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A arte de vender água

Poucas marcas através do trabalho realizado pelos seus executivos de marketing e suas respectivas agências parceiras, conseguíram ou conseguirão um feito tão marcante como a marca de água mineral Evian.

Presença certa nos ambientes mais requintados do planeta, seus seletos consumidores insistem em dizer que ela tem um sabor único, diferente de qualquer outra.

A marca francesa alcançou tal status vendendo todo um conceito de glamour, pureza e uma promessa de rejuvenescimento que somente Evian pode oferecer. É um presente da natureza, rica em sais minerais, ideal para todas as idades e sem restrições.

Foi na pequena Evian-des-Bains, cidade francesa localizada próxima a fronteira com a Suíça, onde a fonte da água sagrada foi descoberta durante a época da Revolução Francesa, nas imediações do lago Léman. A água advinda da chuva e da neve que caí sobre o alto dos montes Chablais nos Alpes Franceses, em uma região de difícil acesso, distante de áreas urbanas, é filtrada naturalmente através de camadas de areia glacial em um processo que demora aproximadamente 15 anos para ser concluído, adquirindo a composição ideal com minerais únicos e pH neutro.

Conta a história que o consumo regular da água local aliviou as dores nos rins do então marquês de Lessert, por volta do ano de 1789. A melhora do marquês teria bastado para que diferentes médicos da época receitassem a água a seus pacientes em diferentes tipos de tratamentos. Até eu seria médico lá né, receitando água…
E é neste cenário lúdico que a marca se mantém forte e extremamente segmentada até hoje. Fácil, diriam alguns, afinal, trabalhar com uma marca que nos dá tantas possibilidades de criar as fantasias capazes de encantar os mais exigentes consumidores é mole. Mas não esqueçam de que estamos falando de ÁGUA e posso garantir, é bem cara!
Talvez a grande sacada seja a forma como conseguem misturar o glamour de sua história, com as estratégias de manutenção da marca em um contexto mais contemporâneo. A Evian produziu o filme publicitário mais assistido de todos os tempos, com o mote “Live Young” (“Viva jovem”).

A diversificação de produtos também é outra sacada da marca, principalmente na Europa. É bastante comum vermos durante os períodos mais quentes do ano as pessoas se refrescarem com o “indispensável” Evian Spray Water.
E um de seus mais recentes projetos, a marca criou um imã de geladeira que possibilita a encomenda de água via wi-fi. Sabemos que não é nada essencial, ou que irá facilitar a vida de quem adquiri-lo de forma extraordinária. É somente mais um item dentre tantos outros que ainda virão desta marca que conseguiu conquistar quem não se importa em pagar mais, para consumir uma “simples” marca.

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