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Milhares de empreendedores criativos e designers freelancers conseguem ganhar dinheiro com blog de diversas maneiras com estratégias de marketing digital.

Mas será que realmente dá para viver de blog? Mais do que isso: será que somente pessoas podem lucrar com postagens na Internet ou uma empresa também pode se beneficiar disso?

A verdade é que dá sim para ganhar dinheiro se você souber como usar um blog. Para descobrir como, leia as próximas linhas!

Como um blog pode ajudar você ou sua empresa a ganhar dinheiro?

É verdade que muita gente ganha dinheiro com blog. Mas como exatamente essa plataforma ajuda essas pessoas a gerar renda?

Os blogs funcionam hoje em dia como o centro de uma estratégia de Marketing de Conteúdo, conectando empresas e empreendedores com um público ávido por informações e disposto a pagar por produtos ou serviços de qualidade.

Nós podemos começar a entender melhor o impacto dos blogs quando entendemos que empresas que atuam no mercado B2B e usam seus blogs no processo de vendas conseguem 67% mais leads do que aquelas que não fazem o mesmo.

Com mais leads, surgem mais clientes, mais vendas e um faturamento maior.

A razão desse posicionamento dos blogs como centro de estratégias de Marketing de Conteúdo é simples: a plataforma é um veículo muito útil tanto para quem quer publicar, como para quem quer consumir.

Para se ter uma noção, 47% de todos os consumidores buscam de 3 a 5 conteúdos diferentes sobre algum produto ou ideia antes de fechar uma compra.

Ou seja: metade dos consumidores preferem se informar em vários posts diferentes antes de tomar uma decisão de compra, o que confere um grau de autoridade altíssimo para os blogs.

Não à toa, eles são a 5ª fonte de informações mais confiável sobre um produto ou serviço, de acordo com os consumidores.

Isso tudo coloca o blog como uma peça central para quem quer ganhar dinheiro na Internet hoje em dia. Potencial a ferramenta tem — saber como monetizar essa capacidade é outra história.

É o que vamos descobrir logo a seguir!

Como fazer para ganhar dinheiro com blog hoje e nos próximos anos?

Na teoria, ganhar dinheiro com blog até parece simples. A maioria dos especialistas concorda que você pode atingir esse objetivo seguindo alguns passos:

  1. planejar seu negócio;
  2. criar um blog;
  3. criar conteúdos relevantes;
  4. aproximar-se dos seus leitores;
  5. vender produtos ou serviços.

O caminho das pedras até parece simples, mas é muito complicado de executar. Abaixo, vamos conferir cada um desses passos com mais detalhes. Continue lendo!

1. Planeje seu negócio

Uma boa parte das pessoas que quer ganhar dinheiro com blog não consegue atingir esse objetivo porque não enxerga esse trabalho como um negócio. Até empresas fazem isso!

Um blogueiro, além de produtor de conteúdo, é também um empreendedor. E o seu blog, assim como qualquer empresa do mercado, precisa de um planejamento e plano de negócios para funcionar.

Isso significa que, antes mesmo de você digitar sua primeira palavra no editor de texto mais próximo, você precisará responder 3 questões importantes:

  1. sobre o que eu vou escrever?
  2. para quem eu vou escrever?
  3. como meu texto chegará nessas pessoas?

A primeira questão é simples: qual será o tema do seu blog? Se você estiver pensando em montar um blog para a sua empresa vender mais, então deverá escrever sobre o seu ramo de atuação, claro.

Se você estiver pensando em montar um blog pessoal, tente escrever sobre algum tema que você goste muito. Assim, esse trabalho extra será sempre prazeroso e você não terá dificuldades para produzir conteúdos incríveis.

A segunda pergunta tem a ver com a sua persona. Ou, em outras palavras, o perfil de leitor que você quer atrair. Pense nisso da seguinte forma:

Você pode falar sobre carros para todo o tipo de gente, mas falará sobre carros diferentes com pessoas diferentes.

Um pai de família, com dois filhos, um cachorro e que deseja levar todos para férias no interior, por exemplo, vai se interessar por veículos familiares, com bastante espaço e dicas de passeios.

Já uma executiva de alto nível, com um salário abastado e paixão por velocidade, vai querer ler sobre os carros esportivos mais badalados e pistas para acelerar à vontade.

Um mesmo tema (carros) pode gerar posts diferentes para vários perfis de pessoas. Portanto, determinar quem você vai atrair ao seu blog vai ajudar a moldar o seu conteúdo desde o início.

Além disso, diferentes tipos de pessoas vão chegar ao seu blog de formas diferentes. O nosso pai de família, por exemplo, estará em fanpages no Facebook ou em grupos de WhatsApp esperando por você, enquanto a executiva poderá ter mais iniciativa e procurar no Google por informações.

Cada uma dessas formas de divulgação vai exigir decisões diferentes de você no próximo passo.

2. Monte seu blog

Com seu plano de negócios em mãos, é hora de montar o seu blog do zero, seguindo as diretrizes estabelecidas no passo anterior.

Uma forma simples e poderosa é com o StudioPress Sites.

Você precisará comprar um domínio para o seu blog. Um domínio é o endereço na Internet que ele ocupará. Se a sua empresa já possuir um site, você poderá hospedar seu blog nesse mesmo domínio!

Depois, você precisará contratar um servidor para hospedar seu blog. Quanto mais tráfego você espera atrair, melhor precisará ser essa hospedagem de sites para evitar que seu conteúdo fique fora do ar no futuro.

Existem opções gratuitas no mercado e outras com preços salgados. A escolha ideal vai depender da quantidade de recursos disponíveis e qualidade do serviço almejado, como por exemplo a Hostinger.

Com tudo isso estabelecido, você precisará fazer o design e a programação do blog para colocá-lo no ar.

Monte essa parte do seu blog sempre pensando na sua persona. Cada tipo de personalidade funciona melhor com certas cores, por exemplo. O design do seu blog precisa ser coerente com a sua estratégia geral.

Para saber mais, confira nosso guia definitivo que ensina como criar um blog do zero!

3. Crie conteúdos relevantes

Com o blog montado e hospedado na Internet, é hora de colocar a mão na massa e começar a escrever.

Sua primeira função será estabelecer um planejamento de conteúdo, que será cumprido através de um calendário editorial.

Comece selecionando os tópicos que quer abordar, defina as palavras-chave para cada tema e como esses posts vão se encaixar no seu funil de vendas.

Depois disso, é só começar a escrever! Lembre que escrever para blog é uma arte e tem um ritual a ser seguido:

  1. capriche no título chamativo;
  2. faça uma introdução que fisgue o leitor;
  3. entregue um conteúdo épico no desenvolvimento;
  4. insira um CTA na conclusão;
  5. revise seu texto para evitar publicá-lo com erros;
  6. formate o artigo seguindo boas normas de escaneabilidade.

Lembre-se de que você deve sempre publicar um conteúdo que sempre de extrema qualidade, solucionando dúvidas ou agregando valor ao leitor de alguma forma.

A ideia é que seu blog se transforme em uma figura de autoridade, conquistando a confiança dos leitores através do bom material postado frequentemente.

4. Aproxime-se dos seus leitores

Se seus conteúdos forem excelentes, eles inevitavelmente vão atrair uma boa audiência. Logo você começará a ver comentários nos seus artigos e uma comunidade se formar ao redor do seu blog.

Seu foco deverá se aproximar dos seus leitores, transformá-los em leads para depois tentar convertê-los em clientes.

Para isso, responda os comentários das pessoas que falam com você e estabeleça vias de comunicação com os leitores, como redes sociais, por exemplo.

O mais indicado é tentar capturar o e-mail dos seus leitores para montar uma lista de contatos. Você pode fazer isso ao oferecer um ebook ou algum outro tipo de conteúdo especial em troca do endereço dos leitores, por exemplo.

5. Venda produtos ou serviços

Com a autoridade construída ao redor do seu blog e da sua marca com conteúdos de qualidade, você pode utilizar essa lista de e-mails obtida para entrar em contato com seus leitores e prospectá-los como clientes.

Se você planeja montar um blog para a sua empresa, essa é a parte mais fácil: o que você vai oferecer aos leitores é o produto ou serviço que sua companhia já faz normalmente.

Uma empresa que venda colchões, por exemplo, montará um blog ao redor do tema e vai prospectar os leitores para tentar fechar algumas vendas.

Se você planeja montar um blog pessoal, porém, precisará criar algum produto para vender. Você pode elaborar um infoproduto baseado no tema do seu blog, por exemplo. Ou oferecer seus serviços para uma consultoria especializada, se tiver autoridade o suficiente para tal, ou ainda criar um curso online como criativo freelancer.

Mesmo no caso de não conseguir criar nenhum produto original, você ainda poderá monetizar seu blog ao entrar em contato com empresas do ramo para vender anúncios delas para o seu público.

Essa plataforma tem sido tão utilizada para gerar renda que um Projeto de Lei no Congresso já estuda regulamentar a profissão de blogueiro.

Como deu para ver, não é fácil ganhar dinheiro com blog. É uma tarefa trabalhosa e exige dedicação, mas os resultados vão aparecer, sem dúvidas. Para continuar o seu aprendizado, descubra como montar uma estratégia de conteúdo que dará frutos!


Vitor Peçanha

Co-fundador da Rock Content, maior empresa de marketing de conteúdo do Brasil e evangelista sobre o assunto. Viciado em tudo relativo a marketing, startups e empreendedorismo.

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