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A arte de vender água

Poucas marcas através do trabalho realizado pelos seus executivos de marketing e suas respectivas agências parceiras, conseguíram ou conseguirão um feito tão marcante como a marca de água mineral Evian.

Presença certa nos ambientes mais requintados do planeta, seus seletos consumidores insistem em dizer que ela tem um sabor único, diferente de qualquer outra.

A marca francesa alcançou tal status vendendo todo um conceito de glamour, pureza e uma promessa de rejuvenescimento que somente Evian pode oferecer. É um presente da natureza, rica em sais minerais, ideal para todas as idades e sem restrições.

Foi na pequena Evian-des-Bains, cidade francesa localizada próxima a fronteira com a Suíça, onde a fonte da água sagrada foi descoberta durante a época da Revolução Francesa, nas imediações do lago Léman. A água advinda da chuva e da neve que caí sobre o alto dos montes Chablais nos Alpes Franceses, em uma região de difícil acesso, distante de áreas urbanas, é filtrada naturalmente através de camadas de areia glacial em um processo que demora aproximadamente 15 anos para ser concluído, adquirindo a composição ideal com minerais únicos e pH neutro.

Conta a história que o consumo regular da água local aliviou as dores nos rins do então marquês de Lessert, por volta do ano de 1789. A melhora do marquês teria bastado para que diferentes médicos da época receitassem a água a seus pacientes em diferentes tipos de tratamentos. Até eu seria médico lá né, receitando água…
E é neste cenário lúdico que a marca se mantém forte e extremamente segmentada até hoje. Fácil, diriam alguns, afinal, trabalhar com uma marca que nos dá tantas possibilidades de criar as fantasias capazes de encantar os mais exigentes consumidores é mole. Mas não esqueçam de que estamos falando de ÁGUA e posso garantir, é bem cara!
Talvez a grande sacada seja a forma como conseguem misturar o glamour de sua história, com as estratégias de manutenção da marca em um contexto mais contemporâneo. A Evian produziu o filme publicitário mais assistido de todos os tempos, com o mote “Live Young” (“Viva jovem”).

A diversificação de produtos também é outra sacada da marca, principalmente na Europa. É bastante comum vermos durante os períodos mais quentes do ano as pessoas se refrescarem com o “indispensável” Evian Spray Water.
E um de seus mais recentes projetos, a marca criou um imã de geladeira que possibilita a encomenda de água via wi-fi. Sabemos que não é nada essencial, ou que irá facilitar a vida de quem adquiri-lo de forma extraordinária. É somente mais um item dentre tantos outros que ainda virão desta marca que conseguiu conquistar quem não se importa em pagar mais, para consumir uma “simples” marca.

Por Guilherme

Publicitário, pós-graduado em marketing, apaixonado por comunicação, fã de cinema, séries, música, livros, esportes e miojo de tomate com maionese!

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