Categorias
Blog Publicidade

Como Empreender sem Experiência

Existe um caminho perfeito para criar um negócio? Como empreender sem nenhuma experiência? Neste artigo, Bruno Perin conta um pouco da sua jornada e fala porque é sábio usar a experiência alheia para empreender.

Fazem 3 anos que estou viajando nessa missão de ajudar a fomentar o empreendedorismo e hoje é mais um dia em que estou aqui no aeroporto, em um horário estranho e com poucas pessoas.

Saí de um evento no interior do Paraná e refleti sobre um próximo livro das principais perguntas do mundo das Startups. O que me chamou atenção foi algo intrigante: as perguntas não mudaram tanto.

Após o evento, os participantes super empolgados já estavam paquerando o empreendedorismo de alto impacto, mas ainda não tinham tomado uma atitude. Faltava talvez o empurrão.

Alguns já estavam desenhando uma ideia e ainda não tinham dado o passo além, e parecia que só queriam aquela “permissão” para entrarem na jornada. Outros não tinham pensado na hipótese de empreender, vendo o empreendedorismo como algo tão longe que começou a chegar perto de suas vidas.

Eram 3 estilos diferentes de pessoas querendo o mundo das Startups, mas o ponto mais em comum eram justamente as dúvidas.

Não procure apenas o sucesso

As pessoas sempre esperam fórmulas, como se tudo na vida fosse um bolo com uma receita programada e um resultado certo.

Porém, até em bolos com a mesma receita, o resultado pode ser diferente. No empreendedorismo, que envolve uma amplitude muito maior de hipóteses, qual é a chance de uma fórmula funcionar?

Pode ser a preguiça ou os sonhos que nos vendem, mas o fato é que grande parte das pessoas está sempre atrás da forma mais simples de ter o máximo e partem para a busca do famoso passo-a-passo do sucesso.

Tenho notado é que apesar de tantas pessoas sugerirem processos claros para o tesouro, muito poucos chegam lá. E indo contra a lógica do que deveriam ser esses passos ao sucesso, a maioria acaba não indo longe.

Histórias de valor foram conquistadas com muito suor e determinação, não fórmulas. Genial é quem aprendeu com os erros dos outros.

Se fórmulas de fato existissem, todos as seguiriam passo a passo e teriam um resultado fantástico. Como não existiriam erros, todos seguiriam a fórmula. Olhar para frente e se espalhar é de fato muito importante. No entanto, o que nos esquecemos constantemente é onde estão as maiores possibilidades de fracasso.

Uma péssima característica do ser humano é acreditar que tudo de bom e maravilhoso vai acontecer consigo, mesmo que isso seja muito raro. Já a situação difícil mais comum ninguém acha que acontecerá.

Raro são as pessoas que olham os maiores erros cometidos no empreendedorismo e pensam que se existe muita gente cometendo estes erros, devo tomar muito cuidado e prestar atenção.

Porém, o que a maioria dos aspirantes a empreendedores fazem é:

1 – não se preocupam em descobrir quais são os maiores erros.
2 – com uma visão simplista, presumem que o erro é obvio, e tem total convicção que o irão evitar.

O que acontece quando você não aprende com os erros dos outros

Quem não aprende com os erros dos outros acaba tendo consequências do mesmo jeito e aumentando as estatísticas de pessoas que cometem as mesmas grande besteiras do empreendedorismo.

Eu sempre achei o máximo a frase que diz:

Pessoas inteligentes aprendem com seus erros. As geniais aprendem com os dos outros.

Esse podcast sobre o inicio do empreendedorismo ajuda muito – Criar Oportunidades, Não Apenas Preencher Vagas.

Para onde você não vai

Demorou muito tempo para aprender isso, mas hoje tenho levado muito forte dentro de mim e da minha jornada os maiores erros que as pessoas têm cometido naquele caminho que quero seguir. E isso é possivelmente uma das melhores ajudas que posso ter.

As questões sobre empreendedorismo tem sido as mesmas, os maiores erros não mudam a muito tempo e as pessoas continuam apenas olhando para o caminho do sucesso e caindo nas mesmas coisas. Eu consideraria fortemente entender para onde você não deve ir, o que você deve evitar, ter bem claro o que de fato seria muito inteligente não fazer.

Esses tempos eu e o João Cristofolini lançamos um e-book sobre isso – Os 15 maiores erros de novos empreendedores, e o retorno dos leitores foi bem interessante.

Por isso estou pensando no livro “As maiores duvidas das Startups”. Esse é um movimento sobre algo que tenho notado e queria chamar sua atenção. Quando me perguntam sobre como empreender com Startups e criar algo incrível, eu tenho respondido:

Não fazer as besteiras que a maioria tem feito já aumenta consideravelmente sua chance de sucesso, mais do que se lher der uma trilha.

E o que tem me chamado muita atenção é que justamente as pessoas que entenderam o recado, de fato estão atingindo os melhores resultados. Me parece uma ótima forma de começar…

Este vídeo lhe ajuda a complementar o assunto:

Por Bruno Perin

Empreendedor, palestrante e escritor. Entre em contato via Linkedin, Slideshare, Youtube ou acesse www.brunoperin.com.

13 respostas em “Como Empreender sem Experiência”

Sou iniciante e esse artigo valeu por um curso inteiro de marketing digital e me fez ter uma visão otimista do meu futuro.
Muito obrigado pela dica! Acabou de ganhar um seguidor.

Comente: