O Aplicativo que “revolucionou” a interação com música nos Dispositivos móveis e no Facebook

A música é considerada algo que agrada pessoas do mundo inteiro, não importando sua origem, ritmo ou instrumento, afinal o que seria do mundo sem ela, não é mesmo? De nada valeriam os filmes sem suas trilhas sonoras que são famosas por mesclar as filmagens com a emoção de cada sentimento no decorrer do filme. Despertar a atenção e o interesse de alguém vai além de um simples diálogo ou um acontecimento sem sentido. É preciso envolver o telespectador com algo a mais. E é a música quem oferece esse despertar, essa nova percepção das coisas.

As empresas sabem desses detalhes, claro. Elas sabem da maioria dos nossos gostos e possíveis vícios. A OMGPOP (desenvolvedora do jogo Draw Something) e a FreshPlanet(desenvolvedora do jogo SongPop) são bons exemplos desse tipo de empresa ligada e por isso é bem provável que notemos o crescimento desses jogos e, consequentemente, das próprias empresas.

Mas vou focar dessa vez no Song Pop, novo aplicativo lançado para Facebook e dispositivos móveis que está fazendo um sucesso intenso. Neste jogo é possível notar essa busca das empresas por algo que seja uma febre na vida das pessoas. O jogo é muito bem planejado, apesar de ter uma ideia um tanto conhecida: descobrir cinco músicas em sequência com quatro opções cada. E a rapidez é essencial. Quanto maior a sua agilidade e seus acertos na sequência, maiores são suas chances de ganhar o desafio dos seus amigos. Portanto nesse ritmo de festa, as empresas buscam o seu lugar no palco. No caso da FreshPlanet, notamos uma busca por atenção. Na lista de músicas do jogo é possível notar todos os gostos musicais que conhecemos, desde o pop e rock até o samba e o pagode. E as listas ainda se definem por países com categorias diferentes de músicas, numa tentativa ainda maior de atrair um público mais específico.E o resultado não poderia ser outro. Sucesso total.

 

Confesso que não sou fã desses joguinhos do Facebook e afins. A maioria dos jogos te obrigam a entrar de cinco em cinco minutos ou então você fica em desvantagem (é como se influenciasse o seu psicológico, sério!), você joga e é como se sua vida dependesse daquilo. E isso não é legal. Você se sente coagido por não gastar dinheiro comprando as moedas do jogo, eles meio que manipulam com insinuações e você acaba entendendo o negócio: “Gastem aqui vinte ou trinta reais no lixo… é super divertido!” Mas realmente tem jogos que não são assim, como no caso do Song Pop, e por isso eu acabei me rendendo às tentações do aplicativo.

O jogo possui um alto potencial de divertimento e não exige a cada minuto que você compre moedas ou coisas do tipo. Da pra jogar eternamente sem nem se preocupar. Claro que existe a versão “Premium” do aplicativo com maiores funcionalidades, mas eles não te forçam a obtê-lo. Você compra porque gosta mesmo e sente a necessidade de mais. E isso é incrível! Saber o que seu público-alvo deseja vai muito além de gostos e possíveis vícios, como citado anteriormente. É necessário analisar ainda o que vale a pena priorizar e o que não cola de jeito algum. Assim, conseguem-se grandes resultados.

Usar a música como forma de diversão, trabalho ou qualquer outra coisa é algo que todo ser humano tem o direito de exercer e é bom saber que isso ainda vai ser praticado por um bom tempo.

No vídeo abaixo, você vê uma demonstração de como funciona o jogo

Autora: Marianna Ferraz

Related Articles

20 Sites com Mockups GratuitosDescubra 20 sites com milhares de Mockups gratuitos!

Todo empreendedor criativo ama Mockups! Selecionamos 20 sites com milhares de Mockups gratuitos para você!