Você fez todo o planejamento, desenhou aquela arte fantástica e finalmente publicou nas mídias sociais.
Em poucos segundos os likes e compartilhamentos começam a subir. O seu navegador já não entende mais a razão de tantos refreshes.
Sucesso…
#SQN. Instantaneamente, um comentário negativo e tudo para. Parece que o Facebook não apenas leu mas concordou com ele.
Mais um em seguida. Mais um. Os likes e compartilhamentos cessam.
Você começa a suar frio e não sabe se realmente errou ou se é tudo culpa do algoritmo do Facebook.
Este cenário já aconteceu no Vitamina Publicitária diversas vezes.
Um exemplo interessante foi no Dia Internacional da Mulher de 2014. Publicamos esta ação abaixo no Facebook e os comentários geraram essas sensações.
Eu não comentei em defesa da frase e deixei a discussão rolar entre nossos seguidores.
Alguns dias depois, a resposta veio em forma de post.
E o engajamento foi positivo, foram mais de 110 mil compartilhamentos.
Saber como se portar e gerir crises nas mídias sociais é uma mistura de habilidades sociais e táticas.
A Bluewire Media enviou um template que ajuda a saber como lidar com comentários negativos nas redes sociais.
Ele separa os comentários em 6 níveis:
- Nível 1: comentário positivo
- Nível 2: comentário neutro
- Nível 3: comentário negativo – responder
- Nível 4: comentário negativo – ignorar
- Nível 5: comentário negativo – remover
- Nível 6: comentário crítico
Vale a pena conferir e fazer o download.
Clique aqui para fazer o download do Template Como Lidar com Comentários Negativos nas Redes Sociais
Foto do dislike via Shutterstock.
Daniel Z. Chohfi
Daniel Zollinger Chohfi é empresário, publicitário, e ajuda empreendedores a construírem seus negócios com a internet.
Há mais de 15 anos no mercado, já foi dono de agências de marketing digital no Brasil, morou nos EUA, e é editor-chefe do Vitamina Publicitária, eleito como um dos melhores blogs de marketing pela Hubspot. Recentemente foi destaque na Copyblogger, considerada a bíblia do marketing de conteúdo pela VentureBeat.