Categorias
Blog Variedades

Casa Suja, deixa pra lá!


Como já falei em outros textos, a língua portuguesa me encanta. Parece que foi inventada por especialistas em português. Por mais estranho que isso possa parecer. Paradoxal. Taí uma palavra que quando pronunciada, sai da boca e cai dura no chão. Paradoxal.

Ela explode ao sair e se esmaece ao chão na última sílaba. Gosto de usar ela em frases que ela nem se aplica. Tem força. Faz as pessoas respeitarem você só por ter a coragem de falar tal coisa sem proteger os pés.

É diferente de cilada. Cilada sai da boca parecendo que saiu do nariz. Fina, frágil. Filha única e cheia de modos. Cilada é uma garota virgem adolescente que mal viu a cor do sol. Saiu de casa seis vezes no último ano.

Seis. Sessenta e seis. Seiscentos e sessenta e seis. Essa pequena frase tem o formato de heptágono. Vem da garganta batendo nas paredes e depois nos dentes. Sai toda capenga e desmonta na orelha do ouvinte. Particularmente eu não gosto de ter a obrigação de pronunciar tal abominação. Meia-meia-meia é mais mel com açúcar.

A própria palavra “mel” é perfeita. Ela escorre da boca ao sair. É uma palavra melosa. Mel. Quem deu esse nome para o produto doce das abelhas, merece meus agradecimentos. Seiscentos e sessenta e seis, não.

Mas não há nada como um bom trava-língua. Costumo brincar bastante com amigos e desafiando todos a falar coisas que o cérebro humano insiste em nos impedir de conseguir. Um trava-língua espetacular (espetacular vai bem até o “cular”, depois vira uma palavra chula) é um que li na internet faz um certo tempo. Até hoje ninguém conseguiu pronunciar rapidamente a frase nas primeiras cinco tentativas. Casa suja, chão sujo.

Pode parecer absurdo, mas não é. Casa Suja, chão sujo. É uma das frases mais difíceis de se pronunciar, mesmo parecendo fácil. Tente leitor. Rapidamente, sem gaguejar ou dar aquela paradinha tática. Casa suja, chão sujo.

Deve ser algo irrefutável. A casa suja, tem que ter o chão sujo. Casa suja com um chão limpo seria algo paradoxal! (há!).

Se bem que a essa altura, você deve estar frustrado pelo simples fato de não conseguir pronunciar a frase e nem está lendo com atenção. Terminarei o texto. É melhor. Tenho mais tempo para limpar o chão da minha casa, que está cheio de paradoxais que eu deixei cair e desmaiaram por aqui.

Comente: