Olá pessoal, bom dia!
Ontem tivemos o Hangout Como Alavancar Vendas Usando Blog, do Social 175. Conforme prometido segue aqui um resumo com as dicas mais importantes que comentei ontem sobre o assunto:
Dividi as informações mais valiosas pra alavancar as vendas usando blog em 3 fases:
- Conteúdo é realmente rei: Blog é conteúdo, e principalmente qualidade de conteúdo. Gostar do seu serviço / produto para poder divulgar com vontade é essencial.
- Infraestrutura: Ferramentas para levantar o seu blog de alta qualidade e a melhoria contínua.
- Rentabilizar: Programas de afiliados, Publipost, e-mail marketing, adsense, Planejamento de Marketing.
Vamos lá?
1. Conteúdo é rei: Amor pelo que você escreve.
- É necessário ser apaixonado pelo seu negócio. Desta forma o conteúdo flui naturalmente e escrever torna-se uma prática simples e gostosa de realização.
- Seja interessante, desperte a curiosidade desde o título do artigo até o final do conteúdo.
- Leia o livro Neuromarketing Aplicado à Redação Publicitária. Para comprar você pode utilizar o código da promoção “vitamina” no site da Editora Novatec que disponibiliza 20% de desconto. Vamos escrever uma resenha do livro mais aprofundada em breve, mas os pontos principais que você deve se lembrar quando escrever em seu blog são: “discurso fechado” – tenha sempre um começo, meio e fim, e o “discurso quadrifásico”. As 4 fases que o seu texto devem ter são: 1. Exórdio: princípio do discurso (pode ser um elogio, um conselho, uma censura). 2. Narração (é a história da matéria propriamente dita), 3. Provas (por que tudo que você escreveu é verdade?) e 4. Peroração ou epílogo, que é a assinatura, a conclusão que visa incitar a paixão e incentivar o leitor a alguma ação, o nosso famoso call-to-action.
- Objetivo: Lembre-se de linkar o seu conteúdo com os seus produtos e serviços indiretamente. O intuito é criar relacionamento, confiança, credibilidade e vender lá na frente, no futuro.
- Atente-se à ortografia, regras gramaticais e concordância.
- Crie um conteúdo exclusivo. Cópia de matérias são ruins para o SEO. Conteúdo único é excelente.
Mas, qual conteúdo? O que eu devo falar no meu blog?
É neste ponto que está o segredo: Marketing de conteúdo. Você deve conhecer o seu cliente profundamente, e para isto é necessário planejamento. Segundo rockcontent.com/blog.br:
“é uma tática de marketing de criar e distribuir conteúdo relevante e valioso para atrair e envolver um público-alvo bem definido e entendido – com o objetivo de impulsionar para a ação e adquirir um cliente rentável. Basicamente, marketing de conteúdo é a arte de se comunicar com seus futuros clientes sem a ansiedade de vender algo a eles logo de cara.”
-
Seja interessante
-
Ganhe a confiança
-
Gere envolvimento
-
Seja diferenciado
-
Forneça um espaço de conexão com os clientes
-
Exiba e fortaleca o vínculo através de valores
Em um estudo realizado pela Roper Public Affairs, 80% dos responsáveis pela tomada de decisão em empresas afirmaram preferir obter informações sobre produtos e serviços em uma série de artigos, ao invés de uma propaganda. Para 70% dos entrevistados, o marketing de conteúdo os faz sentir mais próximo à marca, gerando credibilidade e estimulando a compra. – http://rockcontent.com/marketing-de-conteudo/#sthash.uOBcT3zS.dpuf
Um outro artigo bem bacana também é o Desenhando a sua Estratégia de Conteúdo do Webinsider.
Faça “Marketing Educacional / Educativo”
O Tips4Life é um fenômeno no Instagram. Criado pela Gabriela Pugliesi, dá dicas de saúde e começou recomendando produtos que a escritora realmente gostava, e assim as marcas foram atrás dela para que recomendasse outros produtos. Hoje é um dos blogs mais acessados do Brasil.
Utilize o princípio de pareto (Regra 80/20) para blogs corporativos. 80% do conteúdo voltado ao mercado, dicas e informações educativas. 20% do conteúdo voltado às vendas de seus produtos, serviços e soluções.
Disponibilize .pdf’s com conteúdo relacionado ao seu mercado, produtos e serviços: resumindo, agregue valor.
O essencial: blog é uma grande porta de entrada, um portal para novos clientes em potencial que são propensos a comprarem os seus produtos e serviços porque já estão buscando algo relacionados a eles no Google, que é o maior, ou um dos maiores veículos de entrada para seus consumidores. Este deve ser o foco do conteúdo que você necessita em seu blog.
Conte com o seu departamento de marketing e especialmente com o departamento técnico. No caso da Polyorganic, o departamento técnico está totalmente alinhado com o planejamento de marketing e comunicação a fim de identificar as tendências, oportunidades, ameaças e informações importantes que precisam ser divulgadas. Utilizamos um chat pró-ativo chamado SnapEngage que disponibiliza com que os clientes que acessam o blog possam comprar os produtos comercializados pelo próprio blog.
Leia o livro Business Model Generation: Inovação em Modelos de Negócios e defina o modelo de negócios da sua empresa / blog. Se você quer tratar o blog como um negócio, ele necessita de um Modelo de Negócios. Este livro faz parte da cabeceira dos grandes empreendedores do momento. Leia também.
2. Ferramentas:
Nesta sessão vamos comentar sobre como fazer um blog. Seguem algumas das principais ferramentas que você pode (deve!) utilizar para a criação do seu blog e gestão do negócio como um todo:
- WordPress.com
- WordPress.org
- Themeforest
- Graphicriver
- DepositPhotos
- sxc.hu
- Istockphotos
- Creativecommons.org – indicação do SanDru!
- compfight.com – imagens free do Flickr – indicação do SanDru!
- Contactually
- MailChimp / Next4Mail
- Snapengage / Olark
- Aplicativo WordPress para Mobile
- WPMU Premium
- Bit.ly
- Google Drive / Docs
- Granatum– Separe a sua conta pessoal da sua conta profissional.
- Sprout Social
- Wunderlist
- Highrise
- BASECAMP
- ZenDesk
- UserVoice
- Auxílio profissional: Next4
Lembre-se de que todos os links que levam o usuário para fora do seu blog devem abrir em uma nova janela! (_blank).
3. Rentabilizar:
E como rentabilizar o meu blog efetivamente? É necessário muito esforço para que qualquer blog ou site seja conhecido. O segredo está em ser reconhecido, e para isto é necessário tornar-se referência em sua área. Para alavancar vendas usando blogs, é necessário planejamento de conteúdo. Você precisa saber o que o seu público quer ler dentro do seu mercado, do seu setor, do seu segmento e sobre as suas linhas de produtos. Assim você gera credibilidade, confiança e futuramente as vendas serão realizadas.
3.1. Publiposts:
São os posts patrocinados. As marcas virão atrás de você para que o seu blog divulgue os produtos e serviços deles. Para que isto aconteça, foque na qualidade de seu conteúdo. Assim as marcas solicitarão que você as divulgue, e não ao contrário.
Crie um Mídia Kit. Busque no Google por exemplo ou veja um bem simples e bacana em nossa página Anuncie.
3.2. Programas de afiliados
Programa de afiliados fazem você ganhar dinheiro através da indicação da venda de algum produto ou serviço. Normalmente é realizado através de um link exclusivo do anunciante.
O VP utiliza faz parte do programa de afiliados do GraphicRiver, um centro de design especializado excelente.
3.3. Google Adsense.
Mesmo que não faça praticamente ninguém ficar rico, o AdSense gera algum valor que pode ser significativo para o seu blog.
3.4. Venda os seus serviços e produtos através do seu blog.
Este é o ponto mais importante. O seu blog deve gerar relacionamento, credibilidade e confiança na sua marca. É branding, para que futuramente o seu cliente compre os seus produtos, serviços e soluções. Para isto, comece com planejamento de marketing do seu negócio:
Qual é a sua Filosofia Empresarial? Defina a sua missão, visão e valores do seu negócio ou seu blog.
Segue um breve resumo dos pontos que podem auxiliar a você saber sobre o que escrever em seu blog de acordo com o seu mercado. Estude o seguinte:
- Variável Setorial
- Macroambiente
- Variável Cultural
- Variável Econômica
- Variável Demográfica
- Variável Política-legal
- Variável Tecnológica
- Microambiente
- Consumidor
- Demográfico
- Psicográfico
- Produtos
- Concorrentes
- Análises
- SWOT
- M.I.R.
- GE
- BCG
- Diagnóstico
- Plano de Posicionamento
- Objetivos
- Estratégias de Marketing
- Plano de Ação
- Sistemas de Controle
Utilize o Contactually a fim de gerar relacionamento com os seus clientes utilizando o blog como ferramenta de comunicação. Os programas de marketing do Contactually são excelentes para esta finalidade.
Como falei bastante do Contactually, seguem os templates de e-mail que utilizamos que você pode usar como exemplo e criar o seus próprios para levar o seu cliente para o seu blog com esta ferramenta:
Assunto: Seja bem vindo à Next4!
Olá NOME DO CLIENTE!
Gostaria de dar as boas vindas a você e a toda a sua empresa em nome da Next4. A Next4 é uma agência 360º, especializada em marketing digital e dentre os principais serviços que oferecemos, trabalhamos com criação de sites administráveis, e-mail marketing, links patrocinados, hospedagem corporativa, gestão de conteúdo,tradução, fotografia, web writing, SEO, comercio eletrônico e outras soluções especiais você.
Gostaria de convidá-lo a acessar o nosso site, conhecer a nossa empresa e curtir a nossa página no Facebook.
Nos próximos dias vamos enviar alguns e-mails com dicas de como melhorar o seu marketing digital. Esperamos que goste e vamos dar continuidade aos nossos serviços para vocês.
Abraços!
————
Esta é a primeira ação que realizamos. No dia seguinte, já convidamos o cliente a acessar nosso blog:
Assunto: [Programa de Marketing Digital Next4] Crie um site de alta qualidade.
Olá NOME DO CLIENTE, tudo bem?
Gostaria de compartilhar um artigo em nosso site que apresenta algumas dicas importantes para que nós possamos criar um site de alta qualidade para você.
Confira nesse artigo um passo-a-passo do que é necessário para que você possa de uma maneira profissional desenvolver um site para sua empresa. Lembrando que é muito importante que conheça algumas funcionalidades e que esteja atualizado com as informações e tendências deste mercado, para que assim sua empresa obtenha maior visibilidade.
Clique aqui para ler a matéria.
Espero que goste.
Abraços!
———-
No segundo dia, enviamos o e-mail [Programa de Marketing Digital Next4] 7 principais benefícios para ter um site. E assim por diante dentro dos 7 primeiros dias que o cliente entrou em contato conosco. Você pode criar programas de marketing para clientes que já compram da sua empresa e levar eles para outros artigos em seu blog, com dicas sobre a utilização de novos serviços, e muito mais. Imagine as possibilidades.
Resumindo, conteúdo é rei, e “pessoas são reis”. A tendência é que você tenha que gerar conversas dentro do seu blog através dos comentários, discussões saudáveis, e com isto os usuários voltarão em seu blog, em seu site, e comprarão os seus produtos e serviços.
Realize parcerias com blogs e páginas em redes sociais que tenham clientes em potencial para o seu negócio. Chame este tráfego para o seu blog.
O Medium é uma nova plataforma tem promete muito também.
Espero que tenham gostado e comece hoje a escrever o seu blog:
Pessoal: http://wordpress.com
Profissional: next4.com.br
————-
Busque patrocinadores. Eles garantem uma renda fixa e se beneficiam muito com um blog de alta qualidade.
Espero que estas dicas ajudem!
Daniel Z. Chohfi
Daniel Zollinger Chohfi é empresário, publicitário, e ajuda empreendedores a construírem seus negócios com a internet.
Há mais de 15 anos no mercado, já foi dono de agências de marketing digital no Brasil, morou nos EUA, e é editor-chefe do Vitamina Publicitária, eleito como um dos melhores blogs de marketing pela Hubspot. Recentemente foi destaque na Copyblogger, considerada a bíblia do marketing de conteúdo pela VentureBeat.
Related Posts
9 Comments
Comments are closed.
Excelente artigo, Daniel! Parabéns! Com a sua permissão, vou deixar aqui o link para o meu artigo 5 Dicas de Como Monetizar e Ganhar Dinheiro com Blog: http://aulaplus.com.br/5-dicas-como-ganhar-dinheiro-com-blog
Sucesso a todos!
Obrigado Ben, o conteúdo já tem um tempo e mudamos significativamente as principais estratégias que recomendamos, mas agradeço o comentário.
Sucesso!
Excelente conteúdo! Este tipo de matéria é importante para estimular e criar conteúdos de mesma relevância, espero que inspire-me em meu site http://www.marketingdeconteudoonline.com/, agradecido pela matéria.
Excelente matéria! São artigos como estes que fazem cada vez mais eu gostar de redação e desenvolvimento de conteúdo digital. Tenho um site http://www.marketingdeconteudoonline.com/lista-dos-melhores-programas-de-afiliados sobre programa de afiliados. Valeu!
Olá Daniel, muuito bom o post.
Eu estou aprendendo ainda sobre marketing de afiliação e tento aplicar no meu site de videogames http://segredodosgames.com.br/ mas confesso que estou tendo um pouco de dificuldade.
Esse público por ser muito jovem, tem pouquíssimo poder aquisitivo e aí vem um grande problema.
Você tem alguma dica para passar?
Obrigado Rafa, entendo a dificuldade.
Apesar de um poder aquisitivo relativamente baixo, uma boa parte da verba disponível do público que ama games, vai para games. A quanto tempo o site existe? Demora um tempo razoável até conquistar uma audiência. Você faz e-mail marketing? Seus artigos são de altíssima qualidade ou é possível achar posts similares em outros sites? O que só se acha no seu site, e em mais nenhum outro?
Oi Rafa,
Eu tenho um negócio de games também e a melhor forma que eu descobri de monetizar com esse público, é através do CPA.
Existem ótimas Networks como a Ad2Games, Ad4games em que você consegue boas ofertas de jogos e pode ser pago entre US$0,20 até US$1. O segredo em ter bons resultados com sites de games é na quantidade de tráfego.
Uma outra opção lucrativa também é utilizar o Adsense, mas você precisa ir fazendo testes até melhorar a sua taxa de CTR.
Desejo sucesso!
Obrigado pelo comentário Rubens!
Muito bom o conteúdo! Dicas bem explicadas e de fácil aplicação. Parabéns, vou passar a acompanhar os conteúdos, pois gostei muito.