e ela deve estar preparada para lidar com isso da melhor maneira.
Deixo vocês com um vídeo da Expo Y do ano passado que trata do papel da assessoria de imprensa nas redes sociais:
Autora: Poka Nascimento (Tatiana)