Agência ou Assessoria?

As redes sociais já são realidade em quase todas as empresas, são mais um canal de comunicação com o público. Mas ai vem a questão: quem deve gerir os canais da empresa, uma agência especializada em social media ou a assessoria de imprensa?

A assessoria de imprensa já faz boa parte do trabalho de comunicação da empresa, mas acaba ficando apenas na divulgação e isso pode contaminar o trabalho em social media. Redes sociais são canais e interação e não podem ser encarados apenas como meio de divulgação de releases sobre a empresa, é uma via de mão dupla.

As agências especializadas, por outro lado, focam muito no planejamento, mas pouco no operacional. Esses canais pedem produção de conteúdo constante, e muitas agências pecam nesse quesito, pois ficam apenas replicando conteúdos.

O ideal seria uma associação dessas duas frentes de trabalho, a assessoria com a produção de conteúdo e a agência no planejamento e gerenciamento. Mas é preciso um trabalho de integração para o alinhamento dessas duas frentes, afinal, são empresas diferentes trabalhando juntas e esse nem sempre é um processo fácil.

Empresas menores, que não podem arcar com o custo desse tipo de trabalho mais especializado tem a opção de investir em um bom profissional de social media, para gerar conteúdo próprio, operacionalizar os canais e gerar relatórios. Seja qual for a opção, o importante é entender a seriedade que esse trabalho requer, afinal, é uma grande exposição para a empresa, e ela deve estar preparada para lidar com isso da melhor maneira.

Deixo vocês com um vídeo da Expo Y do ano passado que trata do papel da assessoria de imprensa nas redes sociais:

Autora: Poka Nascimento (Tatiana)

Related Articles

20 Sites com Mockups GratuitosDescubra 20 sites com milhares de Mockups gratuitos!

Todo empreendedor criativo ama Mockups! Selecionamos 20 sites com milhares de Mockups gratuitos para você!