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Olá pessoal, bom dia!

Ontem tivemos o Hangout Como Alavancar Vendas Usando Blog, do Social 175. Conforme prometido segue aqui um resumo com as dicas mais importantes que comentei ontem sobre o assunto:

Dividi as informações mais valiosas pra alavancar as vendas usando blog em 3 fases:

  1. Conteúdo é realmente rei: Blog é conteúdo, e principalmente qualidade de conteúdo. Gostar do seu serviço / produto para poder divulgar com vontade é essencial.
  2. Infraestrutura: Ferramentas para levantar o seu blog de alta qualidade e a melhoria contínua.
  3. Rentabilizar: Programas de afiliados, Publipost, e-mail marketing, adsense, Planejamento de Marketing.

Vamos lá?

1. Conteúdo é rei: Amor pelo que você escreve.

  • É necessário ser apaixonado pelo seu negócio. Desta forma o conteúdo flui naturalmente e escrever torna-se uma prática simples e gostosa de realização.
  • Seja interessante, desperte a curiosidade desde o título do artigo até o final do conteúdo.
  • Leia o livro Neuromarketing Aplicado à Redação Publicitária. Para comprar você pode utilizar o código da promoção “vitamina” no site da Editora Novatec que disponibiliza 20% de desconto. Vamos escrever uma resenha do livro mais aprofundada em breve, mas os pontos principais que você deve se lembrar quando escrever em seu blog são:  “discurso fechado” – tenha sempre um começo, meio e fim, e o “discurso quadrifásico”. As 4 fases que o seu texto devem ter são: 1. Exórdio: princípio do discurso (pode ser um elogio, um conselho, uma censura). 2. Narração (é a história da matéria propriamente dita), 3. Provas (por que tudo que você escreveu é verdade?) e 4. Peroração ou epílogo, que é a assinatura, a conclusão que visa incitar a paixão e incentivar o leitor a alguma ação, o nosso famoso call-to-action.
  • Objetivo: Lembre-se de linkar o seu conteúdo com os seus produtos e serviços indiretamente. O intuito é criar relacionamento, confiança, credibilidade e vender lá na frente, no futuro.
  • Atente-se à ortografia, regras gramaticais e concordância.
  • Crie um conteúdo exclusivo. Cópia de matérias são ruins para o SEO. Conteúdo único é excelente.

Mas, qual conteúdo? O que eu devo falar no meu blog?

É neste ponto que está o segredo: Marketing de conteúdo. Você deve conhecer o seu cliente profundamente, e para isto é necessário planejamento. Segundo rockcontent.com/blog.br:

 “é uma tática de marketing de criar e distribuir conteúdo relevante e valioso para atrair e envolver um público-alvo bem definido e entendido – com o objetivo de impulsionar para a ação e adquirir um cliente rentável. Basicamente, marketing de conteúdo é a arte de se comunicar com seus futuros clientes sem a ansiedade de vender algo a eles logo de cara.”

  • Seja interessante

  • Ganhe a confiança

  • Gere envolvimento

  • Seja diferenciado

  • Forneça um espaço de conexão com os clientes

  • Exiba e fortaleca o vínculo através de valores

Em um estudo realizado pela Roper Public Affairs, 80% dos responsáveis pela tomada de decisão em empresas afirmaram preferir obter informações sobre produtos e serviços em uma série de artigos, ao invés de uma propaganda. Para 70% dos entrevistados, o marketing de conteúdo os faz sentir mais próximo à marca, gerando credibilidade e estimulando a compra. – http://rockcontent.com/marketing-de-conteudo/#sthash.uOBcT3zS.dpuf

Um outro artigo bem bacana também é o Desenhando a sua Estratégia de Conteúdo do Webinsider

Faça “Marketing Educacional / Educativo”

O Tips4Life  é um fenômeno no Instagram. Criado pela Gabriela Pugliesi, dá dicas de saúde e começou recomendando produtos que a escritora realmente gostava, e assim as marcas foram atrás dela para que recomendasse outros produtos. Hoje é um dos blogs mais acessados do Brasil.

