A fidelizaรงรฃo de um cliente รฉ muito parecida com os relacionamentos afetivos, e com 10 anos de mercado e 9 de um relacionamento maravilhoso, cheguei a algumas conclusรตes que sรฃo similares para ambos e ajudam a atingir a felicidade do ‘target’.

1. Seja a melhor soluรงรฃo disponรญvel

ร‰ essencial que o seu produto, serviรงo ou pessoa seja a melhor soluรงรฃo disponรญvel para o cliente no momento. Caso contrรกrio, o melhor que vocรช tem a fazer รฉ orientar o cliente a procurar o melhor praย ele, ter a chance de conquistรก-lo pela sua sinceridade e continuar investindo em vocรช.ย ร‰ impossรญvel concorrer com o Tom Cruise ou com as melhores agรชncias de publicidade do mundo, porรฉm na maioria das vezes tambรฉm รฉ inviรกvel que a sua pretendente conquiste um ator de Hollywood ou contrate os fornecedores mais caros do mercado. Por isto, se vocรช disponibiliza mais facilidades ou um melhor custo x benefรญcio para o target, use as armas a seu favor.

2. Conheรงa o seu cliente

Para que vocรช possa ser a melhor soluรงรฃo disponรญvel, รฉ necessรกrio conhecer o seu cliente. Entender as necessidades do mercado รฉ lindo, e รฉ a essรชncia da mercadologia. A partir do momento que vocรช realmente entende os detalhes, diferenciar-se รฉ o resultado natural. O lucro รฉ consequรชncia de um trabalho bem feito, jรก sabem os bem sucedidos.

3. Faรงa um bom planejamento

Estar preparado รฉ essencial. Seja para uma reuniรฃo, um jantar, um fechamento ou propor a sua mulher em casamento, saber o que fazer e ter as suas tarefas e afazeres organizados trรกs uma vantagem competitiva que รฉ vista como diferenciaรงรฃo em qualquer situaรงรฃo. O Basecampย ou o Evernote podem ajudar muito a organizar deste uma reuniรฃo atรฉ um casamento. Estar a frente do que o cliente ou a escolhida pensam resulta na superaรงรฃo das expectativas, e isto รฉ algo que todo mundo quer.

4. Crie um relacionamento

A base de um relacionamento รฉ a confianรงa. O seu cliente tem que confiar em vocรช, assim como a sua parceira(o). A confianรงa e a comunicaรงรฃo sรฃo essenciais. Provavelmente a maioria dos profissionais de marketing, publicidade, vendas e afins que lerem este artigo jรก tem muita habilidade com a comunicaรงรฃo, e este nรฃo รฉ um problema. O problema รฉ que quem tem muita facilidade para comunicaรงรฃo, tende a gostar de ampliar os fatos, e isto pode tornar mentiras mais fรกceis de serem contadas. ร‰ importante que tanto em um relacionamento amoroso como na relaรงรฃo fornecedor x cliente a verdade seja base e assim a geraรงรฃo de resultados positivos para todos รฉ consequรชncia.

5. Satisfaรงรฃo รฉ a alma do negรณcio

Propaganda tambรฉm, mas se vocรช frustar a expectativa do cliente ou de uma mulher, meu amigo… Atualmente uma segunda chance dificilmente รฉ concedida devido a grande quantidade de pessoas e fornecedores disponรญveis no mercado, por isto รฉ importante sempre lembrar-se de satisfazer o seu cliente. Quanto melhor fidelizado, mais chances de dar uma segunda chance tambรฉm vocรช terรก. Primeiro ele, depois vocรช. Este รฉ um detalhe muito importante que todo vendedor sabe. Vocรช agrada o cliente, bajula, conquista, fideliza, e o retorno vem.

“Calvin Coolidge Worthington, segundo um conhecido, era daqueles vendedores que descobriram que o consumidor nรฃo quer comprar algo de vocรช: ele quer gostar de vocรช.”

 

Aqui vai uma breve histรณria que ouvi em um dos Congressos Nacionais de Vendas que participei.

 

O SEGREDO DO MAIOR VENDEDOR DO MUNDO
Artigo publicado na revista Venda Mais – Agosto 2004

Este รฉ um mรชs especial para nรณs vendedores, รฉ quando exaltamos o Vendedor. Pensei, entรฃo, porque nรฃo escrever sobre um vendedor, mas nรฃo um vendedor comum e sim o Maior Vendedor do Mundo.

Ele foi eleito, em 1997, pelo Guiness Book ยฎ – o famoso livro dos recordes, como O Maior Vendedor do Mundo, pela magnรญfica marca alcanรงada vendendo automรณveis. Este homem vendia sozinho mais automรณvel que a concessionรกria inteira junta; enquanto um vendedor comum leva em mรฉdia 5 anos para vender 600 automรณveis ele vendeu em um ano mais de 600 carros, sรณ com indicaรงรตes.

joe_girard[1]Este fenรดmeno em vendas chama-se Joe Girard, e quando perguntaram a ele qual seria o seu segredo, ele disse: – A venda nรฃo acaba quando o cliente compra, ela estรก apenas comeรงando…
Joe, como gosta de ser chamado mantinha um forte relacionamento com seus clientes, apรณs cada venda ele fazia um rรกpido registro de seus clientes com informaรงรตes bรกsicas e iniciava o seu pรณs-venda atravรฉs do envio de correspondรชncias simples, ex:

. Aniversรกrio de seu cliente: โ€œCaro John, feliz aniversรกrio que vocรช seja muito feliz! Um abraรงo Tio Joeโ€.
. Aniversรกrio do filho do John: โ€œOlรก pequeno John Jr., parabรฉns e muitas felicidades, tenho certeza que quando crescer vocรช serรก como seu pai, um homem de muito sucesso! Um abraรงo Tio Joeโ€.
. Dia de Natal: โ€œAmigo John, desejo a vocรช e toda sua famรญlia um รณtimo Natal com muito amor e que Deus ilumine a todos! Tio Joeโ€.
. Dia das mรฃes: โ€Prezada Sra. Mary (mรฃe de John), parabรฉns a senhora nesta data tรฃo especial, que Deus lhe saรบde e muitos anos de vida para poder acompanhar de perto o sucesso de seus filhos e netos, atenciosamente Tio Joeโ€.

Agora eu lhe pergunto: Quando o John for trocar o carro, ele irรก procurar quem? Quando o filho dele for comprar o primeiro carro, apรณs ter recebido cartas de feliz aniversรกrio durante anos seguidos, ele irรก procurar quem? Quando o pai dele for trocar de carro irรก procurar quem? Quando um amigo de John comentar que estรก pensando em trocar de carro quem ele indicarรก? E quando a amiga da mรฃe de John comentar, que estรก precisando trocar aquele traste que tem em casa (estou falando do carro velho nรฃo do marido), quem ela indicarรก?

Provavelmente vocรช deve ter respondido Tio Joe ร s perguntas acima e notado o poder desse tipo de atitude, que gera uma reaรงรฃo em cadeia.

Agora que vocรช jรก conhece o segredo de Tio Joe, faรงa o mesmo com seus clientes e tenho certeza que daqui alguns anos estarei aqui escrevendo um artigo sobre vocรช.

Boas Vendas e Sucesso!
Cรฉsar Frazรฃo

 

Quer aplicar os mesmos conceitos? Para clientes acredito que tenha ficado claro. ย Para relacionamentos amorosos, basta fazer um “follow-up” sobre o mรกximo de situaรงรตes possรญveis (sem exagerar, claro). Como foi o seu dia? O que vocรช almoรงou hoje? Estรก tudo bem? Como posso ajudar neste problema que vocรช estรก passando? As vezes, mesmo que nรฃo possa ajudar, uma simples palavra faz toda diferenรงa. Resumindo, pense na satisfaรงรฃo pรณs-venda. Isto รฉ fidelizaรงรฃo, e se vocรช pensar apenas na conquista, no prรฉ-venda, nรฃo estรก seguindo os passos do maior vendedor do mundo.

 

6. Paciรชncia

Ela รฉ fundamental para tudo na vida, e em um relacionamento tambรฉm รฉ fundamental. Tenha calma, planeje os seus passos, revise e na hora de agir, faรงa o melhor possรญvel que tudo darรก certo.

Pra encerrar, aqui vai um vรญdeo que foi publicado no B9ย  sobre umaย Sรฉrie de documentรกrios que revela segredos de relacionamentos que duram chamadaย Global Glue Project.

Tambรฉm vale a pena ler o livroย Neuromarketing aplicado ร  Redaรงรฃo Publicitรกria: Descubra como atingir o subconsciente de seu consumidor.

Espero que tenha gostado e se tiver mais dicas para a fidelizaรงรฃo de clientes e relacionamentos amorosos, por favor, compartilhe nos comentรกrios!


Daniel Z. Chohfi

Daniel Zollinger Chohfi รฉ empresรกrio, publicitรกrio, e ajuda empreendedores a construรญrem seus negรณcios com aย internet.

Hรกย mais de 15 anos no mercado, jรก foi dono de agรชncias de marketing digital no Brasil, morou nos EUA, e รฉ editor-chefe do Vitamina Publicitรกria, eleito como um dos melhores blogs de marketing pela Hubspot. Recentemente foi destaque na Copyblogger, considerada a bรญblia do marketing de conteรบdo pela VentureBeat.

Author posts