Vamos recapitular o que você já aprendeu aqui no Vitamina Publicitária e no Segredo das Mídias Sociais.
É possível transformar o seu negócio com a internet e as mídias sociais com o marketing de conteúdo. É ele que vai atrair, vender e fidelizar clientes como nunca foi possível antes em nenhuma outra mídia.
Você já aprendeu como criar conteúdo interessante para os seus clientes e agora a gente vai aprender como publicar esse conteúdo nas redes sociais para que ele seja compartilhado.
Prepare o seu Conteúdo
Você também já entendeu que marketing de conteúdo é qualquer forma de marketing que envolve a criação e o compartilhamento de conteúdo para adquirir e educar clientes.
Ele pode ser feito com notícias, video, guias, ebooks, artigos, imagens, infográficos e de muitas outras formas. Primeiro você dá, depois você recebe. Primeiro você agrega valor, depois você vende.
Assim as marcas aproximam-se dos clientes e acabam com as suas dúvidas e objeções deixando o cliente pronto para a venda.
A intenção é a venda mas ela vem através da educação do seu cliente em direção aos seus produtos e serviços e não interrompendo e empurrando o que você quer vender.
Essa é a estratégia do novo marketing, do consumidor 2.0, que aumenta as vendas, o engajamento com os clientes nas redes sociais e gera uma grande quantidade de clientes potenciais.
É exatamente esse conteúdo que você vai compartilhar nas redes sociais para atrair, engajar, vender e fidelizar. Mais do que como, é o que você compartilha.
Como Começar
O primeiro passo é entender o seu personagem comprador, a buyer persona.
O segundo passo é aplicar este conhecimento no planejamento de conteúdo para o ciclo de vida do cliente, criar conteúdo da forma mais interessante possível como artigos, relatórios, vídeos e etc, e promover este conteúdo pelas redes sociais e e-mail marketing.
Primeiro você agrega valor, e depois vende.
Eu sou publicitário, profissional de marketing e amante dos pequenos detalhes na comunicação que melhoram a sua taxa de conversão de vendas em 1%. Mas o que realmente ganha clientes de verdade é estratégia. Você precisa usar a estratégia antes das táticas.
Como Promover Conteúdo nas Mídias Sociais
Como compartilhar conteúdo também faz uma grande diferença se as pessoas vão compartilhar o seu conteúdo ou não.
Eu vou ensinar uma técnica que vai ajudar significativamente e é usada pelos profissionais de publicidade, marketing e internet já a muitos anos.
Ela é a base do copywriting, que é a redação com o propósito de venda. Ela combina conceitos publicitários, neuromarketing, redação, vendas e pode fazer uma grande diferença na apresentação do seu conteúdo nas redes sociais.
A Técnica PAS
Esta técnica é chamada de PAS, e resume Problem, Agitate e Solution.
A ideia é que primeiro você jogue um problema na mesa. A mesa, neste caso, são as redes sociais.
Então o primeiro passo é apresentar um problema para os seus seguidores. Normalmente este problema vem em forma de uma pergunta.
Vamos recapitular um pouco:
O importante é que você já tem a resposta para essa pergunta, que é o seu conteúdo, que ajuda o seu cliente a atingir as metas, superar os seus problemas e responde às objeções de venda.
Você só tem essa resposta porque estudou o seu personagem comprador, realizou um bom planejamento de conteúdo para o ciclo de vida do cliente e criou um conteúdo de qualidade que realmente ajuda o seu cliente.
Se você não pular as etapas e realizar estas etapas passo a passo, você estará muito a frente da sua concorrência e vai realmente engajar nas redes sociais.
Então você jogou o problema na mesa. O segundo passo é agitar esse problema, a fase que chamamos de Agitate. Nesta etapa você vai agravar a situação e mostrar o tamanho do problema para o seu cliente.
Como é um problema importante para ele resolver, você não está manipulando ele, mas apenas relembrando a gravidade da situação e lembrando como é importante resolvê-la. Mesmo agitando o problema, você está ajudando o seu cliente.
É como se você fosse um médico que deixa clara a gravidade da situação.
E aí vem a parte bonita da equação, a terceira parte, que é a solução. Então você dá o problema, agita e dá a solução.
Vídeo Explicativo:
A técnica PAS amplia a taxa de engajamento significativamente.
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Foto do share, content e social Media via Shutterstock.
Daniel Z. Chohfi
Daniel Zollinger Chohfi é empresário, publicitário, e ajuda empreendedores a construírem seus negócios com a internet.
Há mais de 15 anos no mercado, já foi dono de agências de marketing digital no Brasil, morou nos EUA, e é editor-chefe do Vitamina Publicitária, eleito como um dos melhores blogs de marketing pela Hubspot. Recentemente foi destaque na Copyblogger, considerada a bíblia do marketing de conteúdo pela VentureBeat.
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3 Comments
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Parabéns… Muito objetivo e seus conteúdos são de extremo valor… Como vi em alguns cursos e palestras dê marketing de conteúdo, o seu conteúdo é aquele distribuído de forma gratuita, mas que valeria a pena, é muito, pagar por ele. Obrigado por me ajudar na solução com alguns clientes em estratégias de resultados.
Olá Rafael, muito obrigado pelo comentário! Desejamos boa sorte nos resultados!
Abraços.
ola daniel estou precisando muito de sua ajuda