Utilize o princípio de pareto (Regra 80/20) para blogs corporativos. 80% do conteúdo voltado ao mercado, dicas e informações educativas. 20% do conteúdo voltado às vendas de seus produtos, serviços e soluções.

Disponibilize .pdf’s com conteúdo relacionado ao seu mercado, produtos e serviços: resumindo, agregue valor.

O essencial: blog é uma grande porta de entrada, um portal para novos clientes em potencial que são propensos a comprarem os seus produtos e serviços porque já estão buscando algo relacionados a eles no Google, que é o maior, ou um dos maiores veículos de entrada para seus consumidores. Este deve ser o foco do conteúdo que você necessita em seu blog.

Conte com o seu departamento de marketing e especialmente com o departamento técnico. No caso da Polyorganic, o departamento técnico está totalmente alinhado com o planejamento de marketing e comunicação a fim de identificar as tendências, oportunidades, ameaças e informações importantes que precisam ser divulgadas. Utilizamos um chat pró-ativo chamado SnapEngage que disponibiliza com que os clientes que acessam o blog possam comprar os produtos comercializados pelo próprio blog.

Leia o livro Business Model Generation: Inovação em Modelos de Negócios e defina o modelo de negócios da sua empresa / blog. Se você quer tratar o blog como um negócio, ele necessita de um Modelo de Negócios. Este livro faz parte da cabeceira dos grandes empreendedores do momento. Leia também.

2. Ferramentas:

Nesta sessão vamos comentar sobre como fazer um blog. Seguem algumas das principais ferramentas que você pode (deve!) utilizar para a criação do seu blog e gestão do negócio como um todo:

Lembre-se de que todos os links que levam o usuário para fora do seu blog devem abrir em uma nova janela! (_blank).

3. Rentabilizar:

E como rentabilizar o meu blog efetivamente? É necessário muito esforço para que qualquer blog ou site seja conhecido. O segredo está em ser reconhecido, e para isto é necessário tornar-se referência em sua área. Para alavancar vendas usando blogs, é necessário planejamento de conteúdo. Você precisa saber o que o seu público quer ler dentro do seu mercado, do seu setor, do seu segmento e sobre as suas linhas de produtos. Assim você gera credibilidade, confiança e futuramente as vendas serão realizadas.

3.1. Publiposts:

São os posts patrocinados. As marcas virão atrás de você para que o seu blog divulgue os produtos e serviços deles. Para que isto aconteça, foque na qualidade de seu conteúdo. Assim as marcas solicitarão que você as divulgue, e não ao contrário.

Crie um Mídia Kit. Busque no Google por exemplo ou veja um bem simples e bacana em nossa página Anuncie.

3.2. Programas de afiliados

Programa de afiliados fazem você ganhar dinheiro através da indicação da venda de algum produto ou serviço. Normalmente é realizado através de um link exclusivo do anunciante.

O VP utiliza faz parte do programa de afiliados do GraphicRiver, um centro de design especializado excelente.

3.3. Google Adsense.

Mesmo que não faça praticamente ninguém ficar rico, o AdSense gera algum valor que pode ser significativo para o seu blog.

3.4. Venda os seus serviços e produtos através do seu blog.

Este é o ponto mais importante. O seu blog deve gerar relacionamento, credibilidade e confiança na sua marca. É branding, para que futuramente o seu cliente compre os seus produtos, serviços e soluções. Para isto, comece com planejamento de marketing do seu negócio:

Qual é a sua Filosofia Empresarial? Defina a sua missão, visão e valores do seu negócio ou seu blog.

Segue um breve resumo dos pontos que podem auxiliar a você saber sobre o que escrever em seu blog de acordo com o seu mercado. Estude o seguinte:

  • Variável Setorial
  • Macroambiente
  • Variável Cultural
  • Variável Econômica
  • Variável Demográfica
  • Variável Política-legal
  • Variável Tecnológica
  • Microambiente
  • Consumidor
  • Demográfico
  • Psicográfico
  • Produtos
  • Concorrentes
  • Análises
  • SWOT
  • M.I.R.
  • GE
  • BCG
  • Diagnóstico
  • Plano de Posicionamento
  • Objetivos
  • Estratégias de Marketing
  • Plano de Ação
  • Sistemas de Controle

Utilize o Contactually a fim de gerar relacionamento com os seus clientes utilizando o blog como ferramenta de comunicação. Os programas de marketing do Contactually são excelentes para esta finalidade.

Como falei bastante do Contactually, seguem os templates de e-mail que utilizamos que você pode usar como exemplo e criar o seus próprios para levar o seu cliente para o seu blog com esta ferramenta:

Assunto: Seja bem vindo à Next4!

Olá NOME DO CLIENTE!

Gostaria de dar as boas vindas a você e a toda a sua empresa em nome da Next4. A Next4 é uma agência 360º, especializada em marketing digital e dentre os principais serviços que oferecemos, trabalhamos com criação de sites administráveis, e-mail marketing, links patrocinados, hospedagem corporativa, gestão de conteúdo,tradução, fotografia, web writing, SEO, comercio eletrônico e outras soluções especiais você.

Gostaria de convidá-lo a acessar o nosso site, conhecer a nossa empresa e curtir a nossa página no Facebook.

Nos próximos dias vamos enviar alguns e-mails com dicas de como melhorar o seu marketing digital. Esperamos que goste e vamos dar continuidade aos nossos serviços para vocês.

Abraços!

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Esta é a primeira ação que realizamos. No dia seguinte, já convidamos o cliente a acessar nosso blog:

Assunto: [Programa de Marketing Digital Next4] Crie um site de alta qualidade.

Olá NOME DO CLIENTE, tudo bem?

​Gostaria de compartilhar um artigo em nosso site que apresenta algumas dicas importantes para que nós possamos criar um site de alta qualidade para você.

Confira nesse artigo um passo-a-passo do que é necessário para que você possa de uma maneira profissional desenvolver um site para sua empresa. Lembrando que é muito importante que conheça algumas funcionalidades e que esteja atualizado com as informações e tendências deste mercado, para que assim sua empresa obtenha maior visibilidade.

Clique aqui para ler a matéria.

Espero que goste.

Abraços!

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No segundo dia, enviamos o e-mail [Programa de Marketing Digital Next4] 7 principais benefícios para ter um site. E assim por diante dentro dos 7 primeiros dias que o cliente entrou em contato conosco. Você pode criar programas de marketing para clientes que já compram da sua empresa e levar eles para outros artigos em seu blog, com dicas sobre a utilização de novos serviços, e muito mais. Imagine as possibilidades.

Resumindo, conteúdo é rei, e “pessoas são reis”. A tendência é que você tenha que gerar conversas dentro do seu blog através dos comentários, discussões saudáveis, e com isto os usuários voltarão em seu blog, em seu site, e comprarão os seus produtos e serviços.

Realize parcerias com blogs e páginas em redes sociais que tenham clientes em potencial para o seu negócio. Chame este tráfego para o seu blog.

O Medium é uma nova plataforma tem promete muito também.

Espero que tenham gostado e comece hoje a escrever o seu blog:

Pessoal: http://wordpress.com

Profissional: next4.com.br

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Busque patrocinadores. Eles garantem uma renda fixa e se beneficiam muito com um blog de alta qualidade.

Espero que estas dicas ajudem!


Daniel Z. Chohfi

Daniel Zollinger Chohfi é empresário, publicitário, e ajuda empreendedores a construírem seus negócios com a internet.

Há mais de 15 anos no mercado, já foi dono de agências de marketing digital no Brasil, morou nos EUA, e é editor-chefe do Vitamina Publicitária, eleito como um dos melhores blogs de marketing pela Hubspot. Recentemente foi destaque na Copyblogger, considerada a bíblia do marketing de conteúdo pela VentureBeat.

